Alessandra Oliveira

Alessandra Oliveira

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on reddit
Share on email

Como ter um número virtual

Você já deve ter ouvido falar sobre o número virtual e as vantagens que ele proporciona para empresas. A tecnologia VoIP tem revolucionado a telefonia e apresentado cada dia mais qualidade em seus recursos. Ter uma ferramenta capaz de expandir seu negócio e gerar mais oportunidades é o ideal se você busca se posicionar no mercado.

E você sabe como ter um número virtual? Hoje nós vamos te contar o que é o número virtual, quais suas principais vantagens e como você pode ter um em sua empresa. Preparado para aprender um pouco mais sobre esse excelente recurso do VoIP? Então vamos lá!

Primeiramente, você precisa saber o que é o VoIP!

O VoIP ou, Voice over IP, é a tecnologia que permite a transmissão de voz através de protocolos de internet. Ele funciona transformando sinais de áudio em dados digitais que são transferidos em tempo real. Ou seja, uma ligação feita pela internet.

Com ele, sua empresa consegue implantar diversos recursos que podem auxiliar e melhorar a experiência do seu cliente e facilitar a vida da sua equipe de atendimento. E isso é possível porque o sistema de telefonia virtual oferece vantagens indispensáveis para o seu negócio.

Entre as muitas vantagens deste sistema, destacam-se a ótima qualidade em ligações (digital) e a economia gerada. Com a tecnologia VoIP, sua empresa consegue reduzir em até 70% os custos que você teria com uma telefonia comum. E estamos falando de taxas, manutenção, aparelhagem etc.

O número virtual é um dos recursos mais utilizados através da tecnologia VoIP. E agora que já sabemos o que é VoIP, vamos falar sobre o número virtual.

O que é o número virtual?

O número virtual é um número de telefone vinculado a uma linha SIP (Session Initiation Protocol). É um número com funções comuns em que você faz e recebe chamadas do mesmo modo que com um número convencional. Mas, claro, com algumas vantagens que vão além do que você conhece sobre telefonia.

O que o difere é que ele recebe chamadas ou pode roteá-las para um número específico do usuário. Isso sem a necessidade de estar vinculado a uma linha telefônica comum. As chamadas para esse número são tratadas remotamente e encaminhadas de acordo com regras definidas pelo usuário. 

Normalmente, esses números são frequentemente usados por empresas para ligações de longa distância. Isso sem que o usuário seja obrigado a pagar as tarifas cobradas em uma ligação via DDD ou DDI. 

Por exemplo, suponhamos que você possui uma empresa que tem a sede em Belo Horizonte, o DDD é 31. Vamos imaginar que você precise atender clientes de São Paulo e que haja a necessidade de disponibilizar um número de telefone com o DDD 11 para facilitar a comunicação com seus consumidores. 

Você deve gostar também:  Faça uma ligação internacional para a África

Utilizando a telefonia convencional você teria que: ou levar sua sede à São Paulo, ou contratar uma empresa terceirizada em São Paulo para realizar seus atendimentos. No entanto, com o número virtual, você pode ter um número de São Paulo e continuar atendendo da sua sede na cidade de Belo Horizonte. 

Principais vantagens do número virtual

Vamos falar brevemente sobre as principais vantagens para a sua empresa de possuir um número virtual.

1. Economia

Com o número virtual você faz ligações entre ramais e também entre suas filiais gratuitamente. Se sua empresa está em home office, por exemplo, sabemos que esse é um benefício maravilhoso, já que a comunicação entre os colaboradores passa a ser mais intensa, com cada um em um local físico diferente.

E a economia não fica apenas nas suas ligações internas. Como já dissemos, a telefonia VoIP é capaz de gerar uma economia de até 70% comparada à telefonia convencional. O que gera, inclusive, mais produtividade, uma vez que as chamadas DDD e DDI ficam mais acessíveis e, por este motivo, podem ser realizadas com mais frequência e em qualquer horário desejado.

Você também pode poupar com infraestrutura. Com a tecnologia VoIP você consegue fazer com que a atuação da empresa se expanda a outros territórios apenas com a ajuda deste canal digital, sem a necessidade de transferir sua sede para outra cidade. 

E é justamente isso que dá à sua empresa, em qualquer localidade, um ótimo diferencial competitivo a nível nacional e até internacional. Mesmo que a sua sede fixa seja no interior do país, você consegue fazê-la presente em um grande centro utilizando o número virtual.

2. Mobilidade

Com o número virtual você pode atender às chamadas recebidas pelo número fixo de seu negócio, de qualquer lugar do mundo. O que é muito útil caso você precise ausentar do local físico de sua empresa mas continuar atendendo suas chamadas.

É uma excelente alternativa para as empresas que operam remotamente. Isso significa que seus colaboradores em home office poderão, de suas casas, atender ligações destinadas à sua empresa sem alterar o seu número fixo. 

Como ter um número virtual

Ter um número virtual é muito fácil. Você pode contratar um número novo através de uma plataforma VoIP. E você pode utilizar seu número virtual por um softphone, PABX, telefone IP ou ATA. 

A outra maneira de você ter um número virtual é fazendo a portabilidade do seu número fixo. Dessa forma você mantém o número de sua empresa que seus clientes já conhecem. Muitas empresas deixam de adotar o número virtual porque acham que vão perder o número telefônico de uso habitual. Contudo, isso não é verdade. 

Você deve gostar também:  O que é LGPD e como isso afeta a comunicação da minha empresa?

A tecnologia VoIP permite que a portabilidade seja realizada de maneira simples, prática e rápida. O processo é totalmente seguro e preserva todas as informações particulares da organização, sem qualquer interferência.

Em pouco tempo, as ligações podem ser retomadas e o negócio não perde tempo e nem realiza gastos desnecessários com chamadas enquanto aguarda a portabilidade. Em relação a outras soluções, inclusive, esta é a que apresenta um tempo menor de implementação e espera. 

Portanto, com esses detalhes em mãos, não há qualquer motivo para adiar a transformação e começar a aproveitar os demais benefícios que o número virtual traz! Fale agora mesmo com um colaborador Nvoip e descubra todas as vantagens que a tecnologia VoIP tem para te oferecer!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email