ATA SIP
Lisandra Queiroga

Lisandra Queiroga

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on reddit
Share on email

ATA SIP: conheça os melhores

O telefone ainda é o meio de comunicação mais prático e seguro. Ele é muito mais rápido que um e-mail ou respostas por redes sociais e também mais confiável. Por isso, se você quer trocar a telefonia convencional pela VoIP, mas ainda quer manter a praticidade gastando pouco, o adaptador ATA sem dúvida é uma boa escolha.  

Ele é uma solução prática e de menor custo para que sua empresa aproveite todos os benefícios das contas VoIP. Com o ATA é possível manter os telefones que já existem na sua empresa e mesmo assim aproveitar os benefícios das contas VoIP.  

Quer saber mais sobre esse aparelho? Então fique atento as explicações desse texto. 

Relembrando que é VoIP 

Antes de explicar sobre o ATA temos que entender o conceito de VoIP. Porque essa tecnologia é a base do aparelho. Caso você ainda não saiba, ou tenha apenas esquecido, VoIP é um sistema de telefonia que funciona através da internet.  

O VoIP (Voz sobre IP) transmite as informações da voz utilizando a tecnologia IP. Assim ocorre a comunicação entre os aparelhos. Para exemplificar, essa tecnologia também é usada pelos aplicativos Whatsapp e Messenger ao realizar e receber ligações. 

Ainda não contratou uma empresa de VoIP para o seu negócio? Leia o artigo como escolher uma empresa de VoIP, selecione a sua e mude seu negócio! 

O que é o ATA? 

Resumidamente o ATA (adaptador para telefone analógico) é um dispositivo para realizar a interface de adaptação para que telefones convencionais (analógicos) possam se conectar a uma rede IP. Isso com a finalidade de realizar de chamadas de Voz sobre IP.   

Em outras palavras, para que fique um pouco mais claro, o ATA pega o sinal analógico de um aparelho convencional e converte em dados digitais para que a transmissão ocorra via internet.  

Dessa forma se torna dispensável o uso do Voip pelo computador por exemplo. Quando se usa um adaptador ATA você está mantendo o mesmo padrão de uso da telefonia tradicional, com a vantagem de usar a tecnologia IP e reduzir gastos. Ficou curioso para saber como essa tecnologia funciona? Então vamos ao próximo tópico. 

Como o ATA SIP funciona? 

Os ATAs funcionam como um gateway de VoIP, variando entre uma a quatro portas para a conexão de telefones e uma ou duas portas Ethernet. Com ele, você não precisa que seu computador permaneça ligado quando quiser fazer ou receber uma chamada via VoIP. Para isso basta que o ATA esteja ligado e conectado à Internet.  

Alguns modelos de equipamentos se conectam também a sua linha telefônica convencional. E assim permitem que continue recebendo e fazendo chamadas com sua linha comum, de forma simples e prática.  

Os diversos modelos disponíveis no mercado possuem características técnicas flexíveis, trabalhando em uma conexão de Internet com IP Dinâmico ou IP Fixo. Alguns outros modelos funcionam também como roteadores, fornecendo IPs de sub-rede para os computadores conectados a ele.  

A maioria dos equipamentos podem ser configurados através de um browser, funcionando em computadores com Windows, Linux ou com o Mac OS.  

Embora os mais comuns sejam os adaptadores ATAs SIP de 2, 4 e 8 saídas para telefones analógicos, também é possível encontrar no mercado aparelhos com quantidades ainda maiores. E assim manter um pequeno Call Center em plena atividade. 

Melhores ATAs SIP do mercado

Existe uma gama de adaptadores no mercado de diferentes marcas e modelos. Para guiar a sua escolha inicial buscamos os quatro principais ATAs SIP que estão com melhor avaliação no mercado. Veja nossa lista:

1 – ATA Cisco SPA122 

Esse modelo de Adaptador de Telefone Analógico promete ser uma solução acessível e confiável, pois ele se conecta a telefones analógicos e aparelhos de fax. Além de ter roteador e formato compacto, pode ser usado principalmente em residências para quem precisa trabalhar em regime home office ou em pequenas empresas. 

2 – ATA Linksys: Adaptador PAP2T-NA 

O Adaptador de Telefone Analógico PAP2T-NA é uma opção fácil de instalar e configurar. Além de telefones analógicos também suporta aparelhos de FAX. Dispõe de duas interfaces FXS e uma interface Ethernet para conexão de rede. Esse aparelho é indicado para escritórios e empresas de pequeno porte ou para uso residencial. 
 

3 – ATA Grandstream: Gateway Voip Grandstream 8 Portas FXO – GXW4108 

Esse aparelho da Grandstream é uma solução mais robusta de Adaptadores de Telefones Analógicos. Ele tem oito portas, o que possibilita a conexão de várias linhas telefônicas. Além disso o dispositivo é projetado para ser compatível com um PABX analógico comum. Esse aparelho é indicado principalmente para pequenas e médias empresas que querem expandir seus negócios. 

4 – ATA Intelbras: Adaptador ATA VoIP com 2 Linhas GKM 2210T  

Esse é um dispositivo nacional e também é uma opção com roteador, o que possibilita a criação de uma pequena rede para priorizar o tráfego de voz. Esse modelo de ATA suporta telefones tradicionais e aparelhos de FAX através de 2 canais FXS. Uma de suas principais vantagens é que a configuração pode ser feita via internet com o menu de atendimento em português. 

Depois de dispor essas quatro opções é importante ressaltar que existem muitas outras marcas e modelos no mercado. Mas as citadas acima, além de melhor qualidade, têm também um preço mais acessível. Mas fique atento quanto ao número de saídas, pois quanto maior esse número mais caro o produto fica. 

Considerações finais 

Por fim é fundamental ressaltar que ao migrar para a telefonia VoIP todas as decisões devem ser bem planejadas e baseadas em pontos como os citados acima. Isso vai garantir que a transição do analógico para o voip seja segura e tranquila para todos os seus usuários. 

Espero que esse texto tenha atingido o seu intuito: tenha ajudado na decisão de investir em aparelhos ATA para o melhor uso da telefonia voip em seu negócio. Afinal investir em qualidade em telefonia é essencial para qualquer negócio, não é mesmo? É importante que sua empresa tenha um serviço de telefonia de qualidade, moderno e que atenda às suas demandas e de seus clientes.  

Gostou do artigo? Então tenho certeza que você também vai gostar de saber um pouco mais sobre portabilidade numérica. Não deixe de compartilhar esse artigo nas redes sociais e com seus colegas de trabalho! Quer conhecer mais sobre a NVoIP? Acesse nossa página de planos e conheça nossos serviços! 

ATA SIP: conheça os melhores

O telefone ainda é o meio de comunicação mais prático e seguro. Ele é muito mais rápido que um e-mail ou respostas por redes sociais e também mais confiáve

Editor's Rating:
0
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email