Blog

Bina local: saiba como melhorar a taxa de atendimento de seu call center

Seu call center tem muitas ligações rejeitadas quando tenta realizar ligações para fora de sua cidade? Sabemos que isso acontece porque normalmente as pessoas não atendem ligações com DDD de cidades em que elas não conhecem ninguém. O sistema de telefonia VoIP pode ajudar seu call center a resolver esse problema. Um dos recursos disponíveis desse sistema é a bina local.

Se sua empresa precisa ligar para clientes de fora do estado, ou de cidades com códigos de área diferentes do seu, com certeza você deve sofrer com a alta taxa de rejeição de chamadas. Com a bina local isso não será mais um empecilho tão grande. 

Quer saber a bina local podem ajudar seu negócio a melhorar sua taxa de atendimento? Continue a leitura que vamos te explicar como esse recurso funciona. Segue a thread!

O que é bina local?

Bina, também conhecida como identificador de chamadas, tem a função de identificar o número que está realizando a chamada na tela de quem irá recebê-la. Ela está presente em alguns telefones fixos, PABX, celulares… E é assim, identificando a chamada, que muitos leads rejeitam as ligações de seu call center.

Isso porque, ainda que sua empresa tenha um excelente serviço de call center, é um consenso o fato de que atender uma chamada oferecendo ofertas, por exemplo, atrapalha o dia do seu lead.

Mesmo que ele não esteja fazendo nada. E o motivo para isso é que quando a estratégia foi difundida no Brasil, foi erroneamente executada. Continua sendo, por algumas empresa, diga-se de passagem.

E então criou-se o estigma de que ligações de um call center são inconvenientes.

Vamos a um exemplo: se a telefonia de sua empresa possui o DDD 21 e está tentando ligar para alguém com o DDD 32, a possibilidade da pessoa não atender é alta.

Caso a pessoa não conheça alguém que more em uma cidade com o mesmo código de área de sua empresa, ela já vai associar que a chamada seja de um call center.

Ou, pior, seja algum tipo de golpe. Brasileiro tem muitas desconfianças com números diferentes ligando para ele. Resumindo a obra: poucas pessoas atendem chamadas com números que tenham um DDD diferente.

E esse é o motivo de sua empresa precisar de uma telefonia que possa oferecer uma bina local para solucionar esse problema.

Vejamos as vantagens. Siga a leitura.

1. Escolha o DDD a cada ligação

A telefonia em nuvem oferece um benefício para quem precisa ligar para cidades com código de área diferentes; a possibilidade de escolher qual o número sua empresa vai binar.

Mesmo que seja um número diferente do oficial de seu call center. Dessa forma, ao ter que ligar para um número com outro DDD, você pode alterar em seu painel qual DDD vai aparecer para o seu lead.

Ou seja, se você possui o DDD 21 e quer ligar para o DDD 32, quando realizar a chamada o número de código de área exibido ao seu receptor será o 32.

Você sempre irá poder gerar um número de identificação de número fixo com o mesmo DDD do número de destino. 

2. Aumente a taxa de atendimento

E é assim que você vai melhorar a taxa de atendimento de seu call center. A bina local permite que seu receptor reconheça o código de área como o de sua cidade e, provavelmente, atenda a ligação.

Sem mais desconfianças e altas taxas de rejeição. Com a bina local você melhora essa métrica em sua empresa e cria excelentes oportunidades de fazer com que essa estratégia de abordagem tenha bons resultados.

Então, uma dica: se seu problema era o grande impacto das ligações não atendidas, ao utilizar a bina local e ter essa questão resolvida, invista em treinar bem sua equipe de call center. 

Nós sabemos que a razão de cancelamentos de chamadas por parte dos clientes, em sua maioria, se dá pela comunicação mecânica que algumas empresas utilizam.

Não caia nessa cilada de padronizar atendimento com um script decorado. Padronize, porém humanize sempre esse setor.

3. Economize

Essa é a parte boa! A telefonia sobre IP já é reconhecidamente mais barata que uma telefonia convencional. E além dela, por si só, ser mais econômica, ainda permite a integração a diversos recursos e oferece muitos benefícios.

Você tem a possibilidade de poupar investimentos em infraestrutura.

Assim como nos exemplos que demos, alterar o DDD utilizando a bina local possibilita que a atuação da empresa se expanda para outros territórios.

E tudo isso apenas com a ajuda deste canal digital, sem a necessidade de transferir sua sede para outra cidade. 

E é justamente isso que dá à sua empresa, em qualquer localidade, um ótimo diferencial competitivo a nível nacional e até internacional.

Mesmo que o seu call center seja no interior do país, você consegue fazer seu negócio presente em qualquer lugar do país apenas com a bina local.

4. Mais oportunidades

Quando você utiliza a bina inteligente, por exemplo, a varias novas funcionalidades que você pode encontrar.

A ferramenta apresenta recursos como: relatórios gerencias em tempo real, relatórios de ligações recebidas e de gravações, atendimento automático ( URA), integração com CRM e ERP, filas de atendimento, opção de adicionar nota de atendimento e outros.

Por isso, se você considerar todas os benefícios que a função bina pode oferecer a sua equipe e para a sua empresa, certamente, não vai querer perder tempo.

Com isso, e a partir dessas vantagens, a bina local torna-se uma opção bastante estratégica para potencializar os resultados operacionais das empresas.

Ah não entendeu o que eu disse? pois bem, no próximo tópico falaremos sobre o impacto desse recurso no mercado.

Alta performance no mercado

Uma das principais considerações a respeito do número virtual e a bina local é o impacto que esses recursos geram na sua produtividade.

Dessa forma, é possível aumentar o engajamento da sua marca através desse recurso, uma vez que essas duas tecnologias resultam em uma maior taxa de otimização e fornecem informações valiosas para tomada de decisão. 

Além disso, com informações mais assertivas é possível conhecer o perfil comportamental do seu público-alvo e criar novos projetos de negócio a partir disso.

E é exatamente em cima de estratégias e pesquisa operacional que surgem novas formas de negócio e resolução de problemas que ainda não foram solucionados. 

Bem bacana ne?!

Uma outra forma de pensar nas vantagens da bina local é olhar para a competitividade de mercado.

De forma simples, quando por algum motivo a produtividade da seu negocio aumenta, consequentemente, sua capacidade de atrair clientes aumenta.

Imagine, por exemplo, que com uma produtividade maior você consegue diminuir o custo do seu produto e disponibilizar no mercado um serviço mais barato. Assim, uma parcela considerável do público-alvo pode vir a migrar para sua marca.

Ou seja, a bina local é uma ferramenta que impacta direta e indiretamente sua performance de mercado.

Considerações

E aí, curtiu o tema desse texto? Para saber mais sobre a bina local, consulte sua operadora de telefonia virtual e confira se ela oferece o recurso.

É simples de usar e não pesa no seu bolso. 

Alessandra Oliveira

Recent Posts

Conheça os melhores CRMs do Brasil e do Mundo

A gestão eficaz do relacionamento com o cliente (CRM) é muito importante para o sucesso…

3 meses ago

STFC: saiba o que é e as vantagens de ter a licença

O Serviço Telefônico Fixo Comutado, STFC, é uma peça central nas comunicações brasileiras e desempenha…

3 meses ago

O que é SIP ALG e por que você precisa desabilitá-lo

SIP ALG, ou Application Layer Gateway em inglês, é um recurso presente em muitos roteadores…

3 meses ago

2FA – Autenticação de dois fatores: conheça esse recurso

Você, com certeza, já ouviu a frase "a internet é uma terra sem lei". E…

4 meses ago

MP do Teletrabalho, tudo o que você precisa saber

Desde a pandemia da Covid19, muitos dos aspectos que eram costumeiros em nosso dia a…

4 meses ago

OTP – One Time Password, mais segurança para seu App

Você se lembra do caso de vazamento de dados da Equifax que ocorreu em 2017?…

4 meses ago