Alessandra Oliveira

Alessandra Oliveira

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on reddit
Share on email

Como o VoIP ajuda o seu home office

O início do ano de 2020 pegou todos nós de surpresa. Quando a maior parte das empresas se viu obrigada a operar em home office, houve um pouco de confusão e descontrole. Mas, aos poucos, o que era um tiro no escuro, acabou tornando-se algo proveitoso e até mesmo lucrativo.

Hoje, muitas empresas que não aderiram a esse modo de trabalho antes, agora estão começando a investir no home office. E tudo porque comprovou-se o quanto as empresas têm a ganhar com isso. E um do motivos dessa mudança para o trabalho remoto é o VoIP. 

Com essa tecnologia, além de manter uma qualidade impecável de atendimento, ela ainda é capaz de gerar uma ótima economia para o empreendimento. Você quer saber como o VoIP pode trazer bons resultados para a sua empresa em home office? Então continue a leitura e saiba mais.

O home office

Primeiro, vamos definir que home office é um modo de trabalho remoto. E embora a tradução literal implique que o trabalho seja executado de casa, não significa que o colaborador esteja de fato em seu domicílio. Qualquer local em que o colaborador acesse remotamente os dados da empresa para executar sua tarefa, é considerado home office.

Isso vale para quem está viajando, está em visita a cliente, em casa ou em cafés que disponibilizam também o serviço de internet, por exemplo.

Hoje o home office já não é mais um projeto futuro de várias empresas.  Esse modo de operar tornou-se indispensável para que seus negócios não parassem devido a pandemia do novo coronavírus Covid-19.

Com isso, o home office, que já estava atrelado à ideia de qualidade de vida, hoje significa segurança aos trabalhadores e produção eficaz às empresas. Unindo estes princípios básicos para o bom funcionamento do seu negócio, o trabalho remoto é um modelo operacional que merece o seu investimento.

Entenda o que é o VoIP

Ao contrário da complexidade da estrutura da telefonia convencional, que requer um cabeamento para que todos os telefones da sua empresa funcionem, o VoIP ou Voz sobre Protocolo de internet, transforma suas chamadas em dados virtuais que são transferidos pela internet. Sem fios.

É uma maneira eficiente de realizar suas ligações, sem a dor de cabeça das muitas manutenções que temos que nos preocupar em realizar ao usarmos a telefonia comum. Explicando melhor, o VoIP é uma tecnologia que permite a transmissão de voz por IP, os protocolos de internet. 

Isso significa que ele transforma os sinais de áudio analógicos, ou seja, a sua voz de uma chamada, em dados digitais. E esses dados digitais são transferidos através da Internet. Dando um exemplo prático de como funciona é só você pensar nas chamadas que costuma fazer através de aplicativos populares como o WhatsApp, Skype, Facebook Messenger e etc.

E este é o motivo do VoIP se encaixar tão bem em seu home office. Por dispensar a estrutura física, você pode acessar a tecnologia de qualquer aparelho desde que esteja conectado à internet.  Agora vamos lhe apresentar algumas das razões que fazem do VoIP a opção mais assertiva para o seu trabalho remoto.

Você deve gostar também:  Otimize o atendimento do seu Help Desk

1. Confira mobilidade à sua empresa

A nossa lista já inicia com o que há de mais importante no VoIP para o seu home office: a mobilidade! O VoIP permite que você utilize o sistema de qualquer lugar em que esteja, desde que possua acesso à internet.

Na Nvoip, por exemplo, você pode utilizá-lo por computadores, telefones celular, telefones IP, telefones fixo ou direcionar para o seu PABX. Desse modo, basta você fornecer à sua equipe em home office, os meios para que executem suas tarefas de onde estiverem, em segurança.

E aí você pode estar se perguntando: mas como eu vou fornecer ao meu cliente um número para ligar para a empresa, se cada colaborador está em um local? A resposta é o nosso próximo tópico!

2. Tenha um número virtual 

Outra vantagem do VoIP é oferecer à sua empresa, que precisa operar em home office, o número virtual único. O número virtual é um número de telefone vinculado a uma linha SIP (Session Initiation Protocol). É um número com funções comuns em que você faz e recebe chamadas do mesmo modo que recebe com um número convencional. 

Mas, claro, existem algumas vantagens que vão além do que você conhece sobre telefonia.

O que o difere é que ele recebe chamadas ou pode roteá-las para um número específico do usuário. Isso sem a necessidade de estar vinculado a uma linha telefônica comum. 

As chamadas para esse número são tratadas remotamente e encaminhadas de acordo com regras definidas pelo usuário. Ou seja, você pode manter um único número e atendê-lo de locais diferentes simultaneamente. 

Seus colaboradores em home office poderão, de suas casas, atender ligações destinadas à sua empresa. Ter um único número vinculado aos dispositivos dos operadores de sua empresa parece algo muito bom. 

Mas, agora, se a sua preocupação é sobre ter que alterar o seu número, já conhecido por seus clientes, da telefonia convencional para o do VoIP, não se preocupe mais. Acompanhe o próximo tópico.

3. Faça a portabilidade de seu número fixo para o VoIP

O VoIP permite que você faça a portabilidade do seu número fixo. Dessa maneira você pode continuar recebendo suas ligações sem precisar alterar o seu número, já conhecido pelos consumidores, e nem ter a dor de cabeça de pensar em mudá-lo nas especificações de seus produtos ou mídias já divulgadas.

Com essa tecnologia, sua portabilidade é realizada de maneira simples, prática e rápida. O processo é totalmente seguro e preserva todas as informações particulares da organização, sem qualquer interferência.

Em pouco tempo, as ligações podem ser retomadas e o negócio não perde tempo e nem realiza gastos desnecessários com chamadas enquanto aguarda a portabilidade. Em relação a outras soluções, inclusive, esta é a que apresenta um tempo menor de implementação e espera.

Você deve gostar também:  Cold Call x Cold Call 2.0

E na Nvoip, de acordo com a sua região, fazer a portabilidade de seu número é sem custos. Seu home office já tem tudo para funcionar perfeitamente. Mas ainda temos mais vantagens para apresentar a você nos próximos tópicos.

4. Integre sua telefonia a outros sistemas

Através de uma API, Application Programming Interface ou Interface de Programação de Aplicação, integre sua telefonia a diversos sistemas muito úteis para a sua empresa.

A API é um conjunto de instruções que possibilitam a integração entre dois sistemas. O mais usual é conectar o VoIP a uma plataforma de CRM – Customer Relationship Management. Traduzido para ‘gestão de relacionamento com o cliente’, esse é um sistema que envolve estratégias, práticas de negócio e tecnologias voltadas para o relacionamento com o cliente.

Quando seu operador recebe uma ligação, o sistema consulta o histórico do número em questão e apresenta dados importantes como preferências do cliente, últimas solicitações, faturas pendentes e etc. 

E isso facilita muito o seu trabalho em home office. Mesmo distante do local físico de sua empresa, seus atendentes têm todos os dados do consumidor disponíveis em sua tela. 

Mas o CRM foi apenas um exemplo. O VoIP se integra com muitos outros softwares. A API da Nvoip é compatível com qualquer linguagem e se integra facilmente a diversos sistemas. 

5. Economize 

Podemos falar agora sobre a economia gerada através dessa tecnologia. Quando o assunto é número virtual VoIP, uma vantagem expressiva é mesmo a redução de custos. E não se trata da economia de um valor apenas sazonal. Estamos falando de uma economia mensal de até 70%. 

Ou seja, o VoIP é uma excelente iniciativa para empresas que estão em home office e realmente precisam diminuir gastos o quanto antes sem se arriscarem em perder qualidade de atendimento.

Essa redução é possível porque a solução aposta em protocolos de rede que alteram o sinal de voz analógico para digital, como explicamos no começo do artigo. Assim, ele é transmitido para o receptor com tarifas moderadas e muito mais em conta do que as que são cobradas por ligações locais. 

As chamadas DDD e DDI ficam mais acessíveis e, por este motivo, podem ser realizadas com mais frequência e em qualquer horário desejado. A economia também fica por conta de não ter manutenções frequentes, livre de aparelhagem (se preferir) e cabeamento.

E então, você também acha que seu home office será melhor utilizando a telefonia VoIP? 

Entre em contato com um de nossos colaboradores que a Nvoip está preparada para oferecer a você o melhor serviço VoIP do Brasil e ajudar seu trabalho remoto a atingir o padrão de qualidade que sua empresa merece!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email