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5 passos para uma boa pesquisa de satisfação

Saber o que o cliente achou sobre os aspectos de sua empresa, desde o primeiro contato até a qualidade do seu produto ou serviço, é algo em que você precisa prestar atenção. Construir boas pesquisas de satisfação, te ajuda a melhorar pontos chaves do seu empreendimento.

Se você quer saber como elaborar e aplicar de forma efetiva esse tipo de pesquisa com seu consumidor, continue a leitura pois vamos te ajudar a dar mais esse passo para o sucesso de sua empresa. Vamos lá!

A pesquisa de satisfação

Uma das primeiras preocupações de uma empresa que busca oferecer um bom atendimento e excelentes produtos deve ter, é a de receber um feedback dos clientes. E nada mais prático do que realizar uma pesquisa de satisfação para conseguir saber o que seu consumidor está achando e assim realizar melhorias. 

Com a pesquisa de satisfação é possível saber qual o tipo de experiência que suas entregas estão proporcionando aos clientes. Por ela a sua empresa é capaz de medir desde a eficiência do atendimento da empresa até a qualidade dos produtos ou serviços prestados. 

E essa, sem dúvidas, é a melhor maneira que você tem para medir a eficiência do atendimento da empresa. Através das respostas obtidas, você consegue pensar em como criar meios para fidelizar clientes e criar oportunidades de negócio. Além de encontrar problemas e alinhar expectativas do seu empreendimento.  

É comum que muitas pessoas não respondam a esses questionários. Muitos os acham demorados e até chatos, então acabam optando por ignorá-los e não respondê-los. E a maioria não entende o impacto positivo que uma pesquisa de satisfação pode causar. 

Em plena era do relacionamento com o cliente, se faz necessário pensar em estratégias para que se possa ouvir o que seu consumidor tem a dizer. Então é importante que você faça com que ele dialogue com sua empresa.

E como fazer isso, se os clientes não querem responder seus questionários? Esse é o grande ponto, não é mesmo? Você precisa focar em qual o melhor método de pesquisa de acordo com a persona que costuma adquirir seus produtos e serviços. Alguns pontos podem ajudá-lo nesse momento, e é justamente sobre isso que vamos falar agora.

1. Questionários objetivos

Um dos fatores que faz com que as pessoas desistam de participar das pesquisas de satisfação, é o fato delas serem demoradas. Você já deve ter se deparado com uma pesquisa que tinha mais de uma página de questões a serem respondidas, não é?

Imagino que você tenha feito o que a maioria das pessoas fazem: desistido. Quando você inicia um questionário de uma empresa que você se sente satisfeito, você realmente tem a intenção de avaliá-la para demonstrar sua satisfação. Mas a página 2 do questionário te desanima.

Portanto, por mais que você queira saber qual o dia da semana que seu consumidor acha que seu produto tem um desempenho melhor, contente-se em perguntar “qual o seu nível de satisfação com o produto?”, por exemplo.

Seja sempre objetivo. Pergunte se o cliente está satisfeito, se teve dificuldades, se indicaria para outras pessoas. Nesse caso, menos é mais. Quanto menos perguntas, mais clientes vão responder.

2. Perguntas pertinentes

Nesse caso, você precisa ouvir primeiro a sua equipe. São eles que, antes de todos, conhecem os pontos fortes e fracos do que você oferece aos consumidores. Então, escute-os para que você possa formular suas perguntas das pesquisas de satisfação.

Além de objetivo você precisa focar em fazer as perguntas certas para que funcione perfeitamente o seu formulário. Converse com seu suporte e equipe de atendimento, certamente eles poderão te ajudar nesse passo. Saber o que perguntar é essencial nesse processo.

3. Melhor modelo para o seu tipo de negócio

Outro fator importante é saber qual modelo de pesquisa de satisfação você deve utilizar. Ofereça modelos variados, inclusive. Se seu cliente costuma ir até sua loja física, você pode disponibilizar formulários em papel, com uma caixinha ao lado. Você também pode ter um QR code acessível em algum local de sua loja.

Claro que alguns clientes vão preferir responder ao questionário diretamente no site. Você também pode solicitar os dados de seus consumidores e enviar por redes sociais ou por ligações interativas.

Tudo depende do tipo de negócio que você tem e qual o perfil do seu cliente. Quanto mais específica a persona do consumidor, mais provável que você consiga enviar a ele um formulário pelo meio que ele se sente a vontade de responder. Garantindo assim uma alta taxa de sucesso nas respostas de suas pesquisas.

4. Escolha as ferramentas certas

Para complementar todos os pontos anteriores, saber qual a ferramenta correta para aplicar esses questionários também precisa ser pensado com igual cuidado. De acordo com a escolha da ferramenta, você é capaz de simplificar todo o processo de aprendizagem que sua empresa vai adquirir com essa experiência.

A pesquisa de satisfação pode ser aplicada por diferentes ferramentas. De acordo com o modelo que pretenda adotar, existem ferramentas capazes de fornecer a tecnologia necessária para o bom funcionamento do método escolhido.

Trazendo o exemplo para o VoIP; você pode aplicar questionários através de torpedos de voz interativos. Você cria a mensagem em sua plataforma, solicita ao cliente que selecione as opções de acordo com o nível de satisfação, e pronto! Prático, fácil e ágil. Tudo o que sua empresa e seu consumidor precisam.

5. Automatize suas pesquisas de satisfação

Automatizar suas pesquisas é o próximo passo se você chegou até aqui. Se você pretende melhorar sua avaliação de uma maneira rápida, inteligente e eficiente, a automação é a solução mais indicada. É um modo de facilitar a rotina de atendimento e ter economia. Com os disparos em massa de sua pesquisa, você atinge um grande número de consumidores, sem precisar ocupar sua equipe com mais essa tarefa.

No mercado, existem inúmeras ferramentas que prometem automatizar, não só o atendimento, mas também a pesquisa de satisfação. A Nvoip compreende essa necessidade e oferece um serviço totalmente automatizado que permite a gravação de mensagens de áudio para realizar perguntas aos clientes. 

O processo é muito simples e você já deve ter passado por essa experiência. Basta oferecer opções para que os clientes possam selecionar ao final do atendimento recebido. Por exemplo: “Sua solicitação foi atendida? Tecle 1 para sim ou 2 para não”. 

Assim você oferece aos clientes opções pré-definidas para que eles possam escolher de maneira objetiva as alternativas disponibilizadas e ainda obtém as respostas diretamente em seu sistema. O que facilita, em muito, a análise dos dados para que você possa melhorar seus serviços.

Utilizando o questionário de forma correta é possível alavancar os resultados da empresa, uma vez que encontramos um problema com antecedência, conseguimos prever impactos futuros e realizar ajustes para que futuramente esses problemas não impactem negativamente o negócio. 

E aí, gostou dessas dicas? Fique ligado aqui no blog pois vamos trazer mais dicas úteis sobre as pesquisas de satisfação. Nos siga nas redes sociais para ficar sempre por dentro das novidades. E se você e interessou por nosso serviço e quer conversar com um de nossos colaboradores, clique aqui e fale conosco agora mesmo!

Alessandra Oliveira

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