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O que é API de telefonia?

API de telefonia e as inúmeras funcionalidades

Você deve se lembrar que como funciona as ligações telefônicas pela internet. O seu funcionamento se dá por meio de softwares que utilizam a tecnologia IP (um protocolo de internet) para a transmissão da voz. Isso garante a possibilidade de utilizar APIs, como APIs de integração ou API de telefonia. É sobre isso que vamos tratar no artigo de hoje.

A maioria das pessoas acha que telefonia é uma forma de comunicação velha e atrasada. Porém, em muitos casos ela continua sendo essencial, como no suporte e atendimento ao cliente.

Por isso, muitas empresas ainda sofrem com sistemas telefônicos ultrapassados e de baixa performance. Além de valores altos, a qualidade sempre deixa a desejar.

No entanto, atualmente, com o avanço e a popularização da internet, a forma com que nos comunicamos foi revolucionada.

Graças a essa tecnologia foi possível o surgimento da telefonia 4.0. Através dela, existem muitas formas de fazer com que a sua telefonia seja uma solução e não um problema.

Por isso, vamos falar como a sua telefonia pode ser ainda mais inteligente através da API de telefonia.

O que é API de telefonia?

Cada vez mais as API são utilizadas a fim de complementar as funcionalidades de um determinado programa ou site e o seu potencial. Uma API de telefonia pode executar diversas funções ou integrar sistemas.

Além disso, permitem a personalização do seu PABX, integrando-o a outros sistemas. Com isso, é possível aumentar a produtividade, otimizar o consumo e melhorar o atendimento ao cliente através uma melhora na qualidade do seu serviço.

Assim, vamos destacar algumas das principais APIs de telefonia.

Automatização da telefonia

Algumas funcionalidades da telefonia podem ser automatizadas através de uma API. É o caso de um click to call, por exemplo. Dessa forma, há a inserção de um botão diretamente no site ou aplicativo.

Para realizar qualquer chamada basta clicar nesse botão. É possível realizar discagens automáticas com discagens preditivas, por exemplo. Além disso, pode-se gerar dados de análise ao integrar com CRMs.

Fluxo de chamadas

Outra funcionalidade adquirida é o controle do fluxo de chamadas. Assim é possível gerenciar e direcionar as chamadas recebidas de acordo com os parâmetros do CRM e que pode ser integrado com a URA.

Assim, o cliente escuta uma gravação e sabe que precisa digitar seu CPF, por exemplo.

Então, a ligação pode ser direcionada para o departamento mais adequado para atendê-lo de acordo com a sua situação no CRM.

Métricas e indicadores

É possível gerar várias estatísticas através dos dados gerados pelas APIs. Com isso, obtêm-se indicadores de atendimento, mede-se a eficiência e a produtividade da equipe de atendimento, etc.

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Isso porque é possível saber qual é o tempo efetivo de cada ligação, o tempo de espera médio, quantidade de ligações por pessoa, etc.

Alertas e Lembretes

Através das APIs de telefonia é possível disparar SMS ou uma mensagem de voz quando houver alguma mudança no software, ou mesmo quando houver uma mudança no status do cliente.

Por exemplo, é possível que o sistema dispare um SMS de aviso de confirmação de pagamento, ou de proximidade de vencimento de uma fatura. O mesmo pode acontecer internamente.

Quando um cliente efetuar um pagamento a sua equipe comercial pode receber um alerta. Isso é possível graças à integração de API de telefonia com API de pagamento.

Enfim, esses são apenas alguns exemplos das inúmeras funcionalidades que podem ser agregadas ao seu sistema através de uma API.

E se você gostou de saber sobre API de telefonia e tem a intenção de conhecer mais a fundo como otimizar o uso da telefonia na sua empresa, você vai gostar de saber sobre as configurações adequadas para utilizar na sua empresa.

Inovação com API

A integração de novos recursos no ambiente organizacional é algo extremamente importante para obter resultados positivos.

Dessa forma, a cada nova tecnologia usada para melhorar o trabalho da sua empresa, é possível estimular seus colaboradores e clientes a serem mais produtivos.

Basicamente, quando relacionamos o termo produtividade com os consumidores , estamos estabelecendo uma relação de troca direta. 

Ou seja, ao permitir mais agilidade na hora da compra, produzindo estratégias mais assertivas para fidelizar seu público-alvo e implementando ferramentas necessárias para sua equipe de vendas tenha mais facilidade, certamente sua empresa  vai estar em vantagens em relação a negócios similares.

Ferramentas tecnológicas na era digital 

Outro ponto importante que vale ressaltar ao longo desse artigo é a necessidade de estar conectado o tempo todo com o mundo digital. 

As transformações tecnológicas modificaram a forma como as pessoas buscam informações e embora o atendimento telefônico ainda seja muito usado, ele não é o único. 

Por isso, diversos negócios estão migrando para o mercado digital, com o objetivo de ampliar seus canais de comunicação.

Dessa forma, ao implementar uma telefonia digital na sua empresa você passa a contar com diversas APIs que otimizam seu processo produtivo, amplia seu serviço de atendimento e oferece ao seu público uma central de autoatendimento através de uma assistente virtual.

Bacana né?

As ferramentas tecnológicas na era digital ajudam a sua empresa a impactar a experiência de usuário dos clientes.

E você sabe porque esse impacto é importante? Pois bem, ao fornecer boas práticas ao seu público, certamente seu produto ou serviço será recomendado e, portanto, a melhora do seu resultado.

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Ainda não tem marketing melhor do que a boca do povo!

Considerações 

E aí, curtiu o conteúdo deste artigo? Pois bem, se sua resposta foi sim, temos outros texto com as principais dicas sobre gestão, empreendedorismo e marketing que podem te ajudar.

Mas, se caso tiver alguma outra dúvida, basta entrar em contato com nossos colaboradores, ok?

Até a próxima!

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