Alessandra Oliveira

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Como o VoIP ajuda as estratégias da sua equipe de vendas

A cada dia está mais claro como a telefonia VoIP é capaz de impulsionar seus negócios e dar agilidade e praticidade ao seu atendimento. Além de ser uma excelente maneira de economizar com telefonia, o VoIP ainda é capaz de aumentar a produtividade da sua equipe de vendas.

Sua empresa já deve ter estratégias prontas para todas as etapas de uma venda, não é mesmo? Mas saiba que o VoIP pode amplificar os resultados que você já vem obtendo ou pode até te surpreender com novas técnicas que seu negócio pode aderir. 

Neste artigo você vai entender um pouco mais sobre como a telefonia virtual e seus recursos podem agir positivamente nas estratégias de vendas de sua equipe. Tudo feito com agilidade e facilidade que o VoIP oferece. E aí, preparado para saber mais sobre o assunto? Então se ajeite aí na cadeira e aproveite a leitura!

A praticidade do VoIP

O VoIP surgiu na década de 90 e, por limitações das redes de internet da época, foi pouco utilizado. Hoje, com o avanço tecnológico e mais velocidade das redes, o VoIP se consolidou como principal telefonia de empresas que focam em crescimento e expansão. 

Ele funciona da seguinte maneira; a voz que é captada, é transformada em dado digital e transmitida através da internet. Por isso, para o bom funcionamento e a ótima qualidade em ligações que essa telefonia oferece, é imprescindível dispor de uma boa conexão com a internet.

E é justamente esse caráter tecnológico, de estar conectado à redes de internet, que faz com que o VoIP ofereça recursos e ferramentas que nenhum outro tipo de telefonia consegue proporcionar. Recursos esses que auxiliam as equipes de atendimento de sua empresa a alcançarem excelência e destaque no mercado.

E quais são as vantagens que podem ser utilizadas para ajudar a alavancar suas estratégias de venda? É o que veremos a seguir!

Utilizando VoIP em estratégias de vendas

Se você trabalha diretamente com vendas sabe que existe uma máxima que diz que  “vender é uma arte”. E de fato deve ser tratada como tal. Vender é mais do que um número, mais que meramente oferecer preço por um produto. Vender é inserir valor a esse produto para que o cliente entenda que ele fará a diferença.

E para fazer essa diferença, sua equipe de vendas deve estar antenada em quais são as dores dos clientes para montar suas estratégias. E o VoIP pode ajudá-lo de muitas maneiras em todas as etapas da venda que incluem a pré-venda e o pós venda. Vamos ver alguns recursos!

1. Torpedo de Voz

O torpedo de voz ou URA reversa, se preferir, é um excelente recurso de automação de processos para dar agilidade ao seu contato com o cliente. Ele pode ser  automatizado para o disparo de ligações de acordo com uma programação prévia. Dando a oportunidade para que sua empresa possa escolher qual mensagem vai chegar para segmentos de clientes específicos. 

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É fácil montar uma estratégia de vendas com o torpedo de voz pois ele te dá muitas possibilidades de contato com o cliente. Seja para notificar, vender, lembrete de contas, convites e até mesmo felicitações, o torpedo de voz é a maneira mais prática de se comunicar com seu cliente poupando tempo e dinheiro da sua empresa.

Se você possui o cadastro de um lead em seu sistema, identificando suas preferências, você é capaz de enviar promoções e campanhas de produtos que se adequem ao gosto dele. Dessa forma, o torpedo de voz funciona como uma ótima ferramenta de pré-venda. 

Sua empresa pode enviar torpedos de voz com menus interativos que possibilitem ao lead falar diretamente com um atendente, caso tenha se interessado pelo produto oferecido. Assim, prático e rápido, você já converte o lead em cliente em um único disparo de mensagem.

E ainda existe a possibilidade do torpedo de voz agir no pós venda, enviando ao cliente uma pesquisa de satisfação, que explicarei no próximo item dessa nossa lista.

2. Pesquisa de satisfação

A pesquisa de satisfação é um ótimo recurso de pós venda. Com ela o seu negócio consegue identificar e melhorar pontos fracos e potencializar pontos fortes. Se sua empresa tem avaliações ruins sobre o seu atendimento de call center, por exemplo, é a hora de providenciar treinamentos para a sua equipe para dar mais qualidade a esse setor. 

Se o seu produto tem uma ótima avaliação de seus clientes, é o momento de você pensar em expandir sua linha de produtos. Ou mesmo expandir seu negócio territorialmente se o sucesso do produto for grande.

Todas essas informações, tão necessárias ao desenvolvimento de sua empresa, você consegue aplicando um simples questionários ao seu consumidor. A pesquisa de satisfação é uma ferramenta versátil e pode ajudar sua empresa a decolar no mercado. Sua equipe consegue identificar se a venda foi eficaz, se o produto atingiu as expectativas e como melhorar seus índices de sucesso.

Automatizando sua pesquisa de satisfação, você consegue distribuí-la de forma eficaz aos seus clientes e ainda poupa um tempo valioso de seus colaboradores nesse processo. Sem precisar realizar ligações posteriores ou alongar chamadas com clientes para aplicar o questionário. Com a automação, você dispara de uma vez só vários torpedos de voz para propagar sua pesquisa.

3. Integração a CRM

Falar sobre estratégias de vendas, também é falar em como surpreender o cliente de uma forma boa. Nesse aspecto o CRM ou Customer Relationship Management funciona bem. Com o VoIP você pode integrar sua telefonia a uma plataforma CRM e ter em sua tela todos os dados do cliente que estiver em chamada.

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Isso agiliza o processo de atendimento, e deixa o cliente satisfeito sem ter que responder às mesmas perguntas ou relatar todo o seu problema diversas vezes. E nós sabemos que cliente satisfeito compra mais, não é?

Com todo o histórico de compras e preferências do cliente na tela de seu colaborador, fica bem mais fácil oferecer produtos ou serviços que ele realmente vai se interessar. O CRM também é uma ferramenta importante para segmentar seus clientes e montar mailings eficazes, aumentando suas chances de êxito com seus disparos de torpedo de voz, por exemplo.

4. SMS

O nosso tão conhecido SMS também funciona como um ótimo chamariz no pré-venda. Com uma alta taxa de abertura, o SMS é muito mais eficaz que enviar um e-mail marketing, por exemplo. E, assim como o torpedo de voz, ele já leva à sua equipe de vendas um lead pronto para ser convertido.

Com o VoIP você programa disparos em massa para uma lista de clientes de acordo com suas preferências de compra. Rápido, simples e extremamente eficaz, o SMS é uma das soluções de mais baixo custo e com alto retorno que sua empresa pode utilizar como estratégia de venda.

O VoIP oferece vantagens sobre a telefonia convencional que o tornam indispensável às empresas que pretendem continuar crescendo e se destacando. E sua equipe de vendas só tem a ganhar com todas elas. Qualidade indiscutível, relatórios em tempo real, feedbacks de clientes e para sua equipe. E aí, quer aderir a essa tecnologia incrível? Fale agora mesmo com um de nossos colaboradores e conheça todos os benefícios que a Nvoip pode oferecer!

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