conheca tecnologias para melhorar o atendimento ao cliente
Leandro Campos

Leandro Campos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on reddit
Share on email

Conheça 5 tecnologias para melhorar o atendimento ao cliente

Quando falamos de suporte ao consumidor, é difícil imaginar que uma tecnologia possa influenciar mais que o próprio atendente. As novas tecnologias foram pensadas para melhorar o atendimento ao cliente, mas também para otimizar processos e reduzir custos.

Além de evoluir constantemente suas estratégias, os gestores precisam incorporar novas tecnologias que agreguem valor na implementação dessas táticas. Além disso, os consumidores recebem atendimento mais eficaz e personalizado quando as inovações são incorporadas às estratégias de gestão.

Deseja conhecer as principais tecnologias que impactam no atendimento ao consumidor? Então, continue a leitura do nosso artigo!

1. Cloud computing

O nome em inglês se traduz para computação em nuvem. É uma tecnologia que utiliza a estrutura da internet — a nuvem — para fornecer serviços computacionais, como distribuição de informação, armazenamento de dados e até mesmo sistema de telefonia.

O PABX cloud é uma das várias comodidades agregadas ao cloud computing e trata-se de um sistema que funciona de forma semelhante ao PABX tradicional, com a diferença de utilizar a internet para realizar as ligações.

Veja os pontos em que o PABX cloud ajuda a melhorar no atendimento ao cliente:

  • permite gravação de ligações, possibilitando salvá-las na nuvem;
  • é possível personalizar a URA, podendo adicionar mensagem de saudação e editar o menu de atendimento;
  • ao ser aplicado a diferentes filiais permite o uso do mesmo número por elas, além de as ligações entre filiais não serem cobradas;
  • ao gravar ligações, o gestor pode tornar o feedback mais assertivo e personalizado.

2. Data mining

O principal objetivo dessa aplicação é agrupar os dados coletados separadamente, analisando os padrões inclusos neles para auxiliar na predição de alguns eventos pontuais. O resultado é o fornecimento de dados importantes que serão estudados pelos gestores e que ajudarão a tomar decisões mais assertivas para os negócios.

Ao longo das etapas de atendimento, o cliente fornece uma série de informações que, muitas vezes, não são utilizadas pelas empresas. Ao analisar corretamente esses dados é possível, por exemplo, se antecipar às demandas do consumidor e personalizar campanhas de marketing. Além disso, o uso dessas informações fornece vantagem competitiva às empresas.

Veja como o data mining melhora o atendimento ao cliente:

  • aumenta o ticket médio;
  • fortalece a marca;
  • automatiza os processos;
  • prevê vendas e auxilia o planejamento de outros departamentos, como logística e estoque;
  • ajuda em campanhas de marketing mais eficientes.

3. CRM

Para além de um software, trata-se de uma estratégia que prioriza o consumidor e permite criar bancos de dados para armazenar e gerir informações importantes de seus clientes. O CRM se integra à telefonia VoIP por meio do CTI, o que permite o aumento da produtividade dos seus vendedores.

Por meio do CRM, a empresa consegue acessar todo o histórico de contato de seus consumidores, bem como as chamadas realizadas por eles e suas requisições. Isso torna possível a antecipação das demandas de clientes. Por exemplo: em vez de ligar para saber sobre a entrega, o consumidor recebe uma ligação ou e-mail informando sobre o atraso e já propondo uma solução, como um novo prazo.

4. Omnichannel

A estratégia omnichannel unifica os canais de comunicação da companhia. Se a empresa dispõe de apenas um meio de atendimento, geralmente o telefônico, é necessário que se invista em outras formas de contato com seus consumidores. Elas podem ser redes sociais e presença em aplicativos e fóruns.

Uma empresa omnichannel também unifica a loja física com a virtual, permitindo que os clientes possam, por exemplo, buscar seus produtos no estoque ou loja, em vez de recebê-los em casa. Essa prática também ajuda a diminuir as etapas entre o surgimento do problema e a solução proposta pela empresa.

5. Chatbots

Também chamados de agentes digitais, ajudam a preencher lacunas na comunicação externa. Podem ser acionados para momentos específicos. Por exemplo, quando todas as posições humanas estão ocupadas, o agente envia uma mensagem ao cliente para manter o contato e evitar que o usuário abandone o atendimento.

As novas tecnologias acrescentam muitas vantagens para melhorar o atendimento ao cliente, possibilitando treinar melhor os colaboradores com os feedbacks e até mesmo reduzir custos operacionais.

Este artigo foi útil para você? Então, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email