obtenha resultados com midia ooh digital
Lisandra Queiroga

Lisandra Queiroga

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Mídia ooh digital: saiba como ter bons resultados

Com a correria do dia a dia, está se tornando cada vez mais comum passar mais tempo fora de casa do que dentro dela. Seja esse tempo gasto na rua, no trabalho ou a caminho de algum local. Dessa forma, o modo de anunciar produtos e serviços também está mudando. Os meios de mídias mais convencionais, como a televisão aberta ou a cabo, ou mesmo jornais e revistas, estão perdendo espaço, e a mídia ooh digital está ganhando. 

Uma marca precisa estar sempre em evidência para ser notada por seu o cliente. Por isso, investir na mídia ooh digital, pode ser uma excelente opção para grande parte das empresas. Esse tipo de divulgação chama a atenção e gera venda direta. Mas atenção: é importante adotar uma estratégia correta para fazer estes anúncios, levando em consideração alguns pontos. Fique atento pois é sobre isso que esse artigo vai abordar. 

Mas afinal o que é mídia ooh digital?   

Se você ainda não sabe o que é ooh digital vamos a definição do termo. Out of home (OOH), ou mídia externa, é qualquer tipo de propaganda, seja ela mensagem ou comunicação, que atinge o consumidor enquanto este está fora de casa. Um exemplo disso são os quase extintos outdoors, ou ainda busdoors, relógios de rua, ou mensagens em pontos de ônibus.   

Out Of Home, foi feito para atingir consumidores fora dos tradicionais meios de comunicação como rádio, televisão, jornais, revistas ou mesmo os aplicativos do seu celular. Essa estratégia visa ações cada vez mais criativas para alcançar determinado público que está nos espaços compartilhados das cidades, como ruas e avenidas, praças, shoppings, rodoviárias, metrôs e aeroportos.    

O intuito é aproveitar o tempo e espaço em que você está ocioso. Como em um ponto de ônibus, preso ao trânsito ou esperando seu voo ou comida.   

Mas com o passar do tempo a estratégia se reinventou e se modernizou e agora está digital. Recentemente, o uso de arte estática deu lugar a monitores digitais para exibição dos anúncios. Interatividade é a palavra chave da mídia ooh digital. Ainda não consegue mencionar o que é essa ação? Assista esse vídeo e veja alguns exemplos. Mais uma referência que pode ser citada, é a Time Square em Nova York.  Lugar cheio de ooh digital. 

Iniciar uma campanha de mídia ooh digital pode parecer algo muito complexo, principalmente para quem está estreando nesse tipo de estratégia. De fato, é uma questão que envolve muitos fatores e, por isso, a decisão raramente acontece em curto prazo. 

Mas antes de iniciar esse projeto se programe para conseguir alcançar bons resultados. A dica mais importante é buscar por informação. Por isso seguem alguns pontos a considerar. 

Como ter bons resultados com mídia OOH Digital? 

Para ter bons resultados nesse tipo de campanha é importante começar com o seguinte questionamento: 

Qual o objetivo da campanha? 

Comece se questionando da seguinte forma: qual resultado a empresa pretende obter com essa peça publicitária? Que tipo de envolvimento e impacto ela vai produzir no público-alvo? Além disso é preciso estar consciente da possibilidade de fazer com que haja crescimento de vendas diretas e visitas às lojas físicas ou virtuais. E estar pronto para isso. Lembre-se que este tipo de publicidade alcança muitas pessoas. Portanto, para não perder clientes, definir objetivos é primordial. 

Segmente seu público 

Entenda e segmente seu público-alvo. Existem diversas formas de fazer isso. Comece fazendo uma pesquisa de público e conhecendo bem o produto/serviço a ser divulgado. Isso permite que se direcione não apenas o produto, mas, no caso da mídia ooh digital, os pontos de relevância. 

Relevância 

Para que sua campanha de ooh digital se torne relevante é importante procurar divulgar o produto ou serviço nos pontos digitais que o público-alvo está. E mais que isso, da forma como eles interagem com o local. E para que isso aconteça é essencial ter um conteúdo atrativo. O que nos leva ao próximo tópico. 

Busque por conteúdo atrativo 

Vivemos na era digital, onde há muita informação, que é constantemente exibida em diversos meios. Assim, toda mídia compete por atenção. Por isso, é preciso criar conteúdo que atraia a atenção do consumidor. Faça isso utilizando técnicas bem conhecidas do marketing, desde o uso das cores certas, frases de efeito, entretenimento.  

Seja criativo. O importante é que, sendo exibido, o conteúdo chame a atenção. Sua mensagem tem que ser rápida e atrativa, podendo apresentar também gatilhos como links, QR Codes, telefone ou site para que possam acessar na hora ou mesmo depois. 

Além disso, associar o seu negócio a campanhas de ooh digital ajuda a construir uma imagem de inovação, pois mostra que a empresa está conectada a novas tecnologias. 

Seja preciso

Quanto mais preciso o conteúdo for, ou seja, dizer a que veio e no tempo certo, maior a chance de ele atingir seu objetivo. Portanto, é importante tomar muito cuidado com como é feita a exibição. A mídia ooh digital tem isso como uma das suas grandes vantagens, pois é possível programar suas exibições de acordo com as necessidades individuais. 

Alguns exemplos desse timing são quando o semáforo fecha, quando o metrô estiver chegando ou assim que o elevador fechar as portas. É o tipo de campanha que permite usar o tempo certo do consumidor. 

Use da interatividade

A mídia ooh digital trabalha bem com a interação tecnológica, conectando-se à internet, em plataformas mobile e fazendo com que o público-alvo interaja com o conteúdo após o momento inicial. Isso permite criar engajamento e fidelização com o produto. Portanto, um bom projeto de mídia ooh digital deve objetivar conseguir a melhor interação com o público. 

Vale o custo? 

Para você que acha que esse tipo de campanha é inacessível, você pode estar enganado. Com o desenvolvimento e aperfeiçoamento das tecnologias, os custos para realização de mídia OOH digital estão caindo. Em geral, o custo-benefício é relativamente vantajoso. E ainda o retorno para cada dólar investido gira em torno de US$ 5,97 em receita. Vale considerar também que desse modo, a sua marca alcança diversas pessoas. Porém não tenha pressa. É bem comum que o retorno sobre o investimento apareça a partir de um período entre 12 e 18 meses. 

Prepare-se para o atendimento 

Se o seu objetivo é gerar mais vendas, sua equipe precisa estar preparada para atender este cliente que vai procurar a empresa para comprar seus produtos ou adquirir seu serviço. 

Não há como desassociar uma coisa da outra, de maneira que sua estratégia de campanha precisa envolver a participação de diversos setores da empresa. No caso dela ser exclusivamente virtual, melhorar a experiência do seu site para o usuário é uma das primeiras tarefas a serem executadas. 

Não se pode pensar que este tipo de campanha deve ser feita de maneira isolada, mas sim como parte de uma publicidade constante, para que se garanta a continuidade e o fortalecimento da marca. 

Depois das informações dispostas nesse artigo pudemos observar que não é difícil ter bons resultados com a mídia ooh digital, não é mesmo? Basta seguir essas dicas que é certeza o sucesso de sua campanha. Para finalizar, uma dica bônus: para atrair público para seu negócio também no mundo virtual, vale a pena ler sobre as diferenças de Inbound e outbound marketing. 

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn