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como usar gatilhos mentais em estrategias de call center
Leandro Campos

Leandro Campos

Como usar gatilhos mentais em estratégias de call center?

Como usar gatilhos mentais em estratégias de call center?
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Os gatilhos mentais são valiosos recursos que podem ser usados em estratégias de comunicação em um call center para a otimização de processos de vendas e melhoria relacionamento com os clientes. Como usar gatilhos mentais, no entanto, é um desafio que precisa ser enfrentado por toda a equipe para que a prática seja realmente eficaz.

Neste artigo vamos falar sobre o tema e abordar a sua relevância em uma estratégia de call center, capaz de oferecer um atendimento de qualidade e que apresente resultados positivos mensuráveis. Continue a leitura e acompanhe.

O que são gatilhos mentais?

De maneira simples, os gatilhos mentais podem ser definidos como decisões tomadas de modo automático pelo nosso cérebro, a fim de diminuir o nosso desgaste diante das inúmeras decisões que precisam ser tomadas ao longo do dia.

Para exemplificar, podem ser usadas desde ações fundamentais para nossa sobrevivência, como respirar, até mesmo funções motoras, como enxergar, andar e piscar. Outro exemplo é o processo de dirigir, que com o tempo acaba sendo executado sem que haja necessidade de prestarmos atenção nos movimentos.

Os gatilhos mentais são atalhos usados instintivamente pelo nosso cérebro, para que a tomada de decisões e atitudes sejam instantâneas.

Por que gatilhos mentais são importantes?

Como os gatilhos mentais atuam de maneira inconsciente, eles ganham um papel de destaque para a tomada de decisões, podendo, inclusive, serem usados estrategicamente em projetos de comunicação. Dessa forma, quem entende o funcionamento dos gatilhos mentais consegue explorar melhor os aspectos emocionais, sociais e de instinto dos clientes, reforçando neles a necessidade do produto oferecido.

Como usar os gatilhos mentais em uma estratégia call center?

Em uma estratégia de call center podem ser usados diversos gatilhos mentais eficazes, entre os quais estão:

Prova social

Esse gatilho tem como principal objetivo despertar a sensação de aprovação social no uso do seu produto. Para isso, durante o processo de compra, podem ser apresentados clientes importantes (como grandes empresas ou pessoas influentes) que tiveram seus problemas resolvidos pela sua solução.

Escassez

Aqui, o foco é fazer com que o cliente sinta que se não fechar negócio perderá uma ótima oportunidade, portanto, é necessário tomar a atitude de compra naquele exato momento. Para atingir esse objetivo é indicado deixar bem claro que as condições oferecidas só valem por determinado tempo, pois, dessa forma, ele se sentirá motivado a agir com rapidez.

Autoridade

Quando se trata de empresas, a autoridade é um gatilho mental indispensável, uma vez que confere credibilidade no setor de atuação. Para atingir esse objetivo, é indicado mencionar, sempre que possível, a opinião de especialistas no tema ou entidades que possam reforçar a tese apresentada.

Essa atitude, quando bem explorada, gera no cliente a sensação de segurança, de que o profissional do atendimento tem referências confiáveis sobre o que está falando.

Neste artigo falamos sobre como usar gatilhos mentais em uma estratégia bem-sucedida de contact center. Com conhecimento é possível usar esses importantes recursos para alcançar bons resultados e garantir a melhoria no padrão de atendimento.

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