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8 estratégias para uma excelente abordagem de vendas no call center

Quando o contato da empresa com o cliente é feito de maneira correta, os resultados podem ser muito positivos. Entre eles, poderá servir de impulso para que os objetivos da organização sejam alcançados, o que inclui a fidelização de sua clientela.

É conveniente, então, aprimorar os processos de comunicação, investindo em estratégias que visem a excelência na abordagem de vendas do call center.

Separamos quatro estratégias essenciais que podem otimizar a abordagem de vendas da sua empresa. Acompanhe o post e descubra!

1. Oriente os atendentes a respeito da empatia na abordagem de vendas

Quando um cliente procura uma empresa por meio do seu setor de atendimento, ele certamente visa encontrar um atendimento mais humanizado. O uso da empatia é fundamental para que se construa uma relação entre a empresa e o cliente, como um verdadeiro elo de confiança com a marca em questão.

Quando um atendente coloca a empatia em prática durante uma ligação, por exemplo, dúvidas e mal-entendidos podem ser sanados com clareza, de modo a evitar transtornos. Um canal digital ou “não humano” pode não proporcionar uma experiência mais completa aos clientes, o que gera descontentamento. Por isso, é preciso investir no lado humano e empático, oferecendo interações adequadas.

2. Tenha atendentes treinados e capacitados

O trabalho de um atendente não é fácil: ouvir reclamações ao longo do dia pode ser bastante desconfortável. O mesmo se dá quando uma abordagem de venda não tem sucesso. É preciso sempre se recompor e ouvir atentamente o que o cliente tem a dizer, considerando os detalhes mesmo que pareçam sem importância. É com um bom treinamento que isso pode ser mais bem trabalhado.

Atendentes capacitados recebem orientações sobre como sair de situações desagradáveis, como xingamentos e pouca receptividade, sem que o trabalho fique comprometido. O treinamento fornece também informações a respeito do que fazer para atrair a atenção do cliente já no momento inicial de uma abordagem de venda.

3. Conhecer bem o produto

Hoje em dia,  é essencial saber como funciona todo o processo operacional da sua empresa, uma vez que tendo o maior número de informações, é mais fácil definir estratégias mais assertivas. 

Dessa forma, conhecer como está o desempenho do seu produto no mercado é importante para traçar ações que visam melhorar a produção e performance do bem que é ofertado aos consumidores.

Além disso, o conhecimento específico sobre o produto é de extrema importância para o sucesso da negociação.

Isso ocorre, pois é preciso mostrar para os clientes, com total conhecimento de causa, as qualidades do que está sendo vendido e demonstrar por que o consumidor deve participar daquela negociação.   

4. Ter um banco de dados dos seus clientes

Imagine que sua empresa queira inovar e lançar novos produtos no mercado para alavancar suas vendas. Então, conseguiu pensar?

Dessa forma, para obter um alto desempenho deste produto, é preciso planejar sua entrada no mercado com antecedência, produzindo análises mais assertivas do cenário e mantendo boas práticas.

Para isso, é entender um pouco mais sobre como funciona sua empresa e inferir novos insights é preciso escutar o que seu público-alvo deseja que, por sua vez, precisa ser de forma dinâmica e otimizada.

Ao implementar um sistema de gestão para coleta de dados e utilizar as informações vindas do seu cliente, é provável que sua empresa consiga adaptar diversos aspectos para os novos produtos, estabelecendo a linguagem mais adequada. 

5. Criar multicanais de atendimento

Com a era digital e o surgimento novas tecnologias para o mundo virtual, é fundamental otimizar seu atendimento, implementando novos canais de comunicação com seu público-alvo. 

A exemplo disso temos a estratégia omnichannel que, basicamente, promove a convergência entre todos os canais de uma mesma corporação, de forma simultânea e interligada.

Dessa forma, o uso de chat, e-mail e redes sociais de maneira assertiva são ferramentas poderosas para que os seus consumidores tirem eventuais dúvidas.

6. Estabelecer metas de vendas e avaliar resultados

Ao longo desse texto, você provavelmente percebeu que há várias maneiras de fidelizar seu cliente e obter melhores resultados com as vendas.

Portanto, é essencial trabalhar com planejamento, estabelecer metas e acompanhar os resultados.

Por sua vez, a constatação feita acima pode parecer meio óbvia a princípio, mas não se engane, ok?

Tão importante quanto ter um atendimento técnico para obter a satisfação do seu público, é oferecer o melhor atendimento que ele venha precisar. Nesse sentido, é essencial  implementar métricas.

Para saber mais sobre as melhores técnicas de atendimento, preparamos um conteúdo sobre  complementar que pode te ajudar.

7. Mude o dimensionamento do seu call center

O mal dimensionamento de um call center pode ser um problema que compromete diversos fatores do atendimento. Se o espaço não está favorável para a realização das funções e atividades, os níveis de produtividade certamente sairão prejudicados.

Um call center precisa ser um espaço dinâmico. Sem o planejamento técnico adequado, a qualidade de vida dos profissionais e o nível de serviço estarão comprometidos.

É preciso analisar bem as demandas, identificar o número de chamadas em média (por dia, hora, semana) a fim de direcionar o número correto de atendentes.

8. Invista no uso de tecnologias

As tecnologias certamente aparecem para facilitar os processos de comunicação interna e externa das empresas. A implantação de novos sistemas ajuda na agilidade e alta eficiência das abordagens.

Mas é preciso que isso aconteça sem deixar de investir em customização, de modo que as abordagens sejam mais humanizadas.

Uma plataforma VoIP pode ser uma das principais soluções para esse problema. Com um número VoIP, a empresa pode fazer e receber chamadas por meio da internet.

Ela garante ainda maior mobilidade (é possível atender o cliente de qualquer lugar), além de ser uma forma de telefonia 60% mais econômica que as convencionais. Isso tudo sem perder a qualidade dos atendimentos!

Seguindo essas estratégias certamente os resultados na abordagem de vendas no call center serão positivos para a sua organização.

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leandro.campos

Leandro Campos tem 32 anos, é Juizforano, casado, pai da Sofia e formado em Gestão da Tecnologia da Informação. Empreendedor desde 2011, hoje é CEO e co-fundador da Nvoip, uma plataforma de comunicação por Voz, Chat, Whatsapp e API. Transparente, direto e analítico, fica a frente do Marketing e Produto da Nvoip.

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