Quem é sua buyer persona
Lívia Amorim

Lívia Amorim

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on reddit
Share on email

Buyer Persona: Saiba porque criar uma agora mesmo

Você já sabe que aqui na Nvoip nós falamos sempre sobre o que um empreendedor deve saber. Hoje você vai descobrir porque definir uma buyer persona para o seu negócio é essencial! Ainda não sabe nem o que é isso? Então vem com a gente!

Buyer persona é um termo bastante utilizado no marketing digital. Esses dois conceitos estão bem atrelados, por isso é importante compreendê-los bem

Marketing Digital no mundo atual

Atualmente, o marketing digital é a principal forma de markeitng, é a que mais se inova e que mais cresce. Através dela é possível não só planejar as suas estratégias, mas também mensurá-las com exatidão.

Através de ações online, as empresas podem se comunicar com seus possíveis compradores, ou seja, com os leads. Assim, aumentam as suas redes de relacionamento e expandem o seu alcance conforme ampliam a sua rede de clientes.

É possível fazer o marketing digital de diversas maneiras. Mas o primeiro passo a ser tomado é definir a sua buyer persona.

O que é buyer persona

Essa é uma ferramenta preciosa e fundamental do marketing digital. Afinal a sua buyer persona – ou somente persona – é quem vai definir como será a sua publicidade, sua linguagem e forma de interação nas mídias sociais.

Portanto, as buyer personas são como personagens criados com base no padrão de clientes de um negócio. Porém, esteja atento! Ela não é fictícia e, sim, criada após uma série de entrevistas com os clientes e potenciais clientes.

A definição foi criada por Adele Revella, fundadora do Buyer Persona Institute. Se você tem interesse no tema e deseja aprofundar seus conhecimentos, que tal ler o livro que ela escreveu? No livro Buyer Personas você vai entender cada detalhe desse conceito.

Mas se você precisa de entender rapidamente como montar a sua buyer persona, então vamos continuar!

Passo a passo para montar a sua persona

Vamos agora a um passo a passo para montar a sua persona!

Entrevistando os clientes

Diferentemente do que possa parecer, não é complicado conseguir entrevistar seus clientes. Escolha o meio mais prático; e dispare uma bateria de email para os seus clientes. E não esqueça de incluir os leads também.

É interessante saber qual é a faixa etária, formação, gênero bem como o que chamou a atenção dessas pessoas para a sua marca.

É claro que nem todo mundo vai responder, mas se você explicar direitinho que está fazendo essa série de perguntas a fim de melhorar os serviços tenho certeza que muitas pessoas estarão dispostas a ajudar.

Você também pode deixar um espaço em branco para que contem como está sendo a experiência com a sua empresa; quais os pontos fortes e fracos. Assim, você também aproveita e recolhe os feedbacks.

Você deve gostar também:  Atendimento aos clientes: conheça 5 boas práticas a serem adotadas!

Quer saber como os feedbacks podem alavancar o crescimento da sua startup? Conheça o Lean Startup! 

Ah, e que tal pegar esses depoimentos e colocá-los no seu site. Recolha os melhores e peça autorização para publicar os feedbacks positivos com nome e profissão. É uma ótima forma de gerar backlinks!

Persona e público alvo

Após essa série de entrevistas, é hora de descobrir um padrão de respostas e encontrar qual é o seu padrão de cliente. Lógico, as diferenças e peculiaridades serão inúmeras, mas você vai perceber que atinge um determinado público alvo sem nem perceber.

Mas atenção: Persona é diferente de público alvo! A Persona é a criação de um consumidor ideal enquanto o público alvo é a reunião de informações que definem um nicho no mercado.

Por exemplo: O seu público-alvo é formado por mulheres, entre 20 e 50 anos, moradoras do Sudeste com uma faixa salarial entre 2 e 4 salários mínimos que compram produtos de maquiagem ao menos uma vês ao trimestre.

Percebe como o público alvo envolve um número enorme de pessoas? Não estamos dizendo que ele não deva existir na sua empresa. Acontece que para o marketing digital ele não é suficiente. Na verdade, para qualquer marketing nos dias de hoje, porque os consumidores são mais exigentes e competitividade muito maior.

Você já sabe que persona e público alvo não são a mesma coisa. Então vamos entender como montar a sua buyer persona!

Criando a sua persona

Agora é hora de criar a sua persona. Esse é um documento importante que pauta as decisões de marketing e de vendas. Portanto, deve conter o máximo de informações possíveis.

  • Escolha uma foto fictícia que mais de adeque à sua persona. Afinal, todo perfil tem uma foto
  • Crie um nome fictício. Ele pode ser baseado em algum cliente real ou apenas inventado
  • Crie uma idade. Ela deve estar dentre a média das informações que você recolheu
  • Destaque a sua formação e profissão
  • Descreva quais são os desejos dessa persona
  • Fale em detalhes das suas necessidades
  • Acrescente também os interesses dessa persona. Assim fica mais fácil saber como chegar até ela
  • Considere acrescentar uma seção de como a sua empresa pode ajudar, quais os produtos e serviços que mais interessam à sua persona, etc.

Bem simples, não é? E se quiser um modelo para facilitar ainda mais você pode acessar o fantástico gerador de personas. Essa ferramenta é simples, mas vai garantir que você coloque todas as informações que são essenciais. Aos poucos, você vai moldando o documento para ficar no padrão da empresa.

A importância da Buyer Persona

O sucesso do seu marketing digital depende de você estar oferecendo o produto certo para a pessoa certa. Você pode estar alcançando diversas pessoas através de um anúncio. No entanto, esse investimento só trará retorno se você estiver mostrando às pessoas certas.

Você deve gostar também:  Qual a diferença entre ERP e CRM?

Milhares de anúncios são mostrados o tempo todo em praticamente todos os sites que frequentamos. A maioria deles são ignorados, pois os nossos cérebros tendem a

“peneirar” a entrada de informações visuais em nossos olhos e identificar apenas as coisas que são mais importantes

Jornal GGN

. Então, um cérebro acostumado com milhares de anúncios vai despertar apenas para aquilo que realmente importa e chama atenção. Assim, conheça bem a sua persona, acerte no anúncio e o sucesso é garantido! Mesmo que ela não clique na sua publicidade na primeira vez que a ver, você será referência e sempre pode fazer um remarketing!

Agora que você já sabe tudo sobre persona, você está pronto para adequar ainda mais o seu produto ao seu cliente. A gente te ajuda! Conheça o Canvas da Proposta de Valor!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email