Nvoip - A solução em telefonia VoIP.
  • English
  • Español

Entenda o que é PABX e porque você precisa dele

Entenda o que é PABX e porque você precisa dele

É chegado o momento de ligar para o cliente que está quase fechando negócio, porém, todos os telefones da empresa estão ocupados e o vendedor não sabe se é melhor realizar a ligação do celular ou se espera a liberação de um aparelho. Nesses casos, um sistema especializado pode ajudar.

Se você ainda está hesitante quanto as reais funcionalidades de um sistema PABX, então este post foi feito para você! Confira abaixo o que é PABX, como funciona e quais são as vantagens de instalar esse equipamento para gerir suas linhas telefônicas!

O que é PABX, afinal?

PABX é a abreviação do termo inglês “Private Automatic Branch Exchange”, que em tradução livre para o português é algo como “troca automática de ramais privados”. É um dispositivo que foi desenvolvido para distribuir linhas telefônicas para diversos ramais e sua finalidade é ligar diferentes telefones a uma linha externa.

Como funciona o PABX?

A implantação de uma central telefônica elimina a demanda de ter inúmeras linhas fornecidas por empresas de telefonia e isso gera uma diminuição de custos, pois imagine se você tivesse que contratar uma linha para cada colaborador. Certamente seus gastos aumentariam, não é mesmo?

Além disso, o gerenciamento telefônico sem as funcionalidades e os ramais que um PABX oferece ficaria bastante complexo. É desse modo que funciona esse sistema: ele otimiza a comunicação, pois todos — ou a maioria — dos colaboradores podem ter um ramal exclusivo sem aumentar os custos fixos da empresa.

Os ramais agilizam os atendimentos telefônicos e ajudam a elevar a produtividade da equipe, além de serem excelentes ferramentas para prospectar clientes e fechar vendas.

Quais as vantagens e diferenças entre os tipos de PABX?

PABX analógico

O PABX analógico recebe linhas convencionais por intermédio de empresas de telefonia fixa. Conta com um sistema complexo e seus ramais não oferecem recursos avançados. Apesar disso, necessita de manutenções periódicas e suporte técnico qualificado.

Entre as funções desse sistema, estão:

  • gestão das ligações internas e externas;
  • aguardo de chamadas;
  • identificador de chamadas;
  • bloqueio de ligações a cobrar.

PABX digital

Com aplicações mais modernas — como a capacidade de controlar o volume da escuta —, o PABX digital evita ruídos e aperfeiçoa a qualidade das chamadas.

No entanto, esse sistema funciona melhor com linhas digitais oferecidas por algumas operadoras (somente as maiores). Do mesmo modo que o PABX analógico, necessita de mão de obra qualificada. Além de apresentar as mesmas funcionalidades do analógico, ele também faz:

  • discagens diretas para ramais (DDR);
  • entroncamento digital — interconexão entre centrais telefônicas por intermédio de recursos digitais de transmissão — e conexão a linhas fixas.

PABX IP

Também conhecido como PABX Cloud, apresenta uma enorme quantidade de recursos disponíveis, como o gravador. Ele opera como um provedor — ou seja, sua rede é integrada em uma única interface —, o que torna sua instalação e utilização mais simples e rápida.

Já os ramais são virtuais e fazem ligações gratuitas entre filiais que tenham sistemas conectados. O PABX IP funciona somente com linhas de operadoras VoIP — tecnologia que faz o roteamento de conversação humana por meio da Internet —, que geralmente possuem tarifas mais baixas para chamadas de longa distância.

Esse sistema é uma das melhores soluções para os negócios que almejam levar o atendimento ao cliente à excelência. Ao implantá-lo, você pode implementar a URA (Unidade de Resposta Audível), que atende os contatos com uma gravação personalizada.

Dessa forma, o cliente é encaminhado para o departamento para o qual deseja atendimento com rapidez e eficiência sem que seja preciso passar por diversos atendentes — o que torna o processo muito mais prático.

Entre as vantagens do PABX IP, estão:

  • possibilidade de customização — a estrutura se molda conforme a demanda da empresa;
  • capacidade ilimitada de ramais;
  • facilidade para realizar a configuração do sistema;
  • possibilidade de conexão com computadores e com outros sistemas PABX.

Esperamos que com as informações passadas ao longo deste post você tenha compreendido o que é PABX e porque ele é tão importante para sua empresa.

Aproveite essa oportunidade e utilize o espaço de comentários abaixo para fazer sugestões, perguntas e compartilhar suas experiências em comunicação empresarial conosco!

Telefonia na nuvem: o que é e quais são as suas vantagens?
Você já ouviu falar em estratégia omnichannel?

Comentários

comentários

Receba novidades toda semana no seu e-mail