Alessandra Oliveira

Alessandra Oliveira

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on reddit
Share on email

A importância da automação de processos para a sua empresa

Toda empresa tem a sua rotina própria. São as rotinas as responsáveis por manter as engrenagens empresariais funcionando. Com os avanços tecnológicos foi possível unir inovações a esses processos dos setores corporativos, antes manuais, a fim de agilizar o cumprimento de diversas tarefas. A automação de processos surge para dinamizar e facilitar o desenvolvimento do seu empreendimento. 

E justamente o fato de dar mais agilidade às tarefas diárias é que faz com que seja imprescindível aplicá-la ao seu trabalho. Quando diversos setores têm a oportunidade de automatizar seus processos, tornando possível manter um determinado padrão de qualidade, isso gera uma produtividade maior para a empresa além de cortar custos. 

Quer saber mais sobre automação de processos e como sua empresa pode se beneficiar com esse recurso? Então, se ajeite na cadeira e boa leitura!

Qual o objetivo da automação de processos?

Entender o objetivo desse recurso é, de fato, saber o que é automação de processos. Embora muitas empresas a utilizem para reduzir custos, a economia gerada ao automatizar essas tarefas é o resultado do processo e não o objetivo. 

Substituir processos manuais por tarefas mecanizadas existe para atribuir agilidade ao trabalho. E como sabemos, há muito tempo, que “tempo é dinheiro” uma coisa está inerente à outra: mais agilidade, consequentemente, mais economia.

Automatizar processos é ter a tecnologia sendo utilizada para integrar sistemas e potencializar a execução de tarefas e também padronizar a qualidade do produto ou serviço que sua empresa oferece. Desse modo, vai conferir a você mais controle sobre seu negócio e o fluxo de trabalho, sem sobrecarregar seu pessoal.

Quando automatizar processos

A automação das tarefas, que são recorrentes em uma empresa, não existe para “tirar o emprego” de seus colaboradores, como muito se é dito. Ao contrário, o recurso existe para facilitar o cumprimento de tarefas em tempo hábil, de acordo com a demanda, sem sobrecarregar sua equipe. Assim como para evitar o retrabalho ao diminuir a taxa de erro humano. Ao tirar algumas tarefas do modo manual é possível redirecionar recursos para áreas que dependam mais de interação humana. 

E conseguir diferenciar esse aspecto, sobre o que pode ser automatizado e o que precisa continuar sendo feito manualmente, é o primeiro passo que você deve seguir. Tarefas rotineiras como envio de e-mails, alimentação de redes sociais, pagamentos bancários são alguns exemplos de processos simples que podem ser agendados previamente e serem executados de forma mecânica durante um período que você tenha programado.

E é muito importante você saber identificar quais tarefas que, se executadas de maneira automática, não vão perder a qualidade que você precisa como resultado final. Sejam elas, desde as tarefas administrativas até as tarefas mais pesadas do setor industrial. 

Você deve gostar também:  Outbound marketing e outbound marketing 2.0

As automações de processo são um diferencial competitivo que fazem sua empresa se destacar e construir uma excelente reputação. Com qualidade padronizada, agilidade e redução de custos, sua empresa é capaz de oferecer preços competitivos no mercado.

Investindo em automação de processos

Depois de conseguir identificar quais setores devem estar com suas tarefas automatizadas, você precisa saber o que precisa ser priorizado na hora de investir. Com base em qual é o seu ramo de negócio, automatizar o serviço pode ter um alto custo se houver a necessidade de adquirir maquinário pesado, por exemplo.

No caso de automação de rotina por software o processo é mais simples, por ser fácil encontrar preços mais acessíveis e aplicativos interessantes para te ajudar nessa transição. 

Inclua o departamento financeiro para decidir o que pode ser feito. Se há como adquirir as ferramentas necessárias ou se precisam de um planejamento financeiro para conseguirem incluir a automação em um período próximo.

Como funciona a automação de processos em call center?

Agora que você já sabe o que é a automação de processos, vamos explicar como aplicá-la na sua rotina de atendimento ao cliente. Existem inúmeros processos que podem ser automatizados na sua empresa. Entre eles está o call center. E é ele o responsável por, praticamente, toda a sua comunicação com o cliente. Através dele que se impacta e estabelece o tipo de relação que você vai construir com o seu público no decorrer do tempo.

Para automatizar os processos em call center é necessário que sejam implantadas algumas ferramentas importantes. Existem diversos softwares e aplicativos que foram desenvolvidos para proporcionar uma melhor comunicação entre a sua empresa e o cliente.

E são essas tecnologias, como a URA, por exemplo, que ao utilizarem a inteligência artificial para executar algumas etapas do atendimento (como o redirecionamento de chamadas ou o primeiro atendimento ao cliente que liga para a sua empresa), que tornam possível dar agilidade e padronizar a qualidade do seu .departamento de atendimento ao cliente.

Além disso, esses sistemas utilizam a internet para integrar uma série de soluções adequadas às necessidades específicas do call center da sua empresa, resolvendo alguns problemas corriqueiros dessa área do seu negócio.

Analisar as necessidades de automação deste tipo de processo em sua empresa, permite que você compreenda e busque a solução mais adequada para o seu negócio. Desse modo, o atendimento aos seus clientes seja por meio telefônico, mensagens virtuais ou até mesmo no chat implantado em seu site, podem ser automatizados. O que reduz a necessidade de interferência humana nesse processo, conseguindo deixar seu cliente satisfeito e seus colaboradores sem excesso de trabalho.

A automação aumenta a satisfação dos clientes

Conferir agilidade a qualquer processo é um passo imprescindível a todo tipo de negócio. A automação de processos em call center, por exemplo, torna possível que você melhore a experiência do atendimento ao seu consumidor. 

Você deve gostar também:  Voz sobre IP. Você sabe o que é?

Um dos pontos principais desse tipo de interação automática é tornar capaz que você, como empresa,  tenha a oportunidade de oferecer uma gama maior de possibilidades de contato entre o cliente e o seu negócio. Assim, você permite que ele escolha o meio mais adequado de acordo com as próprias necessidades.

A automação de processos vai muito além de aumentar a velocidade para desempenhar uma atividade. Ela também aumenta a eficiência e a qualidade do atendimento oferecido aos seus clientes. E essa é uma maneira de manter seus consumidores satisfeitos com a empresa como um todo. Fato esse que reflete diretamente em como sua marca é vista e como isso impacta diretamente em sua reputação no mercado. E é assim que você é capaz de atrair e fidelizar cada vez mais clientes em seu negócio!

Você gostou de saber mais sobre automação de processos? A Nvoip possui um sistema de URA próprio que lhe oferece autonomia a um baixo custo. Contate um de nossos consultores e saiba mais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email