Saiba mais como a integração entre CRM e VoIP contribuem para o sucesso de sua empresa
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4 benefícios da integração VoIP e CRM

A integração VoIP e CRM pode ser uma estratégia bem eficaz para promover o seu negócio, seja ele pequeno, médio ou grande. Hoje, está provado que usar uma plataforma de CRM faz toda a diferença para as empresas que desejam aumentar suas interações com prospects e clientes. 

Em um cenário tão competitivo, o VoIP se apresenta como mais uma ferramenta crucial para melhorar a experiência do consumidor, além de ser uma excepcional fonte de dados sobre o comportamento de cada um deles. Isso tudo em tempo real, com informações primordiais para que as suas soluções se destaquem em meio aos concorrentes. 

Essa é apenas uma das vantagens do CRM integrado ao VoIP. O aumento da produtividade também é um dos incentivos para você começar a usufruir dessas tecnologias a partir de agora. Suas equipes de marketing, vendas e atendimento ao cliente, ao trabalharem com CRM e VoIP, podem entregar um resultado acima do esperado.

Com os dois próximos, você tem à sua disposição o melhor software para negócios e o mais avançado sistema telefônico. É como se o CRM e VoIP fossem desenvolvidos um para o outro. Quem ganha com isso é você e sua companhia, e, sobretudo o seu consumidor final.

O que é VoIP?

VoIP é a sigla para Voice Over Internet Protocol. Em Português, Voz Sobre Protocolo de Internet. Nada mais é do que um sistema que usa Internet banda larga e com alta velocidade para realizar ligações telefônicas. As conversas por voz que você tem com amigos e familiares, por meio do WhatsApp, é um exemplo de VoIP. Nesses casos, em vez de uma rede telefônica convencional, a transmissão é feita com a troca de dados.

Um dos principais estímulos para integrar o VoIP ao seu negócio é o baixo custo por ligação. Mesmo em chamadas de longas distâncias, o preço do serviço se mantém inalterado.

O que é CRM?

A sigla CRM significa Customer Relationship Management. Para facilitar a compreensão do termo, ele pode ser representado como um sistema de gerenciamento das suas relações com o cliente.

O CRM cresceu de importância conforme as mudanças de atitude das pessoas, em especial a maneira como elas consomem. Tempos atrás, o dono de uma loja teria a chance de conversar com cada um dos seus consumidores, e anotar informações relevantes, como o nome, endereço, o valor da compra, entre outras referências. 

No século XXI, tudo isso mudou. Os clientes podem entrar em contato com uma empresa de inúmeras formas. Redes sociais, telefone, e-mail e aplicativos de mensagens são as novas maneiras dos indivíduos se relacionarem com quem os oferece produtos ou serviços.

Isso levou as companhias a buscarem uma solução para armazenarem todos esses dados em um único local, com ingresso fácil para seus colaboradores e parceiros. O CRM tem a capacidade de responder, em questão de segundos, quem são seus consumidores, como eles entraram em contato com sua empresa e se gostam do conteúdo apresentado nas mídias sociais.

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Essa facilidade fez com que as companhias ficassem mais próximas de seus clientes. Ao conhecê-los ainda melhor, ficou mais simples atender as expectativas deles. Além disso, o público fica dispensado de repetir o histórico ao ligar para algum empreendimento.

4 benefícios da integração VoIP e CRM

Os negócios de maior êxito têm uma característica em comum: foco nas prioridades do cliente. Para que isso aconteça, é fundamental estar preparado para todas as situações. Por isso, integrar um sistema VoIP a um software de CRM é uma das decisões mais inteligentes para quem espera alcançar excelentes resultados.

1. A integração VoIP e CRM melhora a experiência do seu consumidor

Integrar um sistema VoIP a um software de CRM traz vantagens para o dia a dia de todo o cliente. A razão é clara de entender. Imagine ligar para um call center, e falar com um atendente. Agora, pense em retornar para outra chamada, e ter que explicar tudo de novo. É muito provável que você já tenha passado por essa situação. 

Com o VoIP e CRM juntos, isso pode ser evitado. Em um sistema com boa integração, toda a equipe tem acesso sobre o perfil do consumidor que efetuou a chamada. Desta forma, ambas as partes economizam tempo. Para os vendedores, essa conjuntura mais dinâmica é essencial.

Livres para se preocupar em responder apenas as necessidades dos clientes, eles podem mostrar suas soluções de forma bem mais personalizada. Sem esperas desnecessárias, promovem a experiência do consumidor, e ainda elevam as chances de converter tal ligação em uma venda.

2. Use a informação a seu favor

O CRM ascendeu ao topo entre as ferramentas de marketing porque exibe dados fundamentais para a elaboração de campanhas de sucesso. É com base nessas informações que o departamento de vendas tem os fundamentos necessários para atrair leads e, em consequência, transformá-los em novos clientes.

Quando a integração entre VoIP e CRM acontece, todo esse processo consegue ainda mais efetividade. Afinal, baseado nessas ligações, é possível analisar caso a caso o perfil de cada consumidor. Ao entendê-lo, se torna bem menos complicado apresentar uma solução que ele necessite de fato.

A fórmula é conhecida. Com mais clientes satisfeitos, maiores são os lucros.

3. Garanta o retorno do seu investimento

Se você pretende investir em um projeto de VoIP e CRM integrados, é natural também que se preocupe com o retorno desse capital. A primeira motivação para o investimento é até mesmo óbvia. Com uma solução integrada, você pode se comunicar com os seus clientes por meio de um único sistema, em vez de vários.

Só por este motivo, você já economiza recursos financeiros. Segundo, ao melhor atendê-los, é natural que os consumidores fiquem mais contentes. Como descrito no item anterior, a satisfação deles é o ponto mais crítico para o crescimento ou não de sua empresa.

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Por último, essa integração mostra dados precisos sobre em que áreas você deve gastar mais tempo ou dinheiro, e em quais setores é preciso economizar.

4. Aumente sua eficiência

A integração VoIP e CRM, por otimizar o acesso às informações do cliente, permite que você e sua equipe tenham mais tempo para o que importa de verdade. Sem essas ferramentas, o seu time perde horas preciosas ao tentar encontrar os dados de cada perfil dos consumidores.

Além disso, com uma prestação de serviços devagar, aumenta a insatisfação dos clientes. Como destacado antes, a percepção da experiência é determinante para a elevação ou diminuição dos lucros de uma empresa.

E aí, conseguiu entender porque a integração VoIP e CRM é a melhor estratégia em comunicação para uma empresa? Curtiu? Então, compartilhe este texto nas suas redes sociais e ajude os outros profissionais a encontrarem também essa solução!

Pedro Capistrano Ribeiro – Redator e UX Writer apaixonado pelo marketing, design e por ouvir boas histórias.

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