Alessandra Oliveira

Alessandra Oliveira

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on reddit
Share on email

Como reduzir gastos com telefonia utilizando o VoIP

Ser gestor de uma empresa exige muita atenção e disciplina na hora de avaliar investimentos necessários para que o negócio seja rentável e alcance o sucesso. Investir em tecnologias que possam agregar valor ao empreendimento e ainda gerar uma economia ao reduzir gastos é o que todos querem, não é mesmo? Na telefonia, isso é possível com o VoIP.

Além de ser uma tecnologia muito versátil, o VoIP se consolidou no mercado principalmente por ser capaz de gerar uma economia considerável para o seu negócio. Com recursos automatizados, qualidade de ligações, facilidade para implementar e manutenção remota, essa é uma excelente maneira de cortar despesas em sua empresa.

Neste artigo vamos mostrar como o VoIP pode te ajudar a reduzir os gastos com telefonia de forma prática e fácil. Então, se prepare e boa leitura!!

O que é a tecnologia VoIP?

Uma tendência no meio empresarial, o sistema VoIP se destaca por oferecer uma alta qualidade em ligações pela telefonia em nuvem e taxas bem mais baratas do que as da telefonia convencional. O VoIP ou Voz sobre Protocolo de internet, é uma tecnologia que permite a transmissão de voz por IP. 

O VoIP surgiu na década de 90 e, por limitações das redes de internet da época, foi pouco utilizado. Hoje, com o avanço tecnológico e mais velocidade das redes, o VoIP se consolidou como principal telefonia de empresas que focam em crescimento e expansão. 

Ele funciona da seguinte maneira; a voz que é captada, é transformada em dado digital e transmitida através da internet. Por isso, para o bom funcionamento e a ótima qualidade em ligações que essa telefonia oferece, é imprescindível dispor de uma boa conexão com a internet.

O VoIP é capaz de se integrar a diversos sistemas e levar mais praticidade ao seu atendimento. E ter essa ferramenta capaz de executar a automação de processos é um passo importante para o seu negócio. 

E é justamente esse caráter tecnológico, aliado ao fato de estar conectado à redes de internet, que faz com que o VoIP ofereça recursos e benefícios que nenhum outro tipo de telefonia consegue proporcionar. 

Recursos esses que auxiliam as equipes de atendimento de sua empresa a alcançarem excelência e destaque no mercado ao mesmo tempo que geram uma ótima economia ao reduzir os gastos com telefonia.

Como o VoIP pode reduzir os gastos com telefonia?

Estima-se que a tecnologia VoIP seja capaz de gerar para a sua empresa até 70% de redução de seus gastos com telefonia. E, nessa conta, leva-se em consideração as tarifas reduzidas, manutenção remota, automatização de recursos e o investimento relativamente baixo com aparelhos para utilizar o sistema.

Vamos agora entender como funciona essa redução de gastos proporcionadas pelo VoIP.

Você deve gostar também:  CRM brasileiro: conheça 9 empresas

1. Tarifas reduzidas, economia em ligações

Comparadas com as tarifas da telefonia convencional, as tarifas da telefonia em nuvem são bem mais baratas. E isso se deve exatamente por estar em nuvem! Bem óbvio mas vale a ressalva. 

Porque é preciso que fique claro que ser uma tecnologia que funciona através da internet é o que viabiliza ter uma telefonia com baixa tarifação. Assim, as tarifas são cobradas como se fossem todas ligações locais, independente de ser uma chamada a longa distância.

Além disso, outra vantagem na hora de economizar com a telefonia em nuvem é o fato de que, com o VoIP,  você paga apenas pelo o que utiliza. E todo o crédito utilizado, ao ser debitado, há a possibilidade de que você acompanhe em tempo real através de relatórios da plataforma. Assim você tem total controle do que está gastando.

A telefonia VoIP promove ainda uma economia considerável pelo fato de que as ligações realizadas entre telefones IP, geralmente, são gratuitas. Se sua empresa possui filial e a comunicação entre ela e a matriz é intensa, por exemplo, não se preocupe com tarifas. 

Com o VoIP você consegue conectar os sistemas e é capaz de interligar as suas sedes independente da localidade em que elas estejam tornando todas as suas ligações internas (entre filiais) gratuitas.

2. Número Virtual

O número virtual é um número de telefone vinculado a uma linha SIP (Session Initiation Protocol). É um número com funções comuns em que você faz e recebe chamadas do mesmo modo que com um número convencional. Mas, claro, com algumas vantagens que vão além do que você conhece sobre telefonia.

Complementando o item 1 do nosso artigo, o número virtual, adquirido através da tecnologia VoIP, é um grande aliado na hora de economizar. Com ele, é possível que matriz e filiais de sua empresa possuam um único número. Assim, você não precisa contratar o serviço de telefonia diversas vezes para localidades diferentes.

3. Manutenção Remota

A telefonia analógica tornou-se obsoleta à medida que os avanços na área de telefonia digital foram surgindo. Hoje, ela possui um dos suportes mais caros e um sistema bem complexo para fazer correções. 

Exige um investimento alto e um suporte técnico especializado para que possa manter esse sistema funcionando bem. Além disso o suporte deve ser físico, ou seja, é necessário que um profissional se desloque até sua empresa no caso de existir algum problema.

Já com o VoIP, se está com algum problema e precisa de manutenção, nada de esperar por horas um técnico comparecer à porta da sua empresa. Com o VoIP tudo é resolvido de maneira remota, na hora em que você precisar. Sem perder um tempo precioso de seu negócio.

Você deve gostar também:  Como fazer ligações para a América do Norte

4. Automatização de recursos

Uma das grandes vantagens do VoIP, quando o assunto é economia, é a possibilidade de automatizar determinadas operações que iriam demandar tempo e dinheiro. E o exemplo mais simples é o atendimento automático. 

A URA, Unidade de Resposta Audível, existe para adiantar bastante o processo de atendimento de sua empresa. Além de dar um ar mais profissional ao seu negócio, a URA recebe suas ligações, oferece um menu interativo e encaminha à fila do ramal correto. 

Um sistema que atende prontamente, não deixa seu cliente esperando, não dá sinal de ocupado e encaminha suas chamadas ao setor certo. Tudo sem intervenção humana e mesmo assim mantendo o atendimento mais humanizado possível.

Você ainda pode automatizar outros muitos recursos como os disparos de SMS e torpedos de voz de suas campanhas ou avisos importantes, sem precisar ocupar uma equipe inteira para isso.

5. Baixo investimento

Aqui nos deparamos com a economia gerada ao não ter que investir muito para utilizar a tecnologia VoIP. A telefonia na nuvem é um serviço oferecido por empresas de tecnologia e que transfere toda sua rede de telefonia para a Internet. 

Por funcionar por meios digitais e utilizar a internet já instalada na empresa, ela não necessita de nenhuma outra estrutura como aparelhos de PABX convencionais, cabeamentos ou ainda manutenção de hardware e periféricos. 

Você pode utilizar o VoIP por dispositivos que você já possua como computadores, tablets, celulares e até telefones fixos com auxílio de adaptadores ATA. Caso queira, você pode investir em aparelhos de PABX IP para atender suas chamadas.

E aí, gostou de saber de como o VoIP ajuda sua empresa a reduzir gastos com telefonia? E o que está esperando para implementar a tecnologia à sua empresa? Fale agora mesmo com um de nossos colaboradores Nvoip e tenha muita qualidade a um baixo custo!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email