5 dicas para inovar na sua estratégia de redes sociais

5 dicas para inovar estratégias

Seja pelo entretenimento ou por negócios, as mídias podem fazer a diferença no seu dia. Ou, na trajetória de sua empresa. Ter estratégia para redes sociais atualmente é se preocupar em atingir corretamente o seu público na internet.

O que significa estar presente, de alguma maneira, na vida de quem pode ser um cliente fiel. Mais do que colocar muitos conteúdos no ar, é necessário pensar de que maneira você pode encantar algum potencial lead. 

E para isso, você entenderá o que é estratégia de redes sociais e algumas dicas para que você comece a aplicar em seu negócio!

Confira!

O que é estratégia em redes sociais?

Trata-se de um planejamento das ações que você terá nas redes sociais que sua empresa possui. 

Essas ações devem ter um objetivo claro e as medidas que devem ser tomadas para ele ser alcançado. 

Para ter uma estratégia em redes sociais, você precisa saber por que a sua marca está nelas, conhecer o seu público-alvo e o tipo de conteúdo que deseja compartilhar – e isso precisa ser aderente ao que o seu nicho quer ver.

Pensando nesses detalhes, você definirá a periodicidade de cada publicação. Sempre de maneira estratégica e aderente ao perfil de seu público. 

Como montar estratégias em redes sociais

Você já teve uma singela dica de como fazer isso em sua empresa. Detalhando melhor, sua empresa deve pensar em:

  • Definir quais são os objetivos de sua estratégia: aqui, entram inúmeras possibilidades, como promover a sua marca, melhorar o atendimento com o seu consumidor final, fidelizar cliente, etc.
  • Conhecer o seu público-alvo: saber com quem você está falando é fundamental para elaborar os melhores conteúdos e sua periodicidade, por exemplo. Assim, você produzirá postagens que instiguem o seu potencial cliente;
  • Saber quais são as melhores redes para se trabalhar: estar presente em todas as redes sociais parece uma boa ideia. Mas, pare para pensar: adianta ter um perfil no LinkedIn, por exemplo, se você é um influenciador de cinema e seu público quer conteúdo informativo sobre lançamentos? 

Saber exatamente quais redes sociais ter significa “gastar” energia com aquelas realmente aderentes com o seu conteúdo e o seu público, ou seja, com o que de fato vale a pena;

  • Agregar valor: uma pessoa só te seguirá no Instagram se o seu conteúdo der valor para ele. Isso não é uma tarefa fácil, mas é necessário explorar o que as pessoas estão consumindo na internet para você oferecer algo, com a sua cara, para o seu público. Claro, se diferenciando. 
  • Sempre acompanhar suas métricas: de maneira bem direta, nunca deixe de conferir o desempenho de suas postagens. Cada métrica pode ser traduzida de um modo, seja o comportamento do público diante um conteúdo às preferências que ele possui em seu perfil. 
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Esse “passo a passo” pode ser fundamental para que você comece a vislumbrar ter uma boa estratégia para redes sociais. Muitas dessas etapas podem ser feitas graças a plataformas, como ferramentas para Instagram oferecido pelo Facebook (Ads, Suite, Business…), por exemplo. 

5 Principais estratégias para redes sociais

Bom, chegou a hora daquelas dicas que você teve de promessa nesse texto. Vale lembrar, antes, que cada empresa pode ter a sua estratégia própria e personalizada. 

É muito difícil encontrar uma estratégia de rede social pronta para você e seu negócio, mas vale mesmo encontrar insights e bombar seja no Facebook, Twitter, Tik Tok ou Instagram! 

Use o Stories e o Reels no Instagram

Saiba que vídeos são os conteúdos mais consumidos nas redes sociais, principalmente no Instagram.

Por isso, usar o Reels e o Stories do Instagram é fundamental para que você tenha sucesso com o seu público. 

Varie os conteúdos, seja com dicas sobre um produto, os bastidores de alguma aula, enfim, para ter sempre um bom vídeo para postar.

Faça Lives

Outro formato que tem estourado nos últimos anos. Aqui a estratégia para redes sociais é ampla, você pode fazer lives no Instagram, no Facebook ou no YouTube. 

Vale usar o formato ao vivo para diversos fins, desde transmitir uma aula a bater papo sobre algum tema aderente ao seu público.

Apesar de ser live, você pode considerar deixá-lo disponível para que seja assistido por quem não pode participar no momento. 

Tenha boas imagens

Ainda que os vídeos sejam sucessos – representando cerca de 95% a mais de alcance em relação aos demais formatos – você precisa variar os conteúdos em sua rede. 

E quando você lê sobre postar imagens nas redes sociais deve entender que elas devem ser de excelente qualidade. 

Sejam fotos ou alguma que seja criada por um designer, abuse da qualidade e da criatividade. Se ter um profissional dessa área não é uma possibilidade, ainda, para você, pense em alternativas como plataformas de criação – como o Canvas – ou num banco de imagem gratuito

Utilize comunidades

Comunidade não tem outro significado senão aquele que você conhece: um grupo de pessoas que se identifica com algo em comum. 

Nesse caso, você precisa ter uma interação com seu público de maneira próxima. Muitas empresas ou mesmo influencers utilizam a ideia de se ter canais de bate-papo, discussões sobre um tema.

As plataformas para isso é o que não faltam, como links fechados para membros, no Google Meet ou mesmo no YouTube. 

Anúncios pagos

Tenha em mente: as redes sociais são empresas e elas querem lucro. Por isso, sempre valorizarão aquelas pessoas que façam anúncios pagos – os populares Ads. 

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Obviamente que estratégias de otimização, como aquelas de SEO, são bem-vindas, e é mais saudável financeiramente para um influencer ou marca nas redes sociais. 

Ao mesmo passo, usar os Ads é um investimento barato e que pode trazer muito retorno de alcance e de vendas.

Por isso, tenha um orçamento para esse aspecto e expanda ainda mais sua marca nas redes sociais. 

Por que você precisa pensar em emitir notas?

Ao conseguir ter muito público, você perceberá que a sua taxa de conversão começará a subir – claro, usando de maneira correta as estratégias nas redes sociais.

Isso significa mais vendas. Algo bom, mas que exige cuidados financeiros e contábeis, como a emissão de NF-e, que se não for feito de maneira correta pode dar muita dor de cabeça. 

Por isso, se você quer ter crescimento saudável em sua marca nas redes sociais, considere ter um sistema que faça isso por você de maneira automática,automágica, inteligente e aderente às melhores tecnologias do mercado!Esse artigo foi escrito pela eNotas, a melhor experiência em automação fiscal da galáxia!

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