Vantagens do VoIP na sua clínica
Lisandra Queiroga

Lisandra Queiroga

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Conheça 7 vantagens de ter VoIP em sua clínica

A telefonia VoIP vem se tornando cada dia mais popular. Muitas empresas têm adotado esse sistema pelas inúmeras vantagens oferecidas. O VoIP em sua clínica pode otimizar diversos processos, por isso deve-se considerar investir nessa tecnologia.  

Dessa forma você consegue promover um excelente atendimento telefônico para o seu cliente. Isso sem precisar pagar caro. Hoje em dia com a telefonia VoIP, ficou mais fácil unir qualidade e preço justo.  

Ficou interessado em saber mais sobre VoIP e como ele funciona? Então fique tranquilo porque é este o tema deste artigo. Acompanhe! 

Entendendo o que é VoIP 

VoIP é uma tecnologia que torna possível fazer ligações usando uma rede de dados móveis ou Internet local. Ela utiliza o Protocolo de Internet (IP) como meio de transmissão. 

O IP possibilita a conversão do sinal de voz analógico em pacotes de dados. É possível usar o VoIP em aparelhos telefônicos convencionais (por meio do ATA), telefone IP, smartphone ou computador (por meio de Softphone). 

Os recursos VoIP estão cada vez mais comuns no nosso dia a dia. Como exemplo podemos citar uma ligação feita através do WhatsApp.  

O VoIP – que significa voz sobre IP – também pode ser chamado de telefonia em nuvem, ou cloud computing. Essa tecnologia usa integralmente a estrutura já existente da Internet, sem custos adicionais de equipamentos para quem utiliza. 

Com essa tecnologia é possível ter uma comunicação rápida e barata, o que é um fator decisivo nas empresas. Além de facilitar a comunicação empresarial. Portanto, perder um cliente por falta de comunicação, é coisa do passado.  

Agora que já explicamos o que é telefonia em nuvem, vamos falar sobre os benefícios do VoIP em sua clínica. 

Quais são as vantagens de ter VoIP em sua clínica? 

Agora que você já entendeu o que é esse sistema, vamos entender quais são as principais vantagens para você que está querendo implementar VoIP em sua clínica. 

1. Redução de custos 

Uma das vantagens que chama mais atenção no VoIP é garantir um serviço de qualidade com baixo custo. Ao usar a Internet, não são cobrados valores por chamadas de longa distância, ou taxas de acordo com horário de utilização.  

Custos adicionais com gravações de ligações ou comunicação entre filiais também não existem. Assim, você pode ligar para quem quiser e de onde estiver com custo de ligação local! 

Existem muitas empresas que fornecem a tecnologia VoIP. Mas esteja sempre atento, pois nem sempre o menor preço significa melhor qualidade. E como estamos falando do seu trabalho, não dá para contratar uma telefonia de baixa qualidade. Quer saber como identificar uma telefonia VoIP de alta qualidade? Leia nosso artigo sobre Rota ITX

2. Mobilidade 

Uma outra vantagem de ter VoIP em sua clínica é que dessa forma é possível acessar a telefonia em nuvem por meio de qualquer dispositivo com internet. Isso facilita a criação de home offices, acesso a relatórios de chamadas ou até mesmo a mudança de localidade da empresa. Uma vez que o seu número permanece o mesmo depois da transição. 

Além disso, não tem burocracia para quem quer aumentar a presença da sua empresa. A escalabilidade passou a ser muito mais fácil! 

3. Integração 

Com VoIP em sua clínica é possível conectar a telefonia aos sistemas já usados pela empresa, como o CRM, bancos de dados e HelpDesk. A integração vai além, pois as filiais ao redor do mundo também podem acessar o mesmo sistema na nuvem.  

Desse modo, fica mais fácil compartilhar informações. Além de diminuir o tempo com tarefas repetitivas — como encaminhar vários e-mails. A integração permite também armazenar dados das ligações feitas e discagem rápida com apenas um clique. 

4. Flexibilidade 

Conforme sua clínica cresce, a utilização da telefonia acompanha esse avanço. Por causa disso, o volume de chamadas pode aumentar, sendo necessário a inclusão de novos usuários ou ramais de atendimento. 

E todas essas mudanças o VoIP consegue acomodar facilmente. Sem necessidade de implementar estruturas novas na sua empresa. Além disso, assim como você pode aumentar, é possível também diminuir sua utilização. 

5. Teste antes de contratar  

Através do VoIP é possível ter vantagens nem sempre oferecidas pela telefonia convencional. Uma delas é a liberdade de fazer testes sem compromisso. Ou ainda trocar de plano a qualquer momento. Tudo isso para acompanhar e estar de acordo com a evolução da sua empresa. 

6. Segurança   

Com o VoIP em sua clínica, a sua empresa tem acesso a informações úteis que garantem a segurança. Sabemos o quanto isso é importante. Através do nosso painel, por exemplo, você pode ver todo o histórico de chamadas recebidas e realizadas. Além de ter acesso as gravações de todas as ligações. 

7. Qualidade nas ligações   

Ao contrário das ligações convencionais, como o sistema de telefonia VoIP usa a internet, as ligações são muito mais constantes e tendem a sofrer menos com interferências e ruídos. As chamadas são completamente claras, gerando uma comunicação objetiva e sem espaço para falhas ou incompreensões. 

Esses são os benefícios básicos de quem decide revolucionar a sua telefonia. Muitas clínicas já implementaram essa tecnologia e estão se tornando referência no mercado. 

Como migrar para o VoIP?   

Para implementar VoIP em sua clínica é simples! O serviço é feito pela empresa contratada, na maioria das vezes por telefone mesmo. E é ela que deve se preocupar com todos os detalhes. Mas, existem algumas informações interessantes que devem ser investigadas antes de contratar a empresa ideal: 

  • o conceito da operadora no mercado;   
  • a rota de telefonia que a operadora usa;   
  • qualidade do suporte oferecido;  
  • velocidade da sua Internet.

Fique de olho nesses itens para fazer a escolha certa.

Conclusão   

Depois das informações dispostas nesse texto podemos ver que comunicar de forma eficiente significa dar fluidez aos atendimentos telefônicos. Etapa importante para uma clínica. Por isso investir em qualidade em comunicação e telefonia é essencial.   

Um bom empreendedor deve estar atento às novas soluções existentes no mercado para não ficar atrás competitivamente. Por isso a telefonia em nuvem deve ser um ponto importante a se considerar.

Com essa tecnologia o contato com o seu cliente na marcação de consultas e exames vai ficar muito mais simples e fácil. A Nvoip entrega alta performance no atendimento da sua empresa, e o melhor custo-benefício em telefonia do mercado. Leia e veja como esse sistema também pode ajudar outros ramos.

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