Homem sorrindo e falando no celular enquanto olha o tablet.
Leandro Campos

Leandro Campos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on reddit
Share on email

4 estratégias para uma excelente abordagem de vendas no call center

Quando o contato da empresa com o cliente é feito de maneira correta, os resultados podem ser muito positivos. Entre eles, poderá servir de impulso para que os objetivos da organização sejam alcançados, o que inclui a fidelização de sua clientela. É conveniente, então, aprimorar os processos de comunicação, investindo em estratégias que visem a excelência na abordagem de vendas do call center.

Separamos quatro estratégias essenciais que podem otimizar a abordagem de vendas da sua empresa. Acompanhe o post e descubra!

1. Oriente os atendentes a respeito da empatia na abordagem de vendas

Quando um cliente procura uma empresa por meio do seu setor de atendimento, ele certamente visa encontrar um atendimento mais humanizado. O uso da empatia é fundamental para que se construa uma relação entre a empresa e o cliente, como um verdadeiro elo de confiança com a marca em questão.

Quando um atendente coloca a empatia em prática durante uma ligação, por exemplo, dúvidas e mal-entendidos podem ser sanados com clareza, de modo a evitar transtornos. Um canal digital ou “não humano” pode não proporcionar uma experiência mais completa aos clientes, o que gera descontentamento. Por isso, é preciso investir no lado humano e empático, oferecendo interações adequadas.

2. Tenha atendentes treinados e capacitados

O trabalho de um atendente não é fácil: ouvir reclamações ao longo do dia pode ser bastante desconfortável. O mesmo se dá quando uma abordagem de venda não tem sucesso. É preciso sempre se recompor e ouvir atentamente o que o cliente tem a dizer, considerando os detalhes mesmo que pareçam sem importância. É com um bom treinamento que isso pode ser mais bem trabalhado.

Atendentes capacitados recebem orientações sobre como sair de situações desagradáveis, como xingamentos e pouca receptividade, sem que o trabalho fique comprometido. O treinamento fornece também informações a respeito do que fazer para atrair a atenção do cliente já no momento inicial de uma abordagem de venda.

3. Mude o dimensionamento do seu call center

O mal dimensionamento de um call center pode ser um problema que compromete diversos fatores do atendimento. Se o espaço não está favorável para a realização das funções e atividades, os níveis de produtividade certamente sairão prejudicados.

Um call center precisa ser um espaço dinâmico. Sem o planejamento técnico adequado, a qualidade de vida dos profissionais e o nível de serviço estarão comprometidos. É preciso analisar bem as demandas, identificar o número de chamadas em média (por dia, hora, semana) a fim de direcionar o número correto de atendentes.

4. Invista no uso de tecnologias

As tecnologias certamente aparecem para facilitar os processos de comunicação interna e externa das empresas. A implantação de novos sistemas ajuda na agilidade e alta eficiência das abordagens. Mas é preciso que isso aconteça sem deixar de investir em customização, de modo que as abordagens sejam mais humanizadas.

Uma plataforma VoIP pode ser uma das principais soluções para esse problema. Com um número VoIP, a empresa pode fazer e receber chamadas por meio da internet. Ela garante ainda maior mobilidade (é possível atender o cliente de qualquer lugar), além de ser uma forma de telefonia 60% mais econômica que as convencionais. Isso tudo sem perder a qualidade dos atendimentos!

Seguindo essas estratégias certamente os resultados na abordagem de vendas no call center serão positivos para a sua organização.

O que achou dessas dicas? Assine a nossa newsletter e receba diretamente em seu e-mail outras informações importantes como estas!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email