Alessandra Oliveira

Alessandra Oliveira

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on reddit
Share on email

Como expandir seu negócio utilizando VoIP

Não há nada mais gratificante do que, além de idealizar um negócio, vê-lo colher bons resultados. Mas chegar ao sucesso requer muito trabalho duro e dedicação. É necessário estudar o mercado, montar e treinar uma boa equipe, ficar de olho em métricas importantes para seu segmento e equilibrar bem suas finanças para saber como continuar investindo corretamente sem prejudicar sua empresa.

E por falar em investimento, se você pretende crescer e gerar mais visibilidade para o seu empreendimento, nada melhor do que investir em tecnologia. São muitos os avanços tecnológicos que podem ajudar sua empresa a alcançar posições de destaque no mercado. E um dos mais importantes é a telefonia virtual, o VoIP.

Se você pretende expandir territorialmente seu negócio e encontra muitas barreiras físicas para oferecer seu produto para outros estados, o VoIP pode ajudá-lo a transpor esse limite. Quer saber como? Continue a leitura e saiba o que a telefonia virtual pode oferecer à sua empresa.

O que é o VoIP?

A sigla em inglês que significa Voice over Internet Protocol; e traduzido como voz sobre protocolo de internet, é uma telefonia em plena ascensão mercadológica. Mesmo já sendo notória a sua consolidação como tecnologia presente em grandes empresas, o VoIP está em constante evolução.

E isso porque é uma telefonia que funciona por meios virtuais. Ele transforma a voz analógica em dados digitais que são transmitidos através da internet. Se não conseguiu entender, vou te dar um exemplo simples e prático para que entenda o que é o VoIP e como funciona. Ele está presente em aplicativos que você deve utilizar rotineiramente. 

Sabe a ligação que você faz para falar rapidinho com um contato pelo seu WhatsApp ou pelo seu Skype? Pois então, é VoIP! Agora ficou fácil entender a dinâmica, não é mesmo? Com isso em mente, fica melhor entender como funcionam as operadoras de VoIP.

Como utilizar o VoIP?

Como explicamos, para utilizar essa tecnologia, basta ter uma boa conexão com a internet. O VoIP pode ser utilizado através de diversas ferramentas como telefones celular, fixo, PABX virtual, telefone IP, computador. 

A maneira mais fácil de utilizar essa tecnologia é por smartphones, computadores e outros dispositivos conectados à internet. Você só precisa instalar o software apropriado, ter um headset ou microfone e já está apto a realizar suas chamadas. O PABX virtual e o telefone IP já foram idealizados com base na tecnologia VoIP, portanto basta instalá-los para poderem ser utilizados.

Se você quiser utilizar seu telefone fixo para fazer ligações com a tecnologia VoIP, também é possível. Você vai precisar de um dispositivo chamado ATA. O Adaptador Telefônico Analógico é um conversor que transforma sinal analógico em digital permitindo que você conecte seu aparelho convencional à uma conexão de internet.

Você deve gostar também:  O que é CRM?

Como o VoIP ajuda sua empresa a se expandir

Agora que você já sabe o que é o VoIP e como pode utilizá-lo, você deve estar curioso para saber como ele pode ajudar seu empreendimento a crescer. E são muitas as respostas para essa questão. Vamos começar com a facilidade que o VoIP tem de quebrar barreiras físicas para o seu negócio.

1. Número virtual – DDD local

Com o número virtual o seu negócio pode chegar a qualquer localidade e vou te explicar como. Vamos imaginar que o local físico de sua empresa seja em Maringá, no estado do Paraná, e que você queira expandir suas vendas para o estado de Minas Gerais. 

Um grande empecilho para seus clientes e distribuidores seria a comunicação. Se você vende um produto ou serviço com um grau elevado de complexidade, que necessite de suporte frequente, muitos vão desanimar de consumir justamente por ter que fazer ligações a longa distância.

Mas com o número virtual, você pode ter sua sede no Paraná e fornecer ao seu cliente um número com um DDD do estado de Minas Gerais. Assim, seu cliente paga apenas o custo de uma ligação local. E essa é uma maneira ótima de expandir seu negócio e ainda proporcionar uma identificação regional com seu cliente, dando a ele mais segurança.

2. Número virtual – 0800 ou 4003

Você também pode fornecer os números 0800 e 4003 para receber chamadas. Toda empresa que quer ser referência em atendimento ao cliente, tem pelo menos um desses números disponível. Sinônimos de credibilidade, esses números são muito utilizados por empresas que atendem várias cidades do país. Assim, é mais prático fornecê-los do que ter um DDD local para cada cidade com a qual sua empresa tiver relações de mercado.

A principal diferença entre o número 0800 e o 4003 é que no primeiro, sua empresa arca com todo o custo da ligação e o cliente faz a ligação gratuitamente. No segundo caso, do 4003, o cliente paga apenas o custo de uma ligação local.

Ambos são excelentes para que seu negócio alcance diversas cidades do país, sem se deslocar do local de sua sede física.

3. Economia para investir

O diferencial do VoIP é a economia que ele é capaz de gerar em relação à telefonia. As taxas são menores que as geradas pela telefonia convencional. Dessa forma, oferecer números 0800, 4003 e DDD local, fica bem mais barato na telefonia virtual. A economia gerada, ao ser comparada a outros tipos de operadoras, é de até 70%.

Além da economia mais evidente se seu plano é expandir seu negócio para outras cidades e estados: você não precisa montar sedes ou transferir sua empresa para outro local. O VoIP dá à sua empresa o poder de atender todo o país sem você sair de sua cidade. E tudo isso a um ótimo preço.

Você deve gostar também:  9 práticas definitivas para reduzir a conta de telefone na sua empresa

E é justamente essa economia que você pode converter em investimentos para mais recursos. Fazendo assim, com que sua empresa cresça cada vez mais e fique em evidência no mercado. O VoIP ainda permite que você automatize suas rotinas, otimizando o tempo e gerando ainda mais economia. Acesse esse artigo para saber mais sobre automação.

Agora você já conheceu os principais meios do VoIP que ajudam sua empresa a alcançar cidades de todo o país. E você já sabe como expandir seu negócio sem se preocupar em mudar sua empresa de lugar. Só falta você falar com um de nossos consultores para saber como mudar hoje mesmo a sua telefonia para a Nvoip.

Na Nvoip você contrata esses serviços sem burocracia ou contratos de fidelização. Fácil de usar e simples de aderir. Estamos esperando por você para levar sua empresa ao próximo nível. Vamos lá?

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email