Funil de lead telefônico
Lisandra Queiroga

Lisandra Queiroga

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Lead telefônico: como gerar e tratar?

É comum quem ache as ligações inúteis em meio a tantas novas tecnologias. Mas, na verdade, elas ainda surpreendem na geração de lead telefônico, afinal o smartphone está sempre ao nosso alcance. 

Sair vitorioso em uma nova negociação traz sempre uma satisfação. Nesse artigo vamos te mostrar como um lead telefônico, que apresenta alta taxa de conversão, pode tornar essa sensação cada vez mais constante para seus vendedores. 

Você já pensou em mudar a forma como nutre seus leads? Tratar e gerar lead telefônico ao invés de por e-mail pode impulsionar suas vendas e mudar seu negócio. 

O que é lead telefônico 

No marketing digital leads ou potenciais clientes, são pessoas que fornecem seus dados e contatos em troca de alguma oferta de valor. Em um lead telefônico, o contato fornecido é um número de telefone para que essa oferta de valor seja feita através de uma ligação.

É a partir dos leads que uma marca consegue uma rede de contatos qualificados, guia pessoas a conversões (compras ou adesões) e amplia relacionamentos. 

Assim, o interesse está tanto na empresa quanto no lead. E a daí para frente basta oferecer um bom material. Além de, depois, nutrir de forma inteligente aquele lead telefônico para transformá-lo em cliente. 

Porque gerar leads telefônicos 

O mundo digital nasceu para facilitar as coisas. E não é diferente com as ações de marketing, mas o lead telefônico pode ser um indicador altamente poderoso pra você.  

As taxas de respostas, por exemplo, têm um índice bem maior por telefone do que através de formulários, fornecidos através de lead e-mail. Esses, muitas vezes, nem são recebidos. Além do que, contato por telefone têm o benefício do imediatismo e, por isso, maior poder de conversão. 

Uma outra vantagem do lead telefônico é a qualidade. Os clientes que ligam estão mais motivados a fazer negócio e, por isso, tem mais qualidade em relação aos leads online. Um estudo demonstra que o lead telefônico converte até 10x mais. 

Como gerar leads telefônicos 

A melhor forma de gerar leads vai depender de vários fatores relacionados ao seu negócio. Principalmente, a velocidade com que você quer/precisa gerar de receita. Além de quanto tempo você ou sua equipe podem dedicar em cada uma das formas, e o orçamento para isso. 

Uma das formas mais efetivas de gerar leads atualmente é, como já mencionado, através do lead telefônico, incluindo click o call. Essa ferramenta é um canal de ligação do lead telefônico direto com o atendente. Esse tipo de conexão é importante. Especialmente para aqueles que não abrem mão da chamada telefônica para realizar qualquer tipo de negociação. 

Em resumo, o click to call é uma função na qual o cliente preenche um campo com o seu número de telefone. Em seguida, a ligação click to call é realizada, mas a empresa é quem retorna à ligação, e também é quem paga por ela. 

click to call é uma excelente ferramenta para conversão de lead telefônico. Mas é preciso estar atento a qualidade no atendimento, ter simpatia, agilidade e objetividade para sanar rapidamente as dúvidas de seu lead. 

Como qualificar um lead telefônico 

qualificação do lead telefônico é um processo de identificação de quem está realmente interessado em um serviço/produto da sua empresa. Afinal, um alto número de leads, não necessariamente significa que todos eles vão ser convertidos, e assim vai ser gerada uma grande receita através deles. 

Com a qualificação é possível identificar quais leads telefônicos estão prontos para o time de vendas. Ou seja, a sua qualificação vai definir os caminhos a serem seguidos para chegar na conversão.  

Nem toda ligação gera uma oportunidade de venda. Mas através dela é possível extrair informações que ajudam a compreender melhor a necessidade do consumidor. Com isso, a maioria dos esforços são despendidos para leads que apresentam maior maturidade para realizar a compra. 

Essa qualificação é dividida em três categorias de leads: aqueles com grande potencial, ou seja, alta intenção de compra. Os com médio potencial, são aqueles que ainda não tem alta intenção de compra, mas estão no caminho e podem chegar lá. E por último os com baixo potencial, ou que dificilmente vão converter. 

Com base nos resultados da qualificação, é possível iniciar o processo de nutrição dos leads. Já com os leads de baixo e médio potencial, o ideal é continuar a nutri-los com informações relevantes que mostram que sua empresa é referência no assunto.  

Com a nutrição, você ajuda o lead a caminhar dentro das etapas do funil de vendas.  

Como nutrir leads telefônicos 

Nutrição de leads é a ação de construir e manter uma relação com os seus leads telefônicos. Mesmo que (e principalmente quando) esses contatos não estão no momento para fechar a compra. É preciso que sua empresa se mantenha presente e útil na vida deles. 

Quando o lead telefônico chega até seu time comercial, é a hora de desenvolver o atendimento para gerar maiores conversões. Nesse momento as análises de gravações telefônicas podem mudar tudo, pois você pode apurar dados nas ligações da sua empresa.  

Dessa forma é possível identificar oportunidades de vendas e extrair informações que vão auxiliar no momento de treinar o time comercial. Além de analisar o atendimento e abordagem do seu time e otimizar a experiência de compra.  

E através dessas informações, extraídas da ligação telefônica, que também é possível realizar a qualificação do lead telefônico

Como mensurar lead telefônico 

Apesar de ser um canal offline, o lead telefônico também está conectado às suas ações de marketing digital. Sendo assim, ele pode ser mensurável como qualquer canal online.  

Acompanhar seus leads telefônicos te ajudam a otimizar seus processosMesmo utilizando plataformas de automação de marketing, gerenciar e nutrir leads online é um processo desgastante e traz pouco resultado.  

Na gestão de leads telefônicos é possível conhecer de onde vêm os leads mais quentes. E dessa forma saber como convertê-los e até definir estratégias para conversão. 

Seu lead foi convertido? As estratégias não devem parar por aí. Saiba da importância de um customer success para a constante satisfação de seu cliente nesse artigo. 

Conclusão 

Espero que tenha ficado claro da importância que o lead telefônico pode ter em sua empresa. Afinal ele é extremamente eficiente para a conversão. Apesar dos consumidores interagirem mais com as marcas pela internet, a ligação traz um toque pessoal que complementa o processo de marketing digital. 

Aposto que a implementação de lead telefônico vai trazer possibilidades ainda maiores para o seu negócio decolar. E aí, gostou de nossas dicas? Que tal ler sobre atendimento aos clientes para que eles fidelizem cada vez mais? Boa leitura! 

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn