Livia Nonato

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0800 ou 4003: Qual escolher?

Com certeza você já precisou ligar para um número 0800. Também já recebeu algum contato com telefone de prefixo 4003, certo? Pois é, os números nacionais são serviços importantes e estratégicos da telefonia empresarial. Mas, afinal, qual deles é a melhor alternativa para o seu negócio?

Oferecer aos clientes a possibilidade de ligar para um número único sem pagar por isso, ou pagando uma taxa pequena, profissionaliza o seu canal de comunicação. Os números nacionais concedem mais credibilidade e abrangência ao seu negócio. 

Hoje, os números 0800 e 4003 não se restringem ao tamanho do empreendimento. Mesmo que sejam comumente associados a empresas públicas, bancos, call centers e grandes empresas da iniciativa privada.

Como é um serviço inteligente, tem sido cada vez mais utilizado para expandir a telefonia de bons negócios.

No post de hoje, te explicamos os benefícios e as diferenças de cada tipo para você fazer a melhor escolha.

Quer saber mais sobre os números nacionais 0800 e 4003? Então, continue a leitura.   

O que são os números nacionais?

Muitas pessoas preferem ligar para empresas que oferecem ligações gratuitas ou com tarifa local. E isso acontece porque os números nacionais têm um custo menor do que de uma chamada comum.

Contratar um deles projeta seus produtos e serviços para todo o país. E ainda pode contribuir na qualidade do seu atendimento aos clientes, além de oportunizar novas vendas e a captação de leads. 

Conhecidos por seus prefixos, os Números Únicos Nacionais (NUN), são utilizados para atingir um grande público, seja nacional ou direcionado a capitais e suas regiões metropolitanas.

Os 0800 e 4003 são prefixos reconhecidos pela fácil memorização e também por estarem atrelados ao Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) de diversas empresas.

Embora ambos tenham a abrangência nacional, há características específicas de uso que os diferencia.

Ou seja, são essas particularidades de cada número, que precisam da sua atenção na hora de definir qual contratar. 

O que é 0800 e como funciona?

O número 0800 foi criado em 1994 e, posteriormente, teve as suas normas de uso definidas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Caracterizado por ser do tipo “não geográfico”, ou seja, que não precisa de DDD para realizar a ligação, a principal vantagem do prefixo é a abrangência nacional e a gratuidade para os clientes.

Então, a grande diferença de uma empresa que contrata um 0800 é assumir integralmente o pagamento da ligação. Portanto, não há custo para quem liga, independente do local, meio utilizado para a ligação (fixo ou móvel) e duração da chamada. 

Já para quem oferece o serviço, o custo da tarifa de ligação de telefones fixo e móvel é diferente. Sendo o minuto pago por ligações recebidas de telefones celulares mais caro.

Por esse fato, muitas empresas escolhem bloquear chamadas de celulares em seu serviço de 0800.

O que é um número 4003?

Os números de prefixo 4000 foram apresentados pela Embratel no começo dos anos 2000. E vieram para complementar o 0800 em algumas localidades.

Os números profissionais 4003 fazem parte a família dos prefixos 4000, junto ao 4004. Também contam com a não necessidade do uso de DDD no momento da discagem. 

O 4003 possibilita o recebimento de ligações de todo o país, mas não é um serviço de gratuidade aos clientes. O prefixo tem como característica a manutenção de uma tarifa local dividida, ou seja, paga em partes pela empresa que oferece o serviço e em parte por quem realiza a ligação.

Na ligação para 4003, o cliente paga um valor equivalente a uma chamada local, tarifada por minuto, independente do meio (telefone fixo ou móvel).

O custo para quem realiza a ligação é reduzido pois não cobra, por exemplo, pelo valor de uma ligação interurbana. Os custos adicionais são de responsabilidade da empresa que oferece o serviço.

Principais benefícios dos números nacionais

Tendo em mente as particularidades de cada código, podemos falar sobre das múltiplas vantagens que eles agregarão ao seu negócio.

1 – Alcance 

Ter um 0800 ou 4003 para os seus clientes realizarem o contato é oferecer uma abrangência para todo o Brasil, personalizando a sua experiência de atendimento com o acesso expandido.

Também ocasionando a economia para o consumidor, em sua totalidade ou em partes, que faz toda a diferença. 

2 – Satisfação dos clientes

Saber que há a possibilidade de ligar para um número de fácil memorização e que terá um atendimento especializado para solucionar problemas ou adquirir produtos (combinado com a segmentação de uma URA ou com as funcionalidades de um PABX, por exemplo) pode proporcionar a satisfação aos seus clientes.

Os números 0800 e 4003 ainda podem potencializar as vendas da sua empresa.

3 – Credibilidade 

Oferecer serviços diferenciados como canais de telefonia nacionais te diferencia dos concorrentes. Esse diferencial competitivo não se restringe apenas ao mercado, também traz credibilidade e evidência para a sua marca.

Dessa forma, a empresa demonstra que não é amadora, dando um tom profissional ao seu atendimento.

E sabemos que cliente satisfeito é sinônimo de recorrência e prospecção indireta de novos leads, a indicação boca a boca ainda é uma estratégia infalível.

4 – Números nacionais e VoIP

Com o avanço tecnológico, as possibilidades de escolher como será feita a telefonia da sua empresa se tornou uma vantagem estratégica, no sentido financeiro e funcional.

Os números 0800 e 4003 também podem ser utilizados por meio de operadoras VoIP – tecnologia que transforma sinais de áudio em dados digitais e os transmite pela internet.

Contratar um número nacional pelo VoIP barateia ainda mais os custos com telefonia. Na Nvoip você pode fazer a portabilidade do seu número 0800 ou 4003, também fazer a adesão do serviço caso ainda não utilize, por exemplo. 

Então, agora que você já sabe como os números 0800 ou 4003 podem alavancar seu negócio pela telefonia, pode avaliar quais as características mais se encaixam as demandas da sua empresa. Fale agora mesmo com um dos nossos consultores.

Gostou desse conteúdo? Continue acompanhando o blog da Nvoip. 

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