Vendas: 0800 878 3122 | Suporte:
  • English

Chamada SIP: saiba o que é

chamada sip - saiba o que é

Uma chamada SIP permite a comunicação através de vídeo, áudio e em qualquer tipo de mídia, com os mais diversos aplicativos. Para que isso aconteça basta você ter uma boa conexão com a internet.

Dessa forma, há uma tendência de que as plataformas passem a implementar, cada vez mais, o uso de chamadas SIP.

Essa é uma aposta de mercado, que prevê a tecnologia VoIP, que está por trás de uma chamada SIP, como o carro chefe da área de telecomunicações. 

A revolução digital, a cada dia, traz novas soluções para os problemas cotidianos e esse é um fenômeno que não tem volta.

Quer saber mais sobre a chamada SIP, continue ligado nesse artigo que eu te conto tudo.

Vamos lá?

Chamada SIP

É comum empresas consolidadas no mercado terem medo de arriscar algo novo. Muitos empreendedores acabam se acomodando e não diversificam sua capacidade produtiva.

Com isso, a razão desse artigo é: mostrar os motivos para usar a chamada SIP, uma tecnologia que pode melhorar muito o funcionamento da sua central de atendimento.

E para que isso ocorra, eu preciso que você entenda quais são as características da chamada SIP, ok?

Esse passo é importante, visto que você pode escolher a operadora mais adequada para o perfil da sua empresa.

O que é a chamada SIP?

Em primeiro lugar, a tecnologia SIP é utilizada para aprimorar as chamadas VoIP com novas possibilidade de recursos adicionais.

Nesse sentido, é importante deixar claro o significado da sigla SIP. Session Initiation Protocol pode ser traduzida como um “Protocolo de iniciação de Sessão”.

Ele é um protocolo para sinalização de sessões multimídia largamente utilizado nas telecomunicações atualmente. A sua função é estabelecer, modificar e terminar sessões. 

Já uma chamada VoIP nada mais é do que uma chamada telefônica em protocolos digitais.

Ou seja, um sistema de telefonia SIP é o componente principal de um sistema de telefonia digital, pois é o responsável por iniciar um processo de “troca” de informações em uma chamada pela internet.

Basicamente, o SIP relaciona-se a um código aberto que é capaz de integrar a comunicação de voz e internet.

Esse tipo de protocolo é interessante para diversos segmentos, no entanto, sua criação teve como foco principal o processo de telefonia.

Portanto, uma vez que esse sistema garante o sigilo das chamadas telefônicas será possível utilizá-lo de forma segura em qualquer ambiente de trabalho.

E pode confiar! Uma chamada SIP garante não só a qualidade da ligação, mas também a segurança da comunicação.

Prático, né? E eu ainda nem falei do custo-benefício da sua implementação.

Continue o texto que eu te conto mais, certo?

Classificação da chamada

É importante ressaltar que, embora o servidor SIP seja considerado a parte mais importante de um sistema PABX IP – que nada mais é do que um sistema de redirecionamento de chamadas entre ramais -, ele apenas vai manejar e gerenciar as chamadas.

Dessa forma, podemos classificá-lo da seguinte forma: proxy, registro e redirecionamento.

Todas essas opções podem ser instaladas em um mesmo aparelho eletrônico.

Então, vejamos como isso funciona na sequência…

1 – Proxy

Com a chamada SIP, na categoria proxy, você pode facilitar o envio e recebimento das mensagens (ligações) em protocolo SIP.

Dessa forma, o SIP proxy é o responsável por analisar o tráfego dessas chamadas e analisar suas ações, gerando informações para a tomada de decisão.

2- Registro em chamada SIP

Nesse modelo, sempre que uma nova requisição for recebida pelo servidor, o registro informa, por meio de integração, que a anotação foi concluída com êxito.

3 – Redirecionamento

O redirecionamento da chamada vai identificar de onde a chamada está vindo e responder ao remetente qual é o endereço do destinatário para que a chamada seja completada.

Por que a chamada SIP é tão importante nas empresas?

Com os protocolos da chamada SIP existe a possibilidade de aumentar e diminuir o número de ramais com facilidade, sempre que for necessário.

Ou seja, montar e organizar sua equipe de atendimento ficou bem mais fácil. E nada melhor do que sistemas que acompanham o seu crescimento, não é mesmo?

Você deve gostar também:  Cold Call x Cold Call 2.0

Agora que você já entendeu o conceito da chamada SIP, eu vou te explicar como utilizá-la. Em seguida, vamos detalhar quais são as principais vantagens para sua implementação em uma empresa.

Dessa forma, espero que não fique nenhuma dúvida a respeito desse recurso. Então, vamos lá?

Como funciona a chamada SIP

O protocolo da chamada SIP é baseado em texto cujo a base de funcionamento é feita através de pedidos e respostas.

Sendo assim, quando o pedido é realizado, existe várias maneiras que podem ser usados como resposta.

A seguir. vejamos as principais delas:

MétodoDescrição
REGISTERRegistrar o cliente na base do seu servidor.
INVITEEnviar primeira mensagem de confirmação – inicio da chamada SIP.
ACKAceitar a chamada e confirmar a troca de mensagens.
OPTIONSSolicitar os dados necessárias para um bom desempenho do sistema SIP. Nesse momento, é passado informações sobre o User Agent (UA) para que a chamada seja estabelecida entre ambos os usuários – esse processo é automático.
NOTIFYEnviar informações sobre o estado de um User Agent (UA).
CANCELCancelar uma chamada pendente, mas não encerrar o processo.
BYEFinalizar a chamada.

Em resumo, organizamos nesse quadro as principais ações que são tomadas durante uma chamada SIP.

No entanto, eu ainda não te expliquei o que significa UA por exemplo, e é bem provável que isso esteja faltando para o seu entendimento.

Basicamente, a UA significa “User Agent” ou agente do usuário .

O UA é a identificação que o navegador passa para o sites que permite aos seus servidores e pares de rede identificar a aplicação, sistema operacional, fornecedor ou usuário pendente.

E agora, ficou mais fácil?

É importante lembrar que todo esse processo é feito de forma automatizada, ou seja, você nem percebe esse movimento durante as ligações (pois faz parte da parte técnica/operação da ligação).

Importância da Telefonia VoIP

A tecnologia VoIP vem ganhando destaque dentro e fora das empresas, sendo uma solução que possibilita uma boa comunicação a um custo reduzido.

E aí, você sabe a diferença de uma telefonia tradicional e uma VoIP?

Resumidamente, enquanto uma telefonia convencional faz uma chamada utilizando linhas analógicas, a telefonia digital utiliza um sistema de voz sobre protocolos digitais (ou apenas VoIP).

Nesse sentido, o VoIP é uma tecnologia que vai muito além de uma simples solução digital, também faz parte de um novo modelo de comunicação corporativa.

Essa nova forma de telefonia é responsável por trazer inúmeros outros benefícios, oportunizado pela integralização de outros softwares de desempenho.

Muito bom, né?

Agora que você sabe que a tecnologia VoIP não só te permite receber, ligar e gerenciar suas ligações, é mais fácil aumentar a credibilidade da sua empresa com melhorias no atendimento.

Por exemplo, você pode ter uma URA no seu atendimento, o que te permite escolher alguns recursos sonoros que otimizam a experiência do seu cliente.

Com esse recurso adicional da telefonia digital, você também pode analisar o histórico das suas chamadas – posteriormente, utilizando esses dados para a tomada de decisão.

Telefonia virtual

Por que utilizar a chamada SIP

Ao longo do texto, você entender quais são os tipos de servidores SIP: redirecionamento, registro e proxy.

Agora, ficou mais fácil pra você entender o motivo que faz sua empresa implementar esse sistema e facilitar ainda mais a transparência da comunicação empresarial em seu negócio.

Até aqui eu não te falei sobre a importância de proporcionar a melhor experiência de usuário possível.

Essa prática vai muito além dos bons hábitos comerciais, é preciso ser um pilar do seu negócio.

Chamada SIP x Customer Experience

O Customer Experience, ou a experiência do cliente, é um conceito amplo que explica a relação da empresa com os consumidores durante as etapas do funil de vendas.

Nesse processo, toda a interação comercial até a aquisição do produto/serviço em si, envolve o processo de descoberta e reconhecimento da marca.

Sendo assim, analisar as demandas que chegam a sua central de atendimento é fundamental para entender a etapa que o lead está inserido e qual a melhor estratégia para abordá-lo.

Ao usar uma plataforma de telefonia digital e ativar todos os recursos, você consegue implementar métricas de atendimento. Essas métricas podem te ajudar a atingir o máximo potencial da sua equipe e do atendimento ao cliente em si.

Você deve gostar também:  Skype para empresas: o que fazer com o fim dele?

Ou seja, você pode se tornar muito mais eficiente e ter melhores resultados.

Então, para melhorar o desempenho da sua marca, a sua empresa precisa reunir o maior número de informações e gerar insights sobre as preferências e recorrências do seu público.

Essa eficiência é vista quando o uso de uma plataforma telefônica digital pode ser integrada a recursos que facilitam a analise de dados: relatório, histórico e gravações em tempo real das chamadas.

Bacana, né?

Além disso, uma telefonia digital apresenta uma estimativa de 70% em redução de gastos para sua empresa.

E, nessa conta, leva-se em consideração as tarifas reduzidas, manutenção remota, automatização de recursos e o investimento relativamente baixo com aparelhos para utilizar o sistema.

Agora ficou mais fácil decidir, não é mesmo?

Continue a leitura para saber quais são as vantagens da chamada SIP, beleza?

Vantagens

Para utilizar uma chamada SIP você precisa ter uma boa conexão com a internet, sem essa conexão nada do que foi dito nessa artigo será válido.

Sendo assim, você pode realizar e receber ligações de áudio, vídeo e texto e compartilhar dados através de telefones móveis, computadores e tablets, o que torna esse tipo de chamada mais eficiente.

No entanto, mesmo com tantos recursos disponíveis, a principal função da chamada SIP é: possibilitar ligações interurbanas a um preço muito abaixo do praticado por telefonias convencionais.

Uma segunda vantagem da chamada SIP é a possibilidade de estar em qualquer localidade e receber ligações de todo o Brasil.

Com isso, através da agilidade e flexibilidade da chamada SIP, também é permitido realizar chamadas mesmo com outra ligação em trânsito e além, é claro, de também ser mais prático o processo de desvio das chamadas indesejadas – isso tudo por meio da automação e da inteligência artificial.

Mesmo com uma nomenclatura complicada, o Protocolo SIP é muito mais simples do que parece. 

Espero que esse conceito tenha ficado claro, o mercado está cheio de soluções VoIP e você precisa escolher a melhor opção pro seu perfil.

Então, quer saber mais uma das vantagens de uma chamada SIP? Continue a leitura que eu te conto mais.

Cenário econômico

No momento atual, quando a pandemia irrompeu, muitas empresas precisaram inovar os processos produtivos e reinventar uma nova modalidade de trabalho.

Dessa maneira, o estilo de trabalho mais implementado no mundo todo e em diferentes ramos de um negócio, foi o home office.

As empresas de varejo, por exemplo, migraram seus serviços/produtos para o comércio online. E não foi apenas esse segmento, o e-commerce se tornou a opção de trabalho da maioria das empresas.

Nesse sentido, a comunicação e o gerenciamento dos vendedores a distância foram competências que se mostraram as mais essenciais para a manutenção do funcionamento do mundo corporativo.

A era da transformação digital foi mais acelerada, chegando até as empresas mais tradicionais.

Soluções para o trabalho remoto e híbrido

Com o uso da tecnologia VoIP, situações como essas seriam facilmente solucionadas. Isso ocorre devido a facilidade de gerenciamento que essa tecnologia traz.

Contudo, se contextualizamos a necessidade da transformação digital com a história é mais fácil entender o que está acontecendo dentro do mundo dos negócios.

A transformação econômica por soluções digitais já era esperada por muitos especialistas.

Então, para que fique claro: a transformação digital é um processo no qual as empresas fazem uso da tecnologia para melhorar o desempenho, aumentar o alcance e garantir resultados melhores.

Nesse sentido, esse processo de “migração” tecnológica foi sim acelerado pela pandemia, mas não iniciado por ela.

Essa constatação exemplifica a necessidade de sempre estar se reinventando e investindo em novas tecnologias para melhorar seu desempenho.

Como, por exemplo, a chamada SIP em sistemas VoIP, além de outros fatores importantes como a experiência do cliente.

Reafirmamos que é preciso entender para atender.

Isso, por si só, torna a transformação digital um desafio muito mais de gestão do que apenas de marketing ou tecnologia.

Ou seja, o uso da tecnologia VoIP é imprescindível para essa transformação, uma vez que é possível unir vários benefícios em uma única plataforma.

Legal, né?

Por fim, espero que tenha ficado claro todas as considerações sobre a chamada SIP e o motivo que leva as grandes empresas a implementa-la.

Considerações

Agora, você está ciente dos principais benefícios e melhorias relacionados a comunicação que são possíveis ter com um sistema de chamada SIP. E aí, gostou do tema desse artigo?

Espero que você tenha curtido esse conteúdo, continue acompanhando o blog da Nvoip.

Saiba também sobre a importância da gestão financeira na sua empresa. 

Ou, para saber mais sobre os recursos VoIP, fale agora mesmo com um dos nossos colaboradores e tire suas dúvidas.