agência de marketing digital: como usar o VoIP
Luiza Caroliny

Luiza Caroliny

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Agência de marketing digital: sabe como o VoIP pode te ajudar?

Em uma agência de marketing digital a busca pela reinvenção é essencial. Com a crescente revolução tecnológica é preciso estar atento as novidades do mercado para impulsionar as suas vendas e ser mais competitivo. Quer saber como uma solução em telefonia VoIP pode ajudar nesse tipo de negócio? Então o texto de hoje foi feito para você.

Atualmente, o mercado digital vem ganhando cada vez mais adesão, tendo um impacto ainda maior devido a pandemia.

Você sente necessidade de dar um boom no seu negócio e não sabe como? Também precisa aumentar o engajamento da sua marca e melhorar a comunicação da sua empresa?

Se você esta pensando no futuro do seu negócio e quer estar preparado para as novas possibilidades, é fundamental que conheça as soluções tecnológicas que podem se integrar a sua agência de marketing digital.

Basicamente, se suas respostas forem sim, esse artigo vai te ajudar.

Nesse artigo, você vai encontrar o que é preciso para aumentar a produtividade da sua agência de marketing digital e diminuir os eventuais custos operacionais com telefonia.

E aí, ficou curioso? Então, continue a leitura que eu vou te contar tudo.

O que é e como funciona uma agência de marketing digital

Muitas empresas estão buscando especialistas que impulsionam suas vendas: implementando ações de rápida adaptação e melhorias em sua identidade visual, por exemplo.

Esse movimento mostra o quanto os gestores estão preocupados em oferecer a melhor experiência para os seus clientes e obter novas demandas de mercado.

E é nesse intuito que uma agência de marketing digital atua.

A agência de marketing digital é um tipo de empresa que ajuda à outras empresas no crescimento do seu faturamento através do aumento da visibilidade da marca.

Baseando-se em soluções digitais.

Basicamente, uma agência de marketing digital presta serviços de assistência na área de desenvolvimento técnico, analítico e criativo voltados para produtos e serviços de outros negócios.

Por sua vez, a agência de marketing digital tem como foco à internet, a partir do uso das mídias digitais e plataformas de comunicação visual.

Cenário econômico

No cenário econômico atual, com a pandemia da Covid-19, a demanda por agência de marketing digital têm aumentado.

Muitas empresas tiveram que migrar o modo operante do trabalho tradicional para o digital, com o intuito de contornar as consequências trazidas pelo momento atual.

Como, por exemplo, a implementação do isolamento social.

A demanda por novas ações, capazes de diminuir o efeito da pandemia no ambiente de trabalho, são necessárias.

Nesse sentido, obter tecnologias capazes de melhorar o rendimento produtivo da empresa, tanto para os colaboradores quanto para o produto que está sendo vendido, é importante para contornar as dificuldades trazidas pela pandemia.

Portanto, é olhando para esse crescimento que o sistema VoIP torna-se necessário.

E aí, ficou interessado em saber o que é VoIP e como ela pode te ajudar? Continue a leitura que eu te explico tudo, beleza?

O que é telefonia digital?

Você sabia que hoje em dia é possível fazer ligação através da internet? Se sim, você já é um participante da ativo da era da transformação digital.

Antes de tudo, eu preciso que você saiba que toda e qualquer empresa pode utilizar o sistema de telefonia digital.

A telefonia digital, como o nome já diz, é uma tecnologia que transfere chamadas telefônicas em protocolos digitais, através de um sistema chamado VoIP.

O sistema VoIP, transforma o áudio analógico em dados digitais. Isso ocorre graças a tecnologia de computação em nuvem.

Resumidamente, a computação em nuvem vai armazenar os dados da ligação e permitir a transmissão de chamada a nível mundial.

Ainda ficou está na dúvida sobre o que é VoIP, né? Siga o texto que vamos te apresentar mais características desse sistema de telefonia.

O que é VoIP?

Antes de começarmos a falar sobre as vantagens da implementação do sistema VoIP em uma agência de marketing digital, eu vou te explicar como funciona a telefonia digital por meio da tecnologia VoIP.

Em primeiro lugar, VoIP é a sigla da palavra inglesa Voice over Internet Protocol, ou simplesmente Voz sobre IP.

Esse termo se refere ao um sistema que permite que você faça chamadas telefônicas pela internet.

Sendo assim, você pode realizar ligações telefônicas normalmente. Só que agora a sua telefonia é virtual.

Você sabia que, provavelmente, você já usa aplicativos que utilizam a tecnologia VoIP para realizar chamadas?

Aplicativos como Skype, WhatsApp, Messenger, Zoom, e Discord são exemplos de plataformas que utilizam a tecnologia VoIP para introduzir as chamadas telefônicas aos seus usuários.

Esses apps, no entanto, o que está sendo oferecido é um tipo de VoIP gratuito, sendo assim, o serviço não assegura a qualidade de áudio e performance da chamada.

PABX virtual

Custos para implementação do sistema VoIP

À primeira vista, o sistema VoIP parece complexo e de difícil acesso, entretanto não é isso que ocorre.

De forma simples, por se tratar de uma tecnologia que oferece chamadas telefônicas via internet, o sistema VoIP já é sinônimo de economia.

Por oferecer um serviço completamente digital, a empresa que utiliza a telefonia IP tem seus gastos financeiros reduzidos, uma vez que é possível economizar com serviços presenciais, infraestrutura e reparos.

Além disso, as empresas que aderem a telefonia VoIP podem utilizar os serviços desse sistema sem ficar preso a burocracias, tendo a liberdade de cancelar ou contratar outro plano a qualquer momento.

A expansão da internet banda larga foi um “ponto de mudança” para a historia do VoIP.

Essa movimentação foi consequência do processo de globalização que, com toda certeza, ainda esta em constante avanço.

Por meio desse maior alcance da rede, a qualidade das ligações melhorou consideravelmente.

Esse fato colaborou para aceitação das pessoas com essa nova modalidade de ligação.

O VoIP possibilita que as ligações entre filiais sejam feitas gratuitamente, resultando em muita economia em suas contas de telefone.

Por que as empresas precisam da telefonia VoIP?

O sistema de telefonia VoIP entrega ao usuário a facilidade de atendimento.

Hoje em dia é muito comum os clientes reclamarem que não conseguem encontrar eficiência no serviço de atendimento das empresas.

Se a sua empresa não oferece um serviço de atendimento ativo e competente, você já tem um problema.

Não há nada mais importante no processo de vendas do que a informação.

A informação é crucial tanto para quem compra como para quem vende.

Atualmente, e cada vez mais, é necessário abastecer os futuros e atuais clientes com novas informações ou até mesmo um bom suporte para o uso do produto.

Nesse sentido, para um bom desempenho de seu negócio, é necessário que seu público tenha o melhor atendimento possível e principalmente um pós-atendimento de qualidade.

Oferecer um bom atendimento ao cliente não só aumenta seu engajamento com o mercado, mas também eleva o valor agregado do seu produto.

As vantagens comparativas, vindas de um sistema de atendimento eficiente, são inúmeras.

E nisso um sistema de telefonia digital pode te ajudar. Sobretudo se o seu negócio também atua nesse mercado online, como é o caso de uma agência de marketing digital.

Para entender mais sobre a importância de se reinventar fica a dica: o esforço é grande, mas inteligência da venda pode ser maior.

O que a telefonia VoIP pode oferecer a sua empresa?

Ao utilizar a telefonia digital a sua agência de marketing digital pode fornecer ao cliente um melhor atendimento, serviços de SAC e outras vantagens.

Empresas com alta demanda necessitam de um canal de comunicação seguro e eficaz. O VoIP é uma tecnologia que pode te ajudar nisso.

A tecnologia VoIP oferece muitos recursos e possibilidades de uso, que otimizam os processos de comunicação de seu negócio digital.

Entre os dispositivos que você pode escolher na hora de usar o seu número VoIP, estão:

  1. ATA:  A ATA, sigla para Adaptador de Telefone Analógico, é um dispositivo que se conecta ao telefone convencional e à internet ao mesmo tempo;
  2. Telefone IP:  Basicamente, o telefone IP é um aparelho fixo específico pra ligações VoIP;
  3. PABX IP: O PABX é um dispositivo que funciona como uma central telefônica, ele gerencia a comunicação entre os ramais da sua empresa;  
  4. Softphone: Os softphones são softwares oferecidos por uma telefonia VoIP que permite ao usuário efetuar e receber chamadas sem precisar de um telefone convencional.

É importante ressaltar que para um desempenho ideal da plataforma VoIP é necessário um bom funcionamento da internet local.

Basicamente esse é o único “entrave” possível numa comunicação digital de telefonia.

A telefonia digital promove uma economia considerável pelo fato de que as ligações realizadas entre telefones IP, geralmente, são gratuitas.

Agora que já expliquei um pouquinho o que a a telefonia digital pode te oferecer, vamos falar sobre o que ela pode ajudar na sua agência de marketing digital, ok?

Vantagens desse sistema para uma agência de marketing digital

Como já mencionado anteriormente, em uma agência de marketing digital, o aumento na demanda por clientes é uma constante.

Durante a pandemia, por exemplo, esse crescimento foi significativo. Já que as empresas offline tiveram que se adequar ao modelo e negócios digital, como os marketplaces e e-commerces.

Se olharmos pela ótica do faturamento isso é muito bom, não é mesmo?

Contudo, muitas empresas desse setor não estão devidamente preparadas em receber esse aumento, o que implica em desvantagens comparativas.

Com a telefonia digital e os recursos de uma plataforma VoIP, essas desvantagens podem ser solucionadas em alguns pontos.

Especificamente, uma agência de marketing digital é uma empresa que necessita ter um contato direto com os clientes dos clientes, uma vez que o principal objetivo desse setor é alavancar e desenvolver a marca dessas empresas parceiras.

Ter um boa comunicação empresarial é essencial para o desempenho não só para a troca de informações internas na agência de marketing digital, mas também para os clientes da agência.

Uma das muitas vantagens que você encontra com o sistema de telefonia digital é o uso da URA (Unidade de Resposta Audível).

Muitas pessoas conhecem essa ferramenta como atendente ou central eletrônica.

A URA é bem útil para uma agência de marketing digital, não só no processo de otimização do trabalho da agência, mas também como benefício aos seus parceiros e clientes.

Mais funcionalidades para esse negócio

Para ser breve, uma agência de marketing digital pode oferecer um canal de atendimento para entender e atender as demandas dos clientes das empresas parceiras e assim gerar ainda mais valor agregado ao seu serviço.

Outro exemplo do uso de recursos da telefonia digital em agências de marketing digital é a possibilidade de gerenciar o atendimento.

Você pode usar as gravações de ligações de atendimento e o histórico de todas as chamadas disponíveis na plataforma em benefício da sua agência.

Esse recurso é muito útil na tomada de decisões por parte dos gestores das empresas.

Além disso, os históricos das chamadas geram informações que podem ser útil nas análises de otimização e no pitch de vendas.

Nesse caso, as principais informações da conversa com os clientes vão ficar disponíveis na plataforma/painel da operadora.

Em uma simples consulta, você tem acesso à dados valiosos que podem melhorar a sua cartela de clientes na agência de marketing digital.

E aí, curtiu essas funcionalidades? Quer saber mais sobre os recursos VoIP, veja o texto que preparamos sobre os benefícios do VoIP para o home office.

Como usar os recursos VoIP na sua agência

Uma agência de marketing digital é, sem dúvidas, um dos segmentos que trabalha com um grande número de informações.

Esse comportamento é muito característico não só desse setor, mas em muitos outros.

O uso do numero nacional, por exemplo, é muito útil pra esse tipo de empresa.

Com as possibilidades fornecidas pela expansão da internet, você pode atender clientes de todo o Brasil.

Em negócios virtuais, como uma agência de marketing digital, a cartela de clientes da empresa pode ser muito além do local.

Assim, você pode crescer o seu empreendimento para qualquer localidade. Mas para isso, é preciso que você tenha uma atendimento estruturado.

O número nacional te oferece essa abrangência.

Benefícios do número nacional

Muitas pessoas optam por ligar para empresas que oferecem um contato de atendimento gratuito ou com custo reduzido.

E esse é um dos grandes benefícios dos números nacionais. 

Independente da localização, do tipo de aparelho que foi usado para fazer a ligação (seja ela móvel ou fixo) e a duração da chamada, o seu cliente não precisará se preocupar com os custos adicionais da chamada.

No caso do 0800, a sua empresa cobre todo o valor do serviço – esse é um recurso muito comum para SAC, agências bancárias e serviços públicos, por exemplo.

Mas se você acha que o 0800 é útil apenas para grandes empresas, está muito enganado.

Esse é um serviço VoIP com ótimo custo-benefício e que se generalizou para empresas independente do porte do negócio.

Ou seja, se você busca atender à clientes de todo o país na sua agência de marketing digital, essa pode ser uma boa opção.

O 4003 é um pouco diferente no sentido financeiro, pois, neste caso, você e o cliente paga pelo valor da chamada.

Então, qual o diferencial competitivo dele? Simples, você oferece aos clientes da sua agência de marketing digital o valor de uma chamada local.

Se o seu negócio fica localizado na Bahia, mas tem clientes em Pelotas, você consegue atendê-los com o custo de chamada local.

VoIP para home office

Outro ponto importante para uma agência de marketing digital é possibilidade de aumentar a produtividade do trabalho home office.

A pandemia trouxe um aumento para demanda do trabalho em modo home office e isso faz com que muitas empresas busquem maneiras de diminuir o custo operacional dessa modalidade.

O uso do número nacional através de uma operadora VoIP te permite ativar inúmeros outros benefícios de acordo, é claro, com o eventual perfil da sua empresa.

Por exemplo, já mencionei nesse artigo que houve um aumento significativo na demanda por agências de marketing, certo?

Sendo assim, se sua agência de marketing digital cresceu, a estrutura também precisa, não é mesmo?

Pois é, isso ocorre com bastante frequência no mundo dos negócios.

E o uso da telefonia digital vai fazer a diferença para a sua comunicação corporativa.

Então, para solucionar esse problema estrutural é bem comum empresas utilizarem ramais telefônicos.

A telefonia por ramal é um sistema que faz as ramificações das suas ligações entre diferentes aparelhos.

Nesse sentido, esse sistema te permite direcionar cada ligação ao setor responsável da empresa. Vejamos um exemplo na prática.

Digamos que a sua agência tem três atendentes, um para cada departamento. Se o seu cliente liga e “cai” na URA, ele pode ser encaminhado direto para o ramal do setor financeiro, por exemplo.

Tudo isso de forma automática, sem precisar que uma secretaria “física” para isso.

Ou seja, você reduz um trabalho manual e burocrático, e oferece mais rapidez no atendimento da sua agência de marketing digital.

Isso retorna um tom profissional ao atendimento, que também pode ser relacionado a outros recursos disponíveis na plataforma.

E aí, quer saber mais sobre a importância dos ramais para a sua empresa, veja o link.

Considerações

Então, agora você sabe que para manter as vantagens competitivas no mercado em uma agência de marketing digital, é necessário ser o mais eficiente e dinâmico possível.

A implementação da telefonia digital, aliada a outro recursos, será essencial para o crescimento dessas empresas.

Com a globalização e toda a revolução da tecnologia sua empresa não pode ficar para trás.

A busca por novas tecnologias capazes de controlar altas demandas de informação é sem dúvida um grande diferencial.

É exatamente isso que a Nvoip te oferece.

Telefonia e comunicação integrada de alta qualidade para melhorar as suas vendas e o relacionamento com os clientes que já fazem parte da sua cartela comercial.

Ótimo né?

Então, conheça mais a respeito dos benefícios e recursos da telefonia digital, fale agora mesmo com um dos nossos consultores.

Para te ajudar a testar a plataforma, a Nvoip te oferece uma hora de ligação gratuita no painel.

Espero que tenha curtido esse conteúdo, continue acompanhando o nosso blog.

Até a próxima!

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