Alessandra Oliveira

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Como implementar Inside Sales em sua empresa

O Inside Sales é um processo utilizado por empresas para realizar vendas remotas. Hoje, cerca de 30% das vendas são feitas dessa maneira na maior parte das corporações. E embora muito confundida com telemarketing, vendas internas têm um conceito bem diferente.

Se você pretende ter mais sucesso com suas vendas, aproveitando a vantagem de possuir clientes já inclinados a comprar seus produtos, nesse artigo vamos te ajudar a entender esse método, como utilizar suas estratégias e implementá-lo em seu negócio.

Agora é só aproveitar a leitura. Vamos lá?

O que é Inside Sales? 

Assim como diz o nome, traduzindo literalmente, o método conhecido como inside sales são as vendas internas, não presenciais, que sua empresa realiza. 

O intuito é oferecer ao seu cliente uma estrutura de vendas ágil e eficaz utilizando a tecnologia para marcar reuniões à distância com um time preparado para atender suas reais necessidades. 

E isso feito de modo que você consiga proporcionar uma ótima experiência ao consumidor ao mesmo tempo que mantém a operação a baixo custo.

Essa dinâmica se torna possível porque no inside sales você tem o objetivo de vender para o seu cliente que já passou por toda a jornada do consumidor, adquiriu o seu produto e está qualificado e suscetível a ser fidelizado através de novas sugestões de compra.

E é por já ter um consumidor tão bem definido e consciente, que se aumenta a possibilidade da sua venda ser bem sucedida. Uma excelente maneira de se economizar com deslocamentos para visitas externas, além  de poupar o tempo de seus colaboradores. 

Você consegue realizar esse contato de dentro da sua empresa por telefone, e-mail, torpedos e o que mais você puder dispor de recursos de comunicação.

Inside Sales é telemarketing?

Essa é uma questão recorrente e a sua resposta é não. Ao contrário do inside sales, o telemarketing é um modelo de vendas por telefone bem diferente. No telemarketing busca-se vender um produto a uma lista aleatória de pessoas, como uma pescaria em um mar aberto.

Enquanto isso, no modelo de vendas do inside sales, as vendas são baseadas com foco em um perfil de cliente específico. 

Antes da ligação, o vendedor analisa se o produto é realmente necessário e vai ajudar o cliente. Também personaliza a maneira como irá abordá-lo de acordo com o horário que o cliente disponibilizou para atendê-lo. Tornando-o, assim, um convidado para uma conversa comercial e não um inconveniente, como é muitas vezes com o telemarketing.

Outside Sales e Field Sales

O inside sales veio justamente para se opor diretamente ao método de outside sales, field sales. Nesse modelo de abordagem de vendas, o consultor precisa ir até o cliente para tentar fechar o negócio, realizando reuniões presenciais. 

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Mas mesmo que as nomenclaturas sejam opostas e representem modos de vendas diferentes, eles se complementam perfeitamente em uma ótima estratégia. 

Depois de ir a campo e tentar realizar a venda externa, o consultor já tem mais conhecimento sobre seu cliente e possui informações valiosas do perfil do consumidor. Abrindo assim um caminho grande de possibilidades para o inside sales funcionar perfeitamente.

Do mesmo modo, a venda pode começar em um inside sales e precisar de um outside sales para demonstrar um produto e assim fechar a venda.

Inside Sales em sua empresa

Agora que já sabemos o que é e o que não é inside sales, precisamos ter bem definido alguns pontos para que essa estratégia de vendas funcione em todas as etapas.

Ter bons equipamentos não é o suficiente.Também é necessário investir e preparar bem sua equipe de vendas. Esteja sempre atento à estrutura que você oferece aos seus vendedores para que tudo funcione perfeitamente.

Montando o perfil do cliente

Para o sucesso do Inside Sales, o mais importante é conhecer o perfil do seu cliente. Foque em descobrir como foi a jornada dele até chegar à sua empresa, quais suas preferências e qual a melhor estratégia de abordagem para fechar o negócio com sucesso. 

Saiba quais meios de comunicação seu cliente prefere utilizar para encontrar produtos; se compra através de contato telefônico, por sugestões na internet, conversas no chat ou reuniões por vídeo. Saber como o cliente se sente melhor ao ser abordado já é um passo importante para obter êxito.

Se você utiliza telefonia VoIP, por exemplo, integrado a um bom CRM (Customer Relationship Management) é possível ter todas essas informações facilmente encontradas em relatórios disponíveis em suas plataformas.

Treine sua equipe de vendas

A abordagem ao cliente de inside sales deve ser o mais personalizada possível. Treine bem a sua equipe para conseguir realizar esse contato de forma bem humanizada, para que o consumidor perceba que possui uma relação íntima com sua empresa. Que você o conhece e sabe o que ele precisa.

Estruture toda a sua equipe, seja ela de campo ou não, para que ela trabalhe sempre em conjunto e sua empresa possa obter os melhores resultados. 

Elabore manuais para serem materiais de apoio com conceitos que sirvam para que seus colaboradores consigam dominar todas as técnicas de vendas. O estudo para vendas é fundamental.

Defina os cargos e funções dos vendedores, em quais áreas vão atuar, e tenha uma equipe de vendas mais eficiente e ágil, pronta para atender e converter suas vendas.

Invista em tecnologia

Para funcionar com maestria o que falamos até agora, tudo depende de ter as ferramentas certas para realizar os processos de vendas. 

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Ofereça uma infraestrutura variada para que tanto seus colaboradores quanto os clientes, possam escolher quais as melhores maneiras de terem esse contato.

Os chats estão em alta. Se o cliente foi até o seu site, ele já possui o interesse em seu produto. Ter um chat online para abrir a comunicação é um ótimo investimento.

Disponibilize também aos seus colaboradores um número empresarial de WhatsApp, mantenha os canais de comunicação de suas redes sociais ativos pois temos uma geração nova de consumidores que preferem interagir por esses meios.

E, claro, temos o bom e velho telefone. Por mais que existam muitos outros meios de se comunicar, a ligação continua sendo um clássico das vendas inside sales. A telefonia VoIP oferece a você a qualidade que você precisa a custos baixos, gerando economia ao mesmo tempo que cria um padrão.

Além disso, com o VoIP você ainda tem a possibilidade de enviar torpedos de voz interativos que poupam ainda mais o tempo da sua equipe. Com o torpedo de voz interativo você apresenta o produto que acha que atende a necessidade do seu lead e oferece a possibilidade de falar com um colaborador. Assim, se o cliente teclar a opção para saber mais e falar com o vendedor, a possibilidade de fechar a venda é muito maior.

Essas são algumas sugestões para que você utilize o inside sales em sua empresa e tenha sucesso. Na Nvoip podemos te ajudar a implementar o sistema VoIP com autonomia a um baixo custo. Simples de usar e simples de aderir. Fale com um de nossos colaboradores se quiser saber mais sobre planos e serviços.

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