Livia Nonato

Livia Nonato

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on reddit
Share on email

0800 ou 4003: Qual escolher?

Com certeza você já precisou ligar para um número 0800. Também já recebeu algum contato com telefone de prefixo 4003, certo? Pois é, os números nacionais são serviços importantes e estratégicos da telefonia empresarial. Mas, afinal, qual deles é a melhor alternativa para o seu negócio?

Oferecer aos clientes a possibilidade de ligar para um número único sem pagar por isso, ou pagando uma taxa pequena, profissionaliza o seu canal de comunicação. Os números nacionais concedem mais credibilidade e abrangência ao seu negócio. 

Hoje, os números 0800 e 4003 não se restringem ao tamanho do empreendimento. Mesmo que sejam comumente associados a empresas públicas, bancos, call centers e grandes empresas da iniciativa privada.

Como é um serviço inteligente, tem sido cada vez mais utilizado para expandir a telefonia de bons negócios.

No post de hoje, te explicamos os benefícios e as diferenças de cada tipo para você fazer a melhor escolha.

Quer saber mais sobre os números nacionais 0800 e 4003? Então, continue a leitura.   

O que são os números nacionais?

Muitas pessoas preferem ligar para empresas que oferecem ligações gratuitas ou com tarifa local. E isso acontece porque os números nacionais têm um custo menor do que de uma chamada comum.

Contratar um deles projeta seus produtos e serviços para todo o país. E ainda pode contribuir na qualidade do seu atendimento aos clientes, além de oportunizar novas vendas e a captação de leads. 

Conhecidos por seus prefixos, os Números Únicos Nacionais (NUN), são utilizados para atingir um grande público, seja nacional ou direcionado a capitais e suas regiões metropolitanas.

Os 0800 e 4003 são prefixos reconhecidos pela fácil memorização e também por estarem atrelados ao Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) de diversas empresas.

Embora ambos tenham a abrangência nacional, há características específicas de uso que os diferencia.

Ou seja, são essas particularidades de cada número, que precisam da sua atenção na hora de definir qual contratar. 

O que é 0800 e como funciona?

O número 0800 foi criado em 1994 e, posteriormente, teve as suas normas de uso definidas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Caracterizado por ser do tipo “não geográfico”, ou seja, que não precisa de DDD para realizar a ligação, a principal vantagem do prefixo é a abrangência nacional e a gratuidade para os clientes.

Então, a grande diferença de uma empresa que contrata um 0800 é assumir integralmente o pagamento da ligação. Portanto, não há custo para quem liga, independente do local, meio utilizado para a ligação (fixo ou móvel) e duração da chamada. 

Já para quem oferece o serviço, o custo da tarifa de ligação de telefones fixo e móvel é diferente. Sendo o minuto pago por ligações recebidas de telefones celulares mais caro.

Por esse fato, muitas empresas escolhem bloquear chamadas de celulares em seu serviço de 0800.

O que é um número 4003?

Os números de prefixo 4000 foram apresentados pela Embratel no começo dos anos 2000. E vieram para complementar o 0800 em algumas localidades.

Você deve gostar também:  5 motivos para usar o Tronco SIP no seu Call Center

Os números profissionais 4003 fazem parte a família dos prefixos 4000, junto ao 4004. Também contam com a não necessidade do uso de DDD no momento da discagem. 

O 4003 possibilita o recebimento de ligações de todo o país, mas não é um serviço de gratuidade aos clientes. O prefixo tem como característica a manutenção de uma tarifa local dividida, ou seja, paga em partes pela empresa que oferece o serviço e em parte por quem realiza a ligação.

Na ligação para 4003, o cliente paga um valor equivalente a uma chamada local, tarifada por minuto, independente do meio (telefone fixo ou móvel).

O custo para quem realiza a ligação é reduzido pois não cobra, por exemplo, pelo valor de uma ligação interurbana. Os custos adicionais são de responsabilidade da empresa que oferece o serviço.

Afinal, o que os números nacionais representam para o mercado?

Contar com atendimento telefônico profissional pode fazer uma grande diferença no desempenho das empresas.

Apesar de, hoje em dia, ser possível resolver quase tudo através da internet, muitas coisas necessitam de um atendimento direto com o suporte ao cliente, por exemplo, e por isso os números nacionais nunca saem de moda.

Dessa forma, ao implementar um número nacional e ampliar a produtividade e agilidade do seu call center você vai estar gerando maiores oportunidades para o seu negócio, prestando melhores serviços e mantendo uma boa imagem para sua empresa.

Outro ponto importante para o uso do número nacional é a percepção que o público passa a ter sobre o seu empreendimento que, a princípio, pode parecer irrelevante mas a longo prazo traz muitos benefícios.

Sendo assim, o número nacional que abrange todo o país torna sua empresa competitiva em um cenário macroeconômico.

Contudo não se iluda com o fato de que com a implementação de um número nacional seja suficiente para obter bons resultados, pois esse conceito requer maiores sacrifícios.

Para obter bons resultados também é necessário capacitar seus colaboradores para que a experiência do cliente seja a melhor possível, estar ciente de todas as informações da empresa, ter oratória e simpatia durante o atendimento é crucial. 

Agora que você já sabe a diferença, as características e a importância desse recurso, nada melhor do que contarmos a  história por traz do número nacional.

Em seguida, vou te mostrar os benefícios que são possíveis graças à implementação de um número nacional, ok?

Pois bem, continue a leitura que eu te conto.

Historia do número nacional

O 0800 é um prefixo muito utilizado por empresas de todo o mundo, para que as ligações não tenham custo para quem realiza.

Ao longo deste texto, todas as principais características desse tipo de recurso já foram explicadas a você.

O que vamos falar agora é sobre como isso tudo começou, acreditamos que dessa forma é possível que você entenda por completo a importância de disponibilizar esse recurso aos seus clientes.

Basicamente, esse tipo de número foi criado por operadoras de telefone para que as empresas possam ter um número fácil, prático e gratuito para atender o público.

Você deve gostar também:  Provedor VoIP: 17 razões para escolher a Nvoip

Esse recurso deu tão certo que acabou sendo utilizado em governos pelo mundo todo.

A origem da utilização do número nacional veio das experiências desenvolvidas na Inglaterra, em meados dos anos 1980.

A principio empresas e operadoras de telefonia perceberam que era possível atuarem em conjunto quando o assunto fosse melhorar o atendimento ao cliente.

O resultado dessa percepção é visto quando grandes empresas disponibilizam quase sempre um canal de atendimento telefônico através do numero 0800 e 4000.

Com isso, após ver que o número nacional já vem sendo usado a muito tempo e no mundo todo, fica mais fácil entender quais são os benefícios que você consegue implementar o 0800 na empresa.

Principais benefícios dos números nacionais

Tendo em mente as particularidades de cada código, podemos falar sobre das múltiplas vantagens que eles agregarão ao seu negócio.

1 – Alcance 

Ter um 0800 ou 4003 para os seus clientes realizarem o contato é oferecer uma abrangência para todo o Brasil, personalizando a sua experiência de atendimento com o acesso expandido.

Também ocasionando a economia para o consumidor, em sua totalidade ou em partes, que faz toda a diferença. 

2 – Satisfação dos clientes

Saber que há a possibilidade de ligar para um número de fácil memorização e que terá um atendimento especializado para solucionar problemas ou adquirir produtos (combinado com a segmentação de uma URA ou com as funcionalidades de um PABX, por exemplo) pode proporcionar a satisfação aos seus clientes.

Os números 0800 e 4003 ainda podem potencializar as vendas da sua empresa.

3 – Credibilidade 

Oferecer serviços diferenciados como canais de telefonia nacionais te diferencia dos concorrentes. Esse diferencial competitivo não se restringe apenas ao mercado, também traz credibilidade e evidência para a sua marca.

Dessa forma, a empresa demonstra que não é amadora, dando um tom profissional ao seu atendimento.

E sabemos que cliente satisfeito é sinônimo de recorrência e prospecção indireta de novos leads, a indicação boca a boca ainda é uma estratégia infalível.

4 – Números nacionais e VoIP

Com o avanço tecnológico, as possibilidades de escolher como será feita a telefonia da sua empresa se tornou uma vantagem estratégica, no sentido financeiro e funcional.

Os números 0800 e 4003 também podem ser utilizados por meio de operadoras VoIP – tecnologia que transforma sinais de áudio em dados digitais e os transmite pela internet.

Contratar um número nacional pelo VoIP barateia ainda mais os custos com telefonia. Na Nvoip você pode fazer a portabilidade do seu número 0800 ou 4003, também fazer a adesão do serviço caso ainda não utilize, por exemplo. 

Então, agora que você já sabe como os números 0800 ou 4003 podem alavancar seu negócio pela telefonia, pode avaliar quais as características mais se encaixam as demandas da sua empresa. Fale agora mesmo com um dos nossos consultores.

Gostou desse conteúdo? Continue acompanhando o blog da Nvoip. 

Telefonia virtual
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email