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usuário usando click to call no celular
Leandro Campos

Leandro Campos

Click to call: entenda o seu papel na taxa de conversão

Click to call: entenda o seu papel na taxa de conversão
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Na busca incessante de novos clientes para suas lojas virtuais, cada vez mais anunciantes estão descobrindo o formato chamado click to call.

Esse modelo de anúncio vai na contramão da maioria das campanhas de links patrocinados, que normalmente têm o foco na conversão em vendas no site, levando o usuário a interagir com outra pessoa por meio de chamadas de voz ou de vídeo.

O que o click to call tem para contribuir com o aumento nas taxas de conversão e das vendas na web? Vamos, primeiro, definir o click to call.

O que é click to call?

A tradução do inglês click to call seria algo como “clique para ligar” ou “clique para chamar”. O nome está relacionado a vários tipos de anúncios que podem ser feitos, mas a princípio se refere a uma modalidade de link patrocinado do Google AdWords.

O seu diferencial é permitir que seja feita uma ligação telefônica a partir de resultado de pesquisa patrocinado na página de buscas do Google, sendo direcionado exclusivamente para usuários de dispositivos móveis.

No AdWords, também existem as extensões de chamadas, que são telefones de contato mostrados junto a anúncios de texto e que se tornam clicáveis quando exibidos em telas de dispositivos como os smartphones.

Anúncios de outras plataformas também permitem utilizar funções de click to call, inclusive como links em sites e banners, direcionados para usuários de computadores desktop, usando tecnologia VoIP ou telefonia na nuvem.

De qualquer forma, o termo é abrangente e pode se referir a diversas técnicas para colocar uma pessoa em contato com um profissional de vendas, suporte ou outra área relevante para cada situação.

Como funciona?

Basicamente, o anunciante insere a informação do número de telefone que deve receber as chamadas. É comum segmentar esse tipo de publicidade apenas para usuários de smartphones, mas pode ser direcionado também para qualquer dispositivo com um navegador atual, como os computadores desktop.

Quando um usuário faz uma pesquisa relacionada aos termos definidos pelo anunciante ou navega por um site dentro da segmentação desejada, o anúncio ou link surge na tela. Se houver interesse, o potencial cliente toca (ou clica) no número de telefone ou no link do anúncio, iniciando uma chamada.

O click to call também pode ser colocado direto em uma página da web, como sites institucionais, e-commerces e blogs, por exemplo, além de e-mails e banners. Existem serviços que possibilitam a chamada gratuita para o usuário, com tarifas reduzidas para os anunciantes, filtros contra números indesejados, monitoramento de chamadas e integração com sistemas de CRM, entre várias outras funções bastante úteis.

O click to call é uma excelente ferramenta para conversão de clientes, como veremos a seguir.

Como aumentar as vendas com o click to call?

Antes de qualquer coisa, é preciso garantir um atendimento de qualidade para converter os clientes. O click to call leva o usuário a um contato direto com seu atendente, de forma que é preciso simpatia, agilidade e objetividade para tirar rapidamente suas dúvidas e concluir as vendas com sucesso.

Vale a pena ofertar condições especiais como parte de uma negociação feita ao vivo. Nas páginas do seu e-commerce, um número de telefone pode ser uma luz para orientar os visitantes mais indecisos.

Ajude o consumidor a se sentir mais seguro para tomar a decisão de compra. Dê a ele informações relevantes, mostre interesse e tranquilidade ao longo da conversa. E, claro, quando a ligação tiver como objetivo resolver um problema, faça de tudo para resolvê-lo. Os clientes amam quando são bem atendidos!

A funcionalidade click to call tem tudo para aumentar as conversões da sua loja virtual. Quer saber mais sobre esse assunto? Assine a nossa newsletter e seja notificado sobre novas publicações aqui no blog!