Vendas: 0800 878 3122 | Suporte:
  • English

Avaliação de desempenho online: como analisar trabalhadores remotos

entenda-como-fazer-a-avaliacao-de-desempenho-online

As dinâmicas de trabalho mudaram significativamente nos últimos dois anos, e tudo indica que as mudanças vieram para ficar. O trabalho remoto ou híbrido é uma tendência mesmo após a retirada de restrições e são modelos de trabalho que, além de serem preferidos por muitos profissionais, abrem possibilidades de contratações e redução de custo para as empresas. Entenda como fazer a avaliação de desempenho online no texto de hoje.

Para a maioria das organizações a adaptação para o modelo remoto é um processo constante, com tentativas, testes e alterações sendo feitos para melhorar os fluxos de trabalho, a comunicação, o feedback e a avaliação de desempenho das equipes..

Isso deixa os gestores, à medida que o fim do ano se aproxima, pensando em como analisar a performance e os resultados diante de um contexto tão diferente e com menos interação pessoal. 

Uma forma de melhorar o nível de confiança, o desempenho e instituir uma cultura de feedback é usar ferramentas online para a avaliação de performance. Vamos ver a seguir como isso acontece.

Crie modelos de avaliação de desempenho online

Se você acha que pode entrar em uma reunião de avaliação de desempenho online e apenas “avaliar” os membros de sua equipe, você está enganado. A avaliação de desempenho exige preparação tanto do revisor quanto do avaliado.

A primeira etapa do processo é a criação de um modelo de avaliação de desempenho online para o funcionário. 

Esta é uma forma eficaz de documentar e monitorar o desempenho dos funcionários com uma periodicidade definida. Isso também o ajuda a conduzir uma avaliação focada e criar condições equivalentes para todos.

Sempre que possível, compartilhe o modelo de avaliação de desempenho com os membros da equipe durante o processo de integração, permitindo que eles saibam como serão avaliados desde a etapa de onboarding. 

Aproveite essa etapa também para apresentar o modelo de gestão de projetos, apresentar expectativas e métricas, pois essas informações deixarão todos mais à vontade com as suas atividades e preparados para atingir os objetivos.  

Este exemplo de avaliação de desempenho trimestral, por exemplo, tem uma seção para realizações e áreas de melhoria; personalize para agregar as métricas que são mais importantes para sua empresa:

perfomance-de-avaliacao-de-desempenho-online

Ter modelos de avaliação de desempenho permite que você esteja mais bem preparado para reuniões e ajuda a dar feedbacks direcionados às conquistas e aos pontos de melhoria de cada funcionário. Você pode coletar dados de desempenho e fazer suas anotações com base nos indicadores-chave de desempenho que está medindo, abrindo caminho para uma discussão mais estruturada durante as reuniões.

Você deve gostar também:  Customer Success: Sucesso do Cliente e da sua empresa

Incentive a autoavaliação

As autoavaliações são uma boa maneira de fazer os funcionários refletirem sobre seus objetivos, responsabilidades, desempenho geral e pontos fortes e fracos.

Empresas com processos eficazes de avaliação de desempenho usam autoavaliações por dois motivos:

  • Para garantir que os funcionários reservem um tempo para avaliar seu desempenho;
  • Para ajudar os gerentes a saberem se um funcionário tem uma compreensão precisa de seu impacto no local de trabalho.

Incentivar os funcionários a analisar seu desempenho pessoal antes de uma reunião de avaliação os mantém mais engajados no processo e permite que os gerentes tenham uma visão da perspectiva dos membros das suas equipes. 

Além disso, você vai ter ideias e ajudá-los a lidar com tarefas e ajustar expectativas. Em alguns casos, determinados padrões de feedback podem indicar a necessidade de uma mudança organizacional.

Usar modelos de autoavaliação incentiva o funcionário a escrever sua descrição de trabalho, objetivos alcançados, áreas de excelência e melhorias – o que ajuda os gestores a verem a organização pela perspectiva das suas equipes.

Otimize as reuniões por videoconferência

As discussões de avaliação de desempenho podem ser complicadas, principalmente no ambiente de trabalho remoto.

Embora você não possa confiar na linguagem corporal e nas expressões faciais tanto quanto faria em uma configuração tradicional, conduzir avaliações de desempenho online por meio de videoconferência ajudará você a criar uma experiência mais pessoal e facilitará uma comunicação transparente.

Antes que a discussão comece, estabeleça as diretrizes e os pontos que serão levantados na videoconferência e compartilhe isso com a sua equipe para realizar uma reunião virtual eficaz. 

Durante as videoconferências de avaliação e feedback, use recursos visuais nos slides de apresentações para tornar a comunicação mais atraente e memorável. 

Além disso, disponibilize os materiais apresentados para consulta e avise que isso será feito, assim os participantes podem prestar atenção sem precisar se preocupar em fazer capturas de tela ou anotações.

Um infográfico é uma excelente forma de condensar informações contextualizá-las de forma coerente ao misturar diversos tipos de gráficos, ícones e ilustrações que ajudam a dar sentido, hierarquizar e destacar dados. 

Veja um exemplo de infográfico com instruções que pode ser utilizado como material de apoio para reuniões virtuais de avaliação de desempenho:

modelo-de-avaliacao-online-conheca

Forneça feedback claro

Online ou não, espera-se que os gerentes sejam específicos nas avaliações de desempenho. 

Evite fazer comentários vagos e ambíguos, pois eles acabam prejudicando a moral e a motivação dos funcionários.

Devido à falta de contato pessoal, isso se torna ainda mais importante em um ambiente remoto. Seja extremamente cauteloso ao se comunicar com seus funcionários e fornecer feedback; não deixe nenhuma abertura para falhas de comunicação. 

Você deve gostar também:  Conheça os benefícios de uma linha VoIP

Outra tática útil para oferecer feedback detalhado é fazer uma análise SWOT do funcionário e pedir que ele mesmo faça uma também. 

Este método permite que você avalie os pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças, enquanto aprecia os aspectos positivos e identifica áreas de melhoria. Este modelo de análise SWOT, por exemplo, oferece uma imagem clara do desempenho do funcionário ao fornecer feedback:

employee-swot-analysis

Não é suficiente bombardear seus funcionários com feedback e considerar o seu trabalho concluído. Uma avaliação de desempenho eficaz é uma conversa de mão dupla. 

É importante usar esta oportunidade para obter feedback sobre suas habilidades gerenciais e abordar quaisquer preocupações que seus funcionários possam ter. 

Considere também manter disponível um organograma online personalizado para cada funcionário com os contatos que ele pode precisar para pedir informações ou fazer sugestões.

Quando terminar com seus pontos de discussão, reserve um tempo para ouvir ativamente seus funcionários e entender como você pode capacitá-los para um melhor desempenho.

A abordagem das avaliações de desempenho como um diálogo contribui para um ambiente de trabalho mais saudável, transparente e produtivo.

Conduza revisões frequentes

Não espere até a avaliação de desempenho online do final do ano para fornecer informações. 

Quando você está trabalhando remotamente, a realização de análises de desempenho individuais frequentes permite que você construa relacionamentos e canais de comunicação abertos. Isso permite que os funcionários obtenham feedback oportuno e permaneçam motivados.

Conclusão: conduza análises de desempenho online produtivas

As avaliações de desempenho online precisam ser preparadas com atenção.

Desde ter um processo de revisão construtiva e feedback em vigor até a capacidade de se comunicar com clareza, os gerentes devem empenhar-se para manter uma cultura de avaliação de desempenho positiva para construir confiança e promover uma comunicação aberta.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com