6 boas práticas para reduzir custos com telefonia na sua empresa

28/09/2017
6 boas práticas para reduzir custos com telefonia na sua empresa

Em tempos de crise econômica, é comum que as empresas busquem maneiras de otimizar os gastos e, assim, aumentar a lucratividade do negócio. Nesse contexto, reduzir custos com telefonia tem se tornado um desafio para muitas organizações.

Se você se identificou com essa realidade e quer diminuir os gastos telefônicos na sua empresa, não se preocupe! Nós elaboramos uma lista com 6 boas práticas para reduzir custos com telefonia nas organizações. Quer saber quais são as nossas dicas? Então continue lendo e descubra agora mesmo!

1. Analise as faturas telefônicas

Ter o hábito de analisar as faturas telefônicas para saber quais são as chamadas que mais geram gastos para a empresa é importante para iniciar um processo de contenção de custos.

A ideia é que você identifique quantas chamadas são feitas para clientes, outras unidades da empresa, prestadores de serviço etc. Com as chamadas categorizadas e sabendo a média gasta em cada categoria, fica mais fácil traçar estratégias para reduzir os custos com telefonia.

2. Renegocie os contratos com operadoras

Procure entrar em contato com a sua operadora de telefone e veja quais são os detalhes do plano que você tem contratado. É bem provável que você tenha serviços que não usa e que podem ser cancelados.

Além disso, as operadoras podem ter outros planos que sejam mais vantajosos para você, como os que dão descontos ou isentam pagamentos para outros telefones que utilizam os seus serviços.

3. Incentive o uso de e-mails

É bastante comum que alguns colaboradores, principalmente os mais velhos, tenham o hábito de realizar ligações telefônicas para resolver qualquer situação cotidiana em que seja necessário falar com outra pessoa.

No entanto, muitos desses assuntos tratados durante as ligações poderiam ser facilmente resolvidos por e-mail, otimizando assim não só os gastos com a conta telefônica mas também o tempo de um modo geral. Isso porque os e-mails são mais objetivos.

4. Use sistemas de ligações Voip

Outro serviço que pode ser útil para reduzir os custos com telefonia na sua empresa são os sistemas de ligações Voip. Eles vêm ganhando notoriedade nas empresas pelas diversas funcionalidades que possuem, entre as quais se destaca a possibilidade de gravar as ligações.

Os serviços de Voip utilizam da internet para que possam ser feitas chamadas telefônicas por meio de qualquer dispositivo conectado, evitando assim os gastos exorbitantes. Vale lembrar ainda que, em chamadas Voip, as conversas entre ramais têm custo zero, mesmo entre filiais alocadas em regiões diferentes.

5. Utilize mensageiros eletrônicos

Para trocar rápidas mensagens do dia a dia, que não possuam o caráter de urgência, uma boa alternativa pode ser o uso de aplicativos mensageiros eletrônicos, como o Skype, o Slack e o WhatsApp.

Esses mensageiros são rápidos, práticos e podem substituir perfeitamente uma ligação que geraria um alto custo financeiro.

6. Crie programas de conscientização

Além de conhecer e colocar em prática todas as dicas anteriormente citadas, é fundamental que os colaboradores sejam conscientizados sobre a importância de mudarem seus hábitos em relação a ligações telefônicas.

Para isso, podem ser criados informativos e até mesmo treinamentos internos. Esses podem ser desenvolvidos pelo departamento de comunicação ou endomarketing da sua empresa.

Agora que você já sabe como reduzir custos com telefonia, que tal nos seguir nas redes sociais e obter mais informações para o seu negócio? Nós estamos no Facebook e no LinkedIn.

O que é VoIP e quais as suas vantagens?
É possível fazer ligações internacionais baratas? Aprenda como!