CRM integrado ao WhatsApp
Luiza Caroliny

Luiza Caroliny

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on reddit
Share on email

CRM integrado com WhatsApp: por que usar?

Você conhece os benefícios do uso do CRM integrado com WhatsApp? Essa integração acontece graças a uma API, que são aplicações entre dois sistemas. Quer saber mais sobre isso? Então o texto de hoje foi feito para você.

As APIs são bastante úteis quando nos referimos a estratégias de negócio e tecnologias focadas no relacionamento com o cliente.

Pensando na importância da temática, vamos falar da possibilidade de reunir dois grandes recursos em uma única plataforma: o CRM integrado com o WhatsApp.

Com esta integração fica muito mais fácil otimizar o atendimento do seu negócio, além disso, a gestão da sua cartela de clientes também vai ser mais eficiente.

Sendo assim, você tem boas chances de aumento no número de oportunidades de contato com o cliente e, consequentemente, pode alcançar mais vendas. 

E aí, ficou curioso? Continue a leitura desse artigo e saiba as vantagens dessa integração.

O que é CRM?

O CRM é a sigla usada para o termo em inglês Customer Relationship Management (Gestão de Relacionamento com o cliente).

Em síntese, o CRM reúne em uma mesma plataforma vários recursos para te ajudar a ter o melhor relacionamento possível com o consumidor.

Lá estão os conjuntos de informações da sua cartela comercial, junto com dados estratégicos e tecnologias para gestão e acompanhamento de processos. Tudo isso é feito para aprimorar o atendimento e as vendas.

No cenário atual, o conceito de CRM representa um cuidado especial que a empresa tem com o seu consumidor.

Com boas práticas, você consegue dispensar processos obsoletos e grande parte do esforço manual, alcançando seu nicho de forma assertiva.

É importante ressaltar que os benefícios do CRM vão além do que ser apenas uma metodologia de prospecção em vendas, ok?

O CRM impacta não apenas nos lucros do seu negócio como também tem relação direta com a experiência do cliente sobre os serviços prestados por sua empresa.

E aí, agora você já sabe o que é Customer Relationship Management, certo? Mas, caso tenha ficado alguma dúvida, preparamos outro artigo explicando melhor sobre os CRMs mais usados do mercado. Confere lá.

A seguir, vamos entrar em um tópico muito interessante: veja como melhorar e ampliar os canais de comunicação online da sua empresa usando aplicativos de mensagens, vamos lá?

CRM integrado ao Whatsapp

Como o WhatsApp pode ajudar sua empresa?

Segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), 82,7% dos domicílios têm acesso à internet. Esse número expressivo demonstra que a população brasileira está cada vez mais conectada em rede.

Naturalmente, os acessos as redes sociais, aplicativos e sites cresceu no mesmo passo.

Mas, antes de fazermos suposições demais, temos que pensar que não é porque grande parte da população já tem acesso à internet são usuários do WhatsApp, não é mesmo?

Então é preciso conhecer um pouco melhor esse recurso e como ele passou a integrar as soluções corporativas.

Basicamente, o WhatsApp é um aplicativo de mensagens instantâneas para smartphones. Com ele, você pode enviar e receber mensagens de texto, imagens e arquivos multimídias sem custos adicionais.

Isso ocorre porque toda a comunicação feita através dele é estabelecida pelo seu plano de dados móveis ou conexão com redes Wi-Fi.

Este aplicativo é extremamente prático para o dia a dia das pessoas, seja para a troca rápida de mensagens particulares ou comerciais.

Assim como uma consequência da globalização que vivemos, os aplicativos romperam com a distância geográfica e muitas limitações de comunicação.

Por essa razão, muitas empresas já estão usando esse recurso como ferramenta de negócio, além de oferecer mais um canal de interação para o público, você consegue (literalmente) fazer ações de marketing, venda e CS na versão Bussiness.

Pensando por essa ótica, cada vez mais as empresas disponibilizam seus catálogos, informações básicas e atendimento dedicado por esse aplicativo.

Visto o potencial de alcance e a captação de informações valiosas no app, surgiu a ideia de fazer de usar o CRM integrado com o WhatsApp como rede empresarial. 

CRM integrado com o WhatsApp

No mundo corporativo, as APIs são uma maneira de facilitar a integração entre sistemas e fornecer mais funcionalidades para seus usuários.

Em suma, API é a sigla para Application Programming Interface. API nada mais é do que um conjunto de normas que possibilita a comunicação entre plataformas através de uma série de padrões e protocolos de programação.

Por meio desse recurso, desenvolvedores podem criar novos softwares e aplicativos que são capazes de funcionar de forma integrada. A exemplo disso, temos o CRM integrado ao WhatsApp.

O conceito de CRM é muito mais amplo do que as pessoas imaginam. E mesmo se tratando de uma solução recente, o CRM integrado com o WhatsApp não é nenhuma novidade.

Você deve gostar também:  Otimize o tempo de espera do seu cliente

A tecnologia desse aplicativo tem relação direta com as práticas do CRM: otimizar seu relacionamento com o cliente de forma prática e rápida.

Benefícios do CRM integrado com o WhatsApp

O CRM integrado ao WhatsApp pode ser uma estratégia bem eficaz para promover seu negócio, seja ele pequeno, médio ou de grande porte. 

Já está mais do que comprovado que o CRM faz toda diferença para empresas que desejam aumentar a interação com os prospects, leads e clientes já fidelizados.

A seguir, veremos os 4 principais benefícios que a eficiência dessa gestão traz.

1 – Melhora a experiência do consumidor

As grandes empresas têm muita preocupação com a experiência que seus produtos estão gerando no mercado. Por esse motivo, é fundamental estar preparado para todas as situações.

Fazer uso do WhatsApp Business em sua empresa abre as portas para uma comunicação mais assertiva.

Com o aplicativo, é possível aumentar o engajamento e a interação dos clientes com a sua marca. Visto que, muitas vezes, você não consegue o contato por telefone na primeira tentativa, o e-mail também pode levar dias até obter uma resposta.

Então, pense comigo: se você não quer ter um relacionamento passivo com o seu cliente, é importante dispor de ferramentas de retorno mais rápido, certo?

Ao integrar o CRM com o WhatsApp você migra a sua lista de mailing rapidamente entre as plataformas conectada.

Depois, pode controlar o número de tentativas de contato com o consumidor X ou Y, o tempo de retorno da tratativa, o colaborador que fez a abordagem (caso você trabalhe com uma equipe dedica ao aplicativo) e muito mais.

Além disso, através do CRM integrado com WhatsApp, você pode realizar ações de marketing, como os avisos de promoções, mudanças no catálogo e campanhas sazonais.

Além disso, se você quer gerar um perfil mais institucional na sua empresa e manter uma imagem mais séria, integre seu CRM a versão do WhatsApp Business

2 – Use a informação ao seu favor

Para garantir uma presença eficaz nesse canal de comunicação, a sua empresa necessita de instrumentos que permitam estruturar uma rede de venda que responda às exigências dos clientes de forma coletiva.

Foi pensando nesse tipo de objetivo, que o CRM integrado ao WhatsApp demonstrou a sua real importância, visto que essa interação permite melhorar o entrosamento da sua equipe de atendimento com o cliente em comunicados “em massa”.

Por exemplo: você pode criar linhas de transmissão para um objetivo específico, como o envio de avisos, problemas no sistema e atualizações. Assim, os clientes saberão em primeira mão, esse é um uso estratégico da informação.

Dessa forma, é possível fornecer assistência aos clientes que querem receber as informações com rapidez, sem ter que telefonar ou enviar aborrecidos e-mails.

Com o CRM integrado ao WhatsApp, o seu time comercial consegue monitorar o público que recebeu os comunicados e a efetividade desse envio. Ou seja, você tem a gestão da informação em uma plataforma desenvolvida para essa finalidade.

Mas, atenção: bombardear o seu público com mensagens no aplicativo é tão incomodo como as cadências mal estruturadas de e-mails, sendo assim, mantenha o bom senso e siga as boas práticas.

Deixe claro para os seus contatos que eles podem pedir a retirada da lista de contatos do WhatsApp da empresa, isso evita muitos problemas futuros.

3 – Garanta o retorno do seu investimento

O CRM integrado ao WhatsApp é um meio de comunicação que se revela muito vantajoso em termos de custos, visto que essa integração é gratuita.

Ou seja, você paga pelo software de gestão de relacionamento, mas não pelo uso da API.

Para além da agilidade da comunicação, o CRM integrado ao WhatsApp permite aos usuários a opção de interagir através do envio de ficheiros multimídia, como fotos, vídeos e áudios.

Tudo isso combinado, aumenta as possibilidades de engajamento do público, trabalha a criatividade da sua equipe na hora de fazer um envio – já que agora você conta com mais recursos – e oferece muito mais velocidade para a comunicação corporativa.

Sendo assim, você promove campanhas mais “diretas” para os consumidores, que também podem acabar facilitando a fidelização com a marca.

Imagine, por exemplo, o retorno que você teria ao engajar e informar seus clientes sobre promoções relâmpagos.

Imaginou? Pois bem, seguindo as boas práticas na integração do CRM com o WhatsApp, você consegue otimizar esse cenário e direcionar as melhores ofertas para o seu público mais fidedigno.

4 – Aumente sua eficiência 

Com o CRM integrado ao WhatsApp, seus colaboradores não perdem tempo com ações desnecessárias e ainda geram informações fundamentais para a gestão da sua empresa.

Quando o assunto é a organização do seu negócio é essencial que você mantenha as informações estratégicas em um mesmo espaço de gestão e acompanhamento.

Além do mais, por manter ser um canal de comunicação fácil, é provável que você tenha feedbacks dos clientes e insights para melhorias do seu produto mais rapidamente.

Esse ponto pode te ajudar em praticamente tudo, por exemplo, você pode criar uma pesquisa de satisfação e avaliar o NPS nessa rede. Além de receber reclamações dos clientes e fazer um mapeamento de insatisfações, identificando o porquê e resolvendo-as com mais eficiência.

Você deve gostar também:  Social Selling: Influenciando pessoas online e garantindo vendas

Por isso, o CRM integrado ao WhatsApp vai te ajudar.

Essa tecnologia permite que você acesse todas as funcionalidades do WhatsApp, seguindo as práticas adotadas pelo seu sistema CRM.

Por fim, vamos falar sobre a telefonia digital e como a centralização desse serviço com o CRM vai beneficiar ainda mais a sua marca.

Mas, primeiro, é essencial que você saiba que a telefonia digital é um recurso que também oferece inúmeras possibilidades de integração.

E, dessa modo, também vai otimizar bastante o trabalho da sua equipe, além de ajudar nos resultados da empresa como um todo. Por fim, vamos explicar melhor como a telefonia virtual funciona no CRM.

CRM integrado ao Whatsapp

A telefonia digital e as integrações possíveis

Ter o WhatsApp integrado ao CRM como uma ferramenta de produtividade de negócio é importante porque, em um mercado tão competitivo, é vital estar ainda mais próximo dos seus clientes.

Foi pensando nesse aspecto que iremos falar sobre as vantagens de integração com um serviço telefonia VoIP, e o que essa tecnologia agrega ao seu empreendimento.

A princípio, precisamos definir o que é VoIP e como ele se encaixa neste contexto de integração. VoIP é a sigla do termo Voice Over Internet Protocol (VoIP). 

Em suma, essa é a tecnologia é responsável por transmitir os dados analógicos de uma ligação convencional para o ambiente digital.

Com uma telefonia VoIP, é possível receber uma ligação utilizando apenas os seus dados móveis ou Wi-Fi (o que gera uma redução de custos significativa, além de mais mobilidade). 

Além do mais, com a adoção de uma operadora de telefonia digital, as tarifas pagas serão mais baratas do que as praticadas por uma empresa convencional. 

Um ponto importante para ressaltar é que a API do WhatsApp é uma solução incrível para melhorar o atendimento do seu negócio, mas não é a única, ok?

A partir de uma telefonia virtual, você pode otimizar ainda mais sua gestão de atendimento integrando a outras plataformas e software.

Existem várias aplicações da telefonia VoIP que podem ser implementadas dentro de uma integração, são bons exemplos disso: a API de SMS e a API do WhatsApp.

Bacana né?

Um número virtual pode ser bem útil, independente do tipo e tamanho da empresa. Contudo, para obter mais credibilidade para a identidade da sua marca, que tal usar o WhatsApp Business.

Número virtual no WhatsApp Business

Você sabia que pode usar o WhatsApp Business com um número virtual da telefonia VoIP? Esse é um artifício estratégico para a sua empresa, pois você pode vincular um contato a uma região de atendimento remota (e que seja estratégica para o seu atendimento).

Por exemplo: muitas empresas atendem clientes de São Paulo mesmo estando geograficamente localizada no interior (bendita globalização), mas não tem um número de contato nessa região. Com um número virtual VoIP, você dá essa identidade para a sua empresa – e, neste caso, para o atendimento via WhatsApp Business que pode estar integrado ao CRM.

Assim, você tem um combo “atuando” à favor do seu negócio. Ou seja, você pode fazer ligações direto da interface do seu CRM, junto com o envio de mensagens no WhatsApp, com tudo isso sendo monitorado a partir do seu software de gestão de relacionamento.

Agora, vamos falar especificamente do WhatsApp Business.

Ele foi criado com o intuito de facilitar a vida do pequeno empresário e, atualmente, é um dos aplicativos mais usados no mundo corporativo.

Com o uso deste aplicativo você possui outras tecnologias relacionadas como os chatbots e as automações, que oferecem mais facilidade para coletar informações fundamentais para o seu negócio.

O WhatsApp Business vai te fornecer:

  1. Facilidade de comunicação; 
  2. Aproximação entre os clientes e a empresa;
  3. Deixará a sua marca em evidência;
  4. Destaca informações importantes;
  5. Oferece mais agilidade de atendimento.

Considerações

Viu só como está cada vez mais fácil melhorar sua comunicação empresarial? O CRM integrado ao WhatsApp é uma das ações pertinentes a uma estratégia omnichannel que pode melhorar (e muito) os seus resultados de atendimento.

Então, fique atento as tendências da tecnologia e se destaque no mercado.

Ficou interessado em implementar a telefonia VoIP no seu negócio? É só entrar em contato com um dos nossos consultores.

Para te ajudar a conhecer uma plataforma de telefonia VoIP, a Nvoip te oferece R$5,00 para teste, basta se cadastrar no painel.

Por fim, espero que você tenha curtido esse conteúdo, continue acompanhando o blog da Nvoip.

Até a próxima!

número virtual
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email