Blog

5 motivos para não usar chipeira

Para completar as chamadas feitas através da internet para telefones fixo e celulares é necessário que essas estejam conectadas às operadoras convencionais que dispõem de rotas para completar as chamadas. As rotas de chipeira são as mais baratas e muito utilizadas.

Porém, muitos dos maiores benefícios da telefonia online não são conquistados quando as ligações  são entregues através dessa rota.

Por isso, veja 5 motivos para não usar chipeiras e conheça a rota CLI.

O que é uma chipeira?

A chipeira, também chamada de Gateway GSM, é um aparelho que permite o roteamento entre redes IP, redes digitais e analógicas.

Vários SIM chip são inseridos nesse aparelho e antes da efetivação das ligações, há uma análise para que a ligação com maior custo-benefício seja realizada.

O que ocorre é que, em alguns casos, se utiliza um sistema para analisar a operadora de destino e escolher o chip com menor custo. Esse equipamento é muito utilizado em Call Centers e algumas empresas, apesar de não ser a opção mais adequada.

Conheça agora 5 motivos para não utilizar chipeira.

5 motivos para não usar chipeira

Como as chipeiras fazem uso de vários chips, as ligações também são realizadas através das redes móveis.

Mas apesar do baixo custo da ligação, não é apenas o custo/minuto que deve ser analisado para saber se vale a pena ou não utilizar uma chipeira.

1. Congestionamento

Cada torre suporta um número máximo de ligações simultâneas, geralmente mil. Por isso, em locais aglomerados, facilmente se nota falhas ao tentar efetuar e receber ligações.

2. Qualidade das ligações

Devido a vários motivos, entre eles o congestionamento citado acima, a qualidade da ligação é inferior à rota CLI.

3. Delay

De acordo com a distância entre as estações móveis e a quantidade de estações móveis percorridas pela rota, o delay da ligação pode aumentar e até atrapalhar a comunicação.

4. Binagem

Na chipeira, o número que aparece é sempre aleatório, já que é utilizado um número atrelado ao chip. Isso pode impedir que muitas pessoas atendam a sua ligação.

Uma grande quantidade de pessoas rejeita ligações de números de outros estados, pois esses são característicos de golpes ou cobranças.

Além disso, não é possível que o cliente retorne caso não possa atender a ligação. Isso se deve ao fato de que na chipeira não é possível receber ligação pelo número que é binado para o cliente.

5. Preço

O grande atrativo da chipeira é o preço dos contratos de ligações “ilimitadas”. Mas o barato pode sair caro. Por mais que a chipeira selecione a melhor rota para realizar as ligações, os contratos exigem fidelidade.

Alguns chips podem ficar obsoletos, o que não quer dizer que o gasto diminui. Além disso, não é possível ter um controle real de custos.

E ainda existem outros gastos como custo de aquisição da chipeira gateway, custo de estrutura física, custo de reparo e manutenção da chipeira e até custo de energia elétrica.

Qual a melhor alternativa para as chipeira?

A rota CLI é a que proporciona a maior qualidade, pois a rota é exclusiva e sempre digital. Além disso, possui bina ativa o que significa que é possível escolher o número que será exibido para quem recebe a ligação, além de que é possível ter controle do custo de ligação em tempo real.

Com a rota CLI você oferece um serviço de maior qualidade no atendimento ao cliente. Consequentemente, conquista confiança, aumenta a autoridade da marca e economiza a longo prazo.

Por isso, a Nvoip sempre usa e garante a rota CLI e ITX para assegurar a sua segurança e a qualidade das ligações. Além disso, é possível que você mesmo defina qual número aparecerá para o seu cliente (CallerID) através do Painel do Cliente.

E aí, quer saber mais sobre as rotas de telefonia? pois bem, preparamos um artigo sobre a diferença entre essas modalidades que pode te ajudar.

Lívia Amorim

Recent Posts

Conheça os melhores CRMs do Brasil e do Mundo

A gestão eficaz do relacionamento com o cliente (CRM) é muito importante para o sucesso…

3 meses ago

STFC: saiba o que é e as vantagens de ter a licença

O Serviço Telefônico Fixo Comutado, STFC, é uma peça central nas comunicações brasileiras e desempenha…

3 meses ago

O que é SIP ALG e por que você precisa desabilitá-lo

SIP ALG, ou Application Layer Gateway em inglês, é um recurso presente em muitos roteadores…

3 meses ago

2FA – Autenticação de dois fatores: conheça esse recurso

Você, com certeza, já ouviu a frase "a internet é uma terra sem lei". E…

4 meses ago

MP do Teletrabalho, tudo o que você precisa saber

Desde a pandemia da Covid19, muitos dos aspectos que eram costumeiros em nosso dia a…

4 meses ago

OTP – One Time Password, mais segurança para seu App

Você se lembra do caso de vazamento de dados da Equifax que ocorreu em 2017?…

4 meses ago