Saiba como usar VoIP na sua empresa e aprenda as configurações necessárias.
Lívia Amorim

Lívia Amorim

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Como usar VoIP na sua empresa? Configurações e requisitos

A tecnologia VoIP é muito vantajosa, principalmente para empresas. Seja pela redução dos custos ou pela mobilidade, integração ou os tantos outros benefícios. A telefonia VoIP está seguindo os passos do que já acontece no lá fora e a cada dia que passa, conquista mais espaço no Brasil. Mas você sabe como usar VoIP?

Algumas configurações e conhecimentos básicos são importantes para utilizar VoIP empresarial. Não dá implementar essa tecnologia às cegas. Por isso, hoje você vai saber como se beneficiar logo dessa tecnologia.

1. A importância da internet

Como você já sabe, ligação VoIP é feita através da internet. Por isso, a internet deve ser estável e, de preferência ter uma velocidade mais alta. Com apenas 1MB é possível realizar uma ligação, mas não é o ideal. Para que a ligação tenha uma qualidade maior a essa velocidade, é preciso ter um uso moderado e não simultâneo. Assim, toda o pacote contratado estará em função da ligação.

Caso contrário, imagine um cenário: Todas os funcionários estão trabalhando a todo vapor; estão atualizando o CRM, alimentando o sistema da empresa, várias abas na internet abertas e de quebra até um vídeo está reproduzindo no Youtube. Dessa forma, se a internet não for muito boa, a ligação VoIP será afetada.

Por isso, uma internet de 5MB garante mais estabilidade nas ligações. Porém o recomendável é que a internet seja dedicada. Assim, não haverá variações nem instabilidades de acordo com o tráfego.

Mas se a sua empresa não pode contratar uma internet dedica no momento e deseja utilizar o VoIP assim mesmo, as equipes de suporte das provedoras podem dar algumas dicas! Quer ajuda agora? Continue a leitura e veja se você tem os requisitos mínimos para usar VoIP para empresas.

2. Como usar VoIP no Softphone

Um dos meios de usar VoIP na empresa é através do softphone. Existem vários aplicativos de softphones tanto para computador, andoid e IOS em celulares ou tablet, como é o caso do Zoiper, um nome bem conhecido do mercado.

Caso você decida por realizar as ligações VoIP através do computador, conheça os requisitos básicos de harware que sua máquina deve ter:

  • Sistema Windows 7 ou superior, Linux ou MacOS
  • Memória RAM mínima de 2Gb, recomendada 4GB ou mais
  • Os aplicativos consomem menos de 20mb de espaço.

Caso decida realizar chamadas pelo seu celular, os requisitos são:

  • Android: Versão 4.0.3 ou posterior
  • iOS: Versão 7.0 ou posterior

Os softphones são muito interativos e com uma interface bastante intuitiva. Uma das maiores vantagens é a economia na implementação de equipamentos. Pois é possível utilizar o próprio celular ou as máquinas já disponíveis na empresa. Essa opção é muito escolhida para quem deseja conhecer as funcionalidades da telefonia VoIP e quer se familiarizar com o serviço.

3. Como usar VoIP no ATA/Gateway VoIP

ATA é um adaptador de telefone Analógico, no qual existem, no mínimo, duas entradas: uma para se conectar ao telefone convencional e outra à internet. É possível adquirir ATA com várias entradas, o que permite a conexão de vários telefones ao mesmo tempo. Mas tenha em mente que quanto mais entradas um único ATA tiver, maior será o custo.

Caso a empresa tenha a intenção de utilizar a rede telefônica atual, o ATA é uma ótima opção. Com esse adaptador, é possível utilizar o VoIP no telefone analógico, sem nenhuma outra alteração na estrutura física.

No entanto, caso a empresa disponibilize de vários telefones, surge a necessidade de aquisição de muitos adaptadores. Por esse motivo, é bom colocar na ponta do lápis qual tipo compra compensa mais: vários ATAs com menos entradas ou menos ATAs com várias entradas? Se o objetivo é um crescimento rápido, então uma quatidade menor de ATAs com mais entradas será a melhor solução.

Mas, com um ATA também é possível se conectar a central PABX para realizar ligações VoIP, apesar de o PABX analógico, IP ou digital não serem uma escolha tão vantajosa quanto o PABX Cloud. Ficou interessado em saber o que o PABX Cloud tem de diferente? Continue a leitura e decida qual o melhor PABX para a sua empresa.

4. Como usar VoIP no Telefone IP

O telefone IP é o aparelho que garante a melhor qualidade nas ligações. Isso porque o telefone IP é mais adequado para realizar chamas VoIP, já que é conectado diretamente à internet. Os telefones IP se parecem com os telefones analógicos e são vendidos em versões com ou sem fio, sendo possível a aquisição de um headset. Os modelos são variados e os preços também.

Se a dúvida é como usar voip na empresa, a melhor resposta é: através de um telefone IP. Com ele é possível usar recursos VoIP que não são garantidos nos softphones e principalmente, nos ATAs. Entre vários outros recursos é possível colocar chamada em espera, alternar entre ligações, visualizar o número ao receber chamadas, etc.

5. Conheça o PABX Cloud

PABX significa “Private Automatic Branch Exchange”, ou seja,“Troca Automatizada de Ramais Privados”. Ter um sistema de PABX na empresa é extremamente relevante. Com ele é possível centralizar linhas e ramais em um hardware, o que permite a comunicação interna da empresa, além de proporcionar economia e segurança, já que as ligações são feitas de forma segura e sigilosa.

A diferença do PABX Cloud é que todas as informações são armazenas na nuvem. As ligações continuam centralizadas na empresa de forma segura, mas o investimento com hardware é dispensável. Portanto, o PABX Cloud é muito mais econômico que um PABX IP, por exemplo, já que você não terá custos de implantação e manutenção.

Dessa forma, o PABX Cloud é a melhor solução de PABX para sua empresa, tanto para comunicação interna quanto externa. E você pode usar VoIP no seu PABX IP, convencional (através de um ATA) ou usar um PABX Cloud.

Como você pode perceber, há uma infinidade maneiras de como usar VoIP. Saiba que além de benefícios para empresa, o cliente também se beneficia bastante. Temos muitos assuntos sobre isso no blog, que tal dar uma olhada?

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn