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Chatbot na Black Friday: acelere suas vendas

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A Black Friday está chegando mas você ainda não preparou nenhuma estratégia de vendas para esse evento? Nesse caso, você precisa agir agora e usar as melhores ferramentas do mercado para alcançar os resultados esperados. Sabe como o chatbot pode te ajudar na Black Friday? Vamos falar sobre isso no artigo de hoje.

Por exemplo, o uso do chatbot como um recurso adicional na Black Friday é uma ótima estratégia para melhorar o desempenho do seu atendimento (tanto para dar suporte no processo, como para responder as dúvidas mais comuns dos clientes, por meio da FAQ).

E é exatamente isso que vamos falar ao longo do texto…

Vamos?!

Oportunidades de vendas na Black Friday

A Black Friday é uma data comercial criada nos EUA que se expandiu para todo o mundo, sendo configurada como um dia que inaugura a temporada de compras do fim do ano e oferece excelentes promoções aos consumidores. 

De forma simples, a Black Friday lança ofertas e promoções em produtos e serviços variados (do varejo a soluções inovadoras).

Assim, há uma grande vantagem tanto para quem compra quanto para quem vende. A data é uma oportunidade de aquecer a economia e, justamente por isso, você tem que aproveitar para fechar bons negócios.

Além disso, a data é o pontapé para as vendas de natal e ano novo, esse é mais um fator que colabora com o aumento das vendas.

Os clientes estão cada vez mais antenados, a busca pelo melhor (e talvez mais baixo) preço não invalida a importância do atendimento; muito pelo contrário… a atenção com a tratativa pode ser ainda mais visada pelos consumidores.

Então, é preciso se questionar: o seu atendimento está preparado para lidar com a alta demanda desta data? Caso a sua resposta seja não, ou você busque um reforço, pode contar com algumas ferramentas de automação.

Preparando estrategicamente os seus canais de comunicação, você tira a sobrecarga dos atendentes e ainda pode ter uma maior satisfação dos seus clientes no processo de compra.

Ótimo, não é mesmo? 

Nesse sentido que surge o chatbot. Esse é um recurso fundamental para quem busca a alta performance do atendimento durante a campanha de Black Friday.

Agora, entenda o que são os chatbots. Vamos lá? 

Mas, o que é chatbot?

O uso do chatbot na Black Friday é sem dúvidas um diferencial para a sua comunicação empresarial. 

Em síntese, chatbot é um recurso programado para responder as questões de atendimento, também são popularmente conhecidos como robôs ou bots (embora, neste caso, tenha um contexto mais abrangente).

O chatbot é uma boa alternativa para quem deseja otimizar algumas tarefas de atendimento. Por exemplo, você pode ter uma FAQ automática respondida pelo bot, além de facilitar a consulta e verificação de alguns processos (como a consulta de segunda via de boleto, conferência de prazos e etc).

O principal objetivo do uso de um chatbot na Black Friday é a aceleração do atendimento. Assim, os prospects, leads e os próprios clientes encontram importantes informações de maneira automática.

Além disso, esse recurso se confunde com a Inteligência Artificial.

Neste caso, um bot com IA é baseado em Machine Learning, um sistema que é capaz de aprender e identificar padrões para se tornar cada mais inteligente e dar respostas o mais humanizadas possíveis.

Vejamos um exemplo na prática: imagine que você esteja comparando os preços e queira saber qual o valor de um celular em determinada loja. 

Basta entrar no chat do site da loja, encaminhar a sua dúvida e o atendimento prévio do chatbot vai ser ágil em dar a primeira resposta. E, caso você tenha o pré-programado para essa questão, o cliente já será respondido no autoatendimento.

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Assim, você “economiza” o tempo dos atendentes físicos e do próprio cliente.

E aí, viu só como o chatbot é uma excelente ferramenta de comunicação e como pode facilitar a vida dos usuários que chegam ao seu site?

Principais vantagens do uso de chatbot na Black Friday 

O uso de chatbot na sua campanha (e no próprio dia da Black Friday) é significativamente útil para melhorar a performance do atendimento ao cliente.

E, claro, não se restringe só a Black Friday, durante todo o ano você consegue “colher bons frutos” com o uso dessa automação.

Contudo, existem outras vantagens para o uso do chatbot na Black Friday, conheça os principais abaixo:

1 – Comunicação mais assertiva

Com uma comunicação mais direta, certamente os seus clientes não perderão tempo com filas de espera e dificuldades de acesso à informação.

É essa a agilidade que o chatbot na Black Friday oferece, tirando a sobrecarga do atendimento físico durante a data. 

Um segundo benefício do uso do chatbot é a aquisição de novos clientes.

Como assim?

Ao implementar o chatbot no seu call center, você tem a opção de atendimento prévio e, em casos necessários, do direcionamento do chamado para o atendente físico. No contexto da Black Friday, a passagem de bastão é boa por dois motivos:

A primeira justificativa diz respeito à sensibilidade humana no processo de compra.

A automação veio para nos ajudar, e esse é um fato, mas não substitui o contato humano (e nem deve ser implementada com esse propósito).

Um vendedor experiente saberá a forma de cativar o cliente na hora de apresentar a sua solução, ao mesmo tempo em que o chabot acelerou a fila de pré-atendimento. Ou seja, o trabalho conjunto foi favorável a estratégia. 

O segundo motivo está relacionado aos interesses.

Hoje em dia, é muito comum observar que o tempo é cada vez mais valioso para as pessoas, no momento da compra isso não é diferente. O cliente espera por rapidez e agilidade – que a automação oferece – todavia ainda existe uma parcela que prefere o atendimento humano.

Por se tratar de uma tecnologia que usa inteligência artificial, o bot pode, literalmente, aprender com essas situações e saber o momento de fazer o direcionamento dos chamados.

Essa abrangência que o chatbot oferece te ajuda a melhorar a experiência dos seus clientes e fazer com que eles queiram ter recorrência em utilizar seus produtos.  

2 – Experiência do cliente

Customer Experience ou experiência do cliente é o nome que se dá para o conjunto de percepções e impressões que um consumidor possui sobre uma determinada empresa após interagir com ela. 

Por esse motivo, é indispensável  ter o seu cliente como prioridade.

Os chatbots funcionam como uma ferramenta complementar, oferecendo agilidade e eficiência na comunicação das empresas em conjunto com o trabalho e assertividade das equipes de vendas.

Portanto, seu time de atendimento também precisa se preparar para solucionar os problemas e responder às perguntas dos consumidores com qualidade e atenção.

O resultado dessa união, certamente, é a satisfação do seu cliente.

Vale ressaltar que 61% dos consumidores afirmam que ser bem atendido é mais importante do que o preço ou qualidade do produto.

Além disso, 7 a cada 10 consumidores dizem que pagam mais caro para fazer negócios com uma empresa que oferece um ótimo serviço de atendimento. 

Viu só? 

As pesquisas mostram que nossas dicas estão certas e que você, gestor, não pode ficar de fora. 

3 – Taxa de conversão

Na Black Friday, é comum que o público se sinta meio perdido diante da quantidade de ofertas anunciadas.

Por esse motivo, os chatbots ao permitir fazer seleção das promoções desejadas configura-se como auxílio para a tomada de decisões dos consumidores, gerando um aumento na taxa de conversão para as empresas.

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E aí, quer outra dica?

Pois bem, nossa sugestão é que você aposente as estratégias genéricas de branding e aposte na personalização. 

Expectativas para a Black Friday

Acabamos de sair de um período conturbado para economia mundial, principalmente para o Brasil: a pandemia do novo coronavírus. 

Nessa mesma data, no ano passado, estávamos passando sérias e necessárias restrições de circulação, o que levou ao decrescimento da economia brasileira.  

A partir dessa nova movimentação, o comércio online cresce mais do que o esperado e no ano passado aumentou 41% em seu faturamento em vendas. 

Dentro desse cenário, a Black Friday em 2020 também trouxe resultados animadores e apresentou cerca de R$7,72 bilhões em lucro operacional.

Dito isso, vimos que o balanço do ano passado foi positivo e talvez esse seja o motivo que leva 71% dos brasileiros a terem intenção de compra para a Black Friday de 2021, segundo um estudo da Méliuz, startup de cashbacks. 

Essa mesma pesquisa fornece outros tipos de informação, como por exemplo: os critérios que os consumidores levam em consideração na hora de tomar sua decisão de compra. 

Para 60,7% das pessoas, o melhor preço é o principal critério para efetuar uma compra, seguindo de incentivos comerciais como por exemplo: o cashback e os cupons de descontos, com 13,4%. 

Vale ressaltar que a reputação da empresa é decisiva para 6,5% dos consumidores e, certamente, uma melhoria na operação de atendimento é essencial para esses dados. 

Melhorias em atendimento… te lembra alguma coisa?

E isso mesmo! o uso de chatbot na Black Friday e facilidade na hora de obter informações é uma das suas ferramentas para fidelização.    

Como melhorar ainda mais seus rendimentos na Black Friday 

Bom, esse texto foi feito exclusivamente para te apresentar a real importância do uso de bots, principalmente em aplicativos de mensagens instantâneas.

No entanto, ainda podemos ressaltar outros métodos e ferramentas que sua empresa pode utilizar para esse tipo de situação. 

Você já ouviu falar na estratégia omnichannel

Basicamente, o omnichannel é o nome dado para um plano de ação que une o mundo online com o offline.

Dessa forma, você integra todos os seus canais de comunicação corporativos em um único lugar e independente de onde seu cliente tenha realizado a compra. 

Ou seja, se ele comprar na loja física ou na loja virtual, o tratamento e a condução dessa transação será a mesma. 

Além disso, esses canais podem ser programados entre si, ou melhor dizendo, você pode colocar os bots também e agilizar todo o seu atendimento.  

Uma comunicação interativa é exatamente o que as empresas estão buscando atualmente. 

E esse tipo de comportamento é o resultado da era das transformações digitais que estamos vivendo. 

Vale ressaltar que o futuro promete ainda mais melhorias e desenvolvimento da inteligência artificial e com isso você não pode ficar de fora dessa, ok?

Considerações

Os chatbots vieram para ficar e o uso desse recurso na Black Friday por grandes empresas como Magazine Luiza, Uber, Burger King e outras, mostra como seu resultado é assertivo. 

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Até a próxima!

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