A evolução do VoIP no Brasil
Lisandra Queiroga

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A evolução do VoIP no Brasil

O mundo está em constante transformação e evolução. Tecnologias surgem, morrem e se transformam a todo momento. Com a evolução do VoIP não é diferente.  

E essa história está diretamente relacionada com a globalização e o fácil acesso a comunicação. Fatos que ocasionaram a diminuição das distâncias por conta do uso da Internet. Invenção que vem conectando pessoas e, principalmente, aproximando negócios em todo o mundo. 

Nesse cenário, cada dia mais empresas se conectam ao VoIP, atraídos pelas vantagens de baixo custo e valores das tarifas e outras diversas funcionalidades que esse tipo de tecnologia oferece. 

Neste texto vamos explicar sobre a evolução do VoIP no Brasil e no mundo. Acompanhe! 

O que é VoIP?  

Provavelmente você já sabe, ou pelo menos já ouviu falar sobre VoIP. Mas, antes de chegarmos efetivamente à evolução do VoIP no Brasil, vamos a definição da sigla. VoIP (originalmente Voice over Internet Protocol) significa voz sobre IP. Um sinônimo do termo é telefonia em nuvem.  

Na prática, o VoIP possibilita fazer e receber ligações através da internet. Você provavelmente já usou essa tecnologia. Um exemplo são as ligações feitas com os aplicativos Skype, WhatsApp e Messenger. 

Como o VoIP surgiu?  

Essa tecnologia é, de certa forma, recente. Mas é importante salientar que a evolução do VoIP não teria um começo se não fosse por três grandes invenções: o telefone, a Internet e o Protocolo Internet (IP). Para não ficar cansativa, vamos dividir essa evolução do VoIP em duas partes. A primeira é:  

A criação do VoIP 

A história do VoIP teve início em 1995 com uma empresa chamada Vocal Tec. Esses foram os primeiros a desenvolver um aplicativo VoIP. Ele era simples, permitindo apenas que um usuário chamasse outro. Sem a opção de vídeo chamadas. Para que a ligação completasse, era preciso que os dois usuários usassem o mesmo aplicativo, além de ter um microfone e uma caixa de som. O aplicativo foi chamado de Internet Phone.   

No ano seguinte, 1996, foram criados os recursos de correio de voz pela Internet. Nesse momento da evolução do VoIP foi possível enviar mensagens de voz através da Internet para um telefone de destino. Mas eram comuns inúmeros problemas como qualidade de som fraca, períodos de silêncio ou delay e perda de conexão.  

Ainda em 1996 a Vocal Tec anunciou seu software em conjunto com o Microsoft NetMeeting. Dois anos depois, foram criados modelos compatíveis com outros programas de computador. Alguns exemplos são os Softphones, que servem também para ligar e receber chamadas de telefones convencionais.  

Até o final daquele ano, as chamadas VoIP representavam menos de 1% de todas as chamadas de voz. Talvez porque, embora as chamas fossem gratuitas, quem ligava tinha que ouvir uma série de anúncios antes de continuar, e também depois de terminar uma conversa.  

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Durante aquela década, os fabricantes de equipamentos telefônicos e especialistas em telecomunicações começaram a usar as recém-desenvolvidas tecnologias de transmissões digitais a seu benefício. 

A ideia de transferir informações através de pacotes baseados em IP foi atraente pela sua velocidade, melhora na qualidade e menor custo. A partir de então começaram a desenvolver switches com recursos de IP e, eventualmente, desenvolveram novos softwares que permitiam aos usuários anexar um ATA (Adaptador para Telefone Analógico) em seus telefones. 

Crescimento e popularidade do VoIP 

Conforme o esperado, o VoIP cresceu de forma rápida no mundo. Em 1998, três empresas diferentes introduziram um software de comutação VoIP como padrão em seus equipamentos. Isso fez com que somente em 2003, o número de chamadas VoIP crescesse incrivelmente de 1% para 25% de todas as chamadas de voz, somente nos EUA.  

A disponibilidade de internet banda larga foi um marco para a evolução do VoIP. A partir disso, a qualidade das chamadas melhorou significativamente. Além disso, os usuários podiam navegar na Internet, e, ao mesmo tempo, fazer chamadas de voz. Isso possibilitou e colaborou para a aprovação das pessoas em relação aos serviços VoIP.  

Com esses avanços, investimentos surgiram. Os fabricantes de hardware de comunicações começaram a produzir equipamentos para chamadas VoIP de forma a oferecer melhor qualidade de voz. A partir de então, a evolução do VoIP muda, pois a tecnologia começou a ser reconhecida como uma boa possibilidade de evitar os altos preços das ligações convencionais. 

As multinacionais, que tinham filiais em todo o mundo, também começaram a aproveitar dessas vantagens e aderir o VoIP. Dessa forma o serviço se expandiu. 

Atualmente, aplicativos como Messenger e WhatsApp usam do sistema VoIP para realizar ligações. Mas antes desses, o Skype em 2003, conseguiu ser o primeiro a usar e difundir essa tecnologia nos tempos modernos.  

Evolução do VoIP no Brasil 

No Brasil, o VoIP não foi bem-visto inicialmente. Principalmente porque não se ofereciam pacotes de internet com velocidade suficiente para suportar uma ligação de qualidade. 

Mas em 2006 a previsão já era de crescimento do VoIP no Brasil e na América Latina, como mostra essa notícia

Quando a internet se expandiu e tomou completamente o mundo dos meios de comunicações modernos, o VoIP começou a se destacar. Esse movimento começou quando as casas e empresas contrataram internet banda larga e tiveram maior estabilidade nas redes. 

Essas conexões no Brasil demoraram para despontar em relação a velocidade de comunicação no mercado internacional. É por isso que o fenômeno do VoIP demorou um pouco mais para expandir no contexto brasileiro. Era preciso criar uma infraestrutura digital capaz de suportar que empresas inteiras fossem geridas através do sistema VoIP. 

Atualmente, a qualidade da chamada foi aprimorada e agora o VoIP é uma das tecnologias mais faladas no setor de comunicações. Seu crescimento em apenas algumas décadas tem sido surpreendente, e não há como dizer o quanto essa tecnologia ainda pode evoluir. 

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Porque contratar a telefonia VoIP? 

Em um mundo cada vez mais conectado, soluções eficientes são fundamentais para garantir a boa comunicação e globalizar empresas, assim como economias. Dessa forma, a acessibilidade é o grande ponto positivo da comunicação utilizando o VoIP. 

Com essa tecnologia qualquer pessoa que viaje pelo mundo pode receber e realizar chamadas usando o celular, desde que esteja conectado à Internet. O usuário tem, à sua disposição, uma comunicação rápida e barata, tornando-se um fator decisivo nas empresas. Além de facilitar a comunicação empresarial nos âmbitos internos e externos. Portanto, perder um negócio por falta de comunicação, agora, é coisa do passado. 

Na última década, vimos uma infinidade de tecnologias como banda larga, os smartphones, a internet móvel. Todos esses avanços ajudaram na evolução do VoIP, e a alavancar essa tecnologia como uma alternativa viável que, aos poucos, vem substituindo o serviço telefônico padrão. 

As empresas, hoje, utilizam o VoIP não apenas para manter os custos baixos, mas também para simplificar as comunicações, aumentar a conveniência, elevar a produtividade e desfrutar de flexibilidade e escalabilidade.

Espero que esse texto tenha ajudado a conhecer um pouco mais sobre a tecnologia VoIP. Gostou do conteúdo e quer mais dicas sobre esse e outros assuntos para alavancar seus negócios? Então acompanhe as nossas redes sociais: siga nosso Linkedin clicando aqui. 

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