SMS ou Whatsapp qual melhor interagir com cliente
Lisandra Queiroga

Lisandra Queiroga

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SMS ou WhatsApp? Qual melhor para interagir com seu cliente?

Atualmente a comunicação é fundamental para um bom negócio. E são vários os meios para se comunicar com o cliente. E, muitas vezes, ficamos perdidos com tamanha variedade. Mas hoje em dia, dois em particular chamam atenção e dividem opiniões. SMS ou WhatsApp? Qual o melhor para o mundo empresarial? 

É esse o foco desse artigo. Tem interesse? Então foi escrito para você! Acompanhe! 

Porque você deve enviar SMS ou WhatsApp para os seus clientes? 

Independentemente de ser via SMS ou WhatsApp, as mensagens para o celular dos clientes têm se mostrado uma forma eficiente de comunicação. As duas plataformas têm vantagens que outros canais de comunicação não oferecem. Por isso vale o investimento. Confira alguns desses benefícios: 

1- Baixo custo: Primeiramente vamos tratar do que interessa a todos: economia. A princípio o custo por mensagem lida é menor do que em outros canais. Menor do que uma ligação ou o custo por clique de um anúncio no Facebook ou no Google. Além disso, considerando a taxa de abertura, o custo por mensagem lida pode ser menor do que de um e-mail. Então vale o investimento!  

2- Pode ser usada para diversos fins: Versatilidade é a palavra chave. Desde promoções, lembretes de consultas, envios de senhas, monitoramento de frotas. As possibilidades de usos são diversas. Então aproveite! 

3- É fácil de implementar. Certamente qualquer empresa pode, com muita facilidade, identificar necessidades de comunicação do seu negócio que possam ser atendidas com SMS ou WhatsApp. E a partir disso assinar um serviço Web em nuvem, e sair usando no mesmo dia. Não é necessário contratar nenhum especialista. 

O que é o SMS marketing? 

Primeiramente é importante definir do que estamos falando. Então caso você não saiba ou tenha apenas se esquecido, em suma, o SMS marketing é o envio de SMS em massa ou personalizado. A finalidade dessa ação é se aproximar do cliente e engajá-lo.  

O envio de SMS é uma tendência que vem tomando uma parcela do lugar do relacionamento tradicional na telefonia empresarial para passar a atingir e fidelizar o cliente por meio de mensagens de texto. 

Dessa forma apostar no SMS corporativo é abrir caminho para a fidelização dos seus clientes e para o crescimento do seu negócio. Esta forma de relacionamento com o cliente tem enorme relevância e é hoje uma das ferramentas mais importantes no processo de planejamento de CRM

Isso porque ela permite viabilizar ações que, quando realizadas através de outras plataformas e recursos de marketing, não têm um feedback tão significativo em termos de resultados.  

Você deve estar se perguntando que ações são essas. Vamos explicar no próximo tópico. 

Vantagens do SMS Marketing 

Sabemos que o SMS não é uma tecnologia nova. E com isso as pessoas não tem mais o costume de usá-lo constantemente para comunicação pessoal. Mas o envio de mensagens de texto curtas por SMS resolve uma série de necessidades das empresas para falar com seus consumidores. Listamos as três principais vantagens. Veja:

1- O SMS é acessível

Uma das maiores vantagens de enviar SMS é que independente do modelo, do local, ou de aplicativos, todos os aparelhos recebem o recado. Além disso não é preciso ter dados, ao contrário do WhatsApp. Muitas vezes até onde o sinal de voz é ruim, o SMS chega.  

2- Notificação de mensagem

Em quase todos os celulares, na configuração padrão, quando a mensagem chega, o celular vibra e/ou toca um som. Além disso fica um sinal indicando a mensagem recebida. A pessoa geralmente é compelida a abrir e ler. 

3 – Mensagens curtas

Vale observar que a limitação do envio de SMS é de 160 caracteres, como no twitter. Dessa forma, é recomendável que você forneça uma ação para o seu público-alvo. Por exemplo, clicar em um link para acessar mais informações ou entrar em contato por meio de um número de telefone. Com uma boa estratégia, a objetividade se torna uma poderosa aliada para você dizer muito, e em poucas palavras!  

Apesar do desafio que pode ser para alguns negócios a verdade é que o fato da mensagem ser curta ajuda a construir uma comunicação clara e concisa facilitando assim a transmissão da mensagem. 

O que é o WhatsApp marketing? 

Antes de explicar o que é o WhatsApp Marketing é importante definir o impacto do aplicativo. No Brasil, são 100 milhões de usuários ou 96% das pessoas que possuem um smartphone. É um número muito expressivo. No mundo inteiro, são 1,5 bilhão de usuários. 

O WhatsApp veio para revolucionar e em parte, substituir o SMS. Isso porque além de mensagens de texto, o aplicativo também oferece ligações de voz e vídeo, envio de fotos, vídeos e emojis. Basta ter acesso à internet para a acessar esses benefícios. 

Contudo o WhatsApp Marketing não se difere muito do SMS Marketing. Os dois tem a mesma finalidade. Uma forma das empresas se comunicarem, venderem e iniciarem um relacionamento com os clientes por uma plataforma de mensagens. 

Conhecidos esses dados vamos as vantagens do WhatsApp Marketing 

Ao contrário do SMS, o WhatsApp é uma ferramenta bastante utilizada para conversas pessoais. Vamos analisar então seus principais benefícios para o ramo empresarial. 

1 – Grupos de WhatsApp 

O Whatsapp permite criar grupos com até 256 pessoas. Com essa função você pode fazer uma sala de bate-papo coletiva, para todos os membros interagirem. Esses grupos são ideais para situações em que não só a interação sua com o público é importante. Mas quando os próprios clientes podem se ajudar a resolver questões e problemas. Essa troca de informações acaba sendo proveitosa para todos. 

Mas atenção. Só inclua em grupos quem autorizar essa ação. Caso contrário isso pode afetar negativamente a imagem da empresa.  Os grupos são muito úteis para compartilhar informações com clientes com perfis, necessidades ou interesses semelhantes. Mas devem seu usados de forma cautelosa. 

2 – Versatilidade de conteúdo 

Uma das grandes vantagens do WhatsApp Marketing que o SMS não oferece é a versatilidade em termos de conteúdo que pode ser trabalhado. Você pode enviar mensagens de texto, imagens, vídeos e áudio. O que deixa seu conteúdo muito mais atrativo e com resultados significativos. 

3 – Aproximação do público 

A comunicação via WhatsApp é bem mais intimista do que através do SMS. Com esse canal você pode se aproximar dos clientes, mostrando disponibilidade para ajudar, tirando dúvidas e até mesmo pedindo feedbacks a respeito dos seus produtos ou serviços. 

Essa proximidade auxilia na geração de confiança por parte dos clientes, o que contribui como fator de fidelização. Lembre-se de que fidelizar um cliente é tão importante, ou até mais mesmo mais importante do que conquistar um novo! Então não desperdice essa oportunidade! 

Mas afinal, qual é o melhor? SMS ou WhatsApp? 

Para uma resposta certeira para essa pergunta é preciso analisar as demandas e especificidades de seu negócio, além do perfil de cliente. Se em sua empresa é permitida uma maior abertura e aproximação com os clientes invista no WhatsApp. Mas se o perfil do cliente já é um pouco mais sério e requer maior seriedade e objetividade então invista no SMS.

Por fim espero que esse conteúdo sobre SMS ou Whatsapp tenha contribuído para agregar valor e conhecimento a seu negócio. Que tal continuar lendo artigos para alavancar os resultados da sua empresa? Clique aqui e leia sobre como uma central telefônica pode ajudar. 

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