Dicas para provedor de internet
Lisandra Queiroga

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8 dicas para melhorar o atendimento ao cliente no seu provedor de internet

Ter um bom atendimento telefônico em um provedor de internet é um dos principais fatores para construção de relacionamentos bons e duradouros com os clientes. Você pode ter o melhor produto, a melhor tecnologia e, mesmo assim, se o atendimento ao cliente não for satisfatório, já é motivo suficiente para que ele troque você pelo concorrente. Os efeitos que deslizes em um atendimento pode causar são enormes, como mostrada em pesquisa.

Por isso, nesse artigo, vamos trazer as melhores dicas para que seu atendimento seja excelente e se destaque como um ponto positivo de sua empresa. 

Ofereça sempre o melhor ao seu cliente. Por isso se preocupe com a qualidade de seu provedor de internet, invista em treinamento para seus consultores e tenha uma empresa de telefonia de qualidade. Então vamos ao que interessa: as dicas para melhorar o atendimento ao cliente: 

Invista em comunicação humanizada 

Lembre-se sempre que do outro lado da linha existe uma pessoa. Portanto, nada de frases prontas e robotizadas no atendimento de seu provedor de internet. É bom ter um script para se guiar, mas haja naturalmente. Fale de pessoa para pessoa e tenha empatia.  

É importante compartilhar com a equipe do setor de atendimento ao cliente a missão e os valores da organização, para que as demandas sejam resolvidas segundo a cultura organizacional. O contato passa a ser mais humanizado e foge de respostas-padrão e engessadas. 

A linguagem também deve ser a mais clara possível e fugir dos gerúndios usuais de atendimentos via telefone. Também é indicado não usar linguagem muito informal, como gírias e outras expressões como regionalismos, por exemplo. 

Treine sua equipe 

Uma equipe de atendimento bem treinada em seu provedor de internet proporciona um grande diferencial à empresa, pois a maior parte dos provedores não faz nenhum tipo de treinamentos com suas equipes. 

Esses treinamentos melhoram a experiência do cliente com a marca. E isso faz com que fique muito mais rápido e barato captar clientes leais. Treinando sua equipe periodicamente, de acordo com as demandas, sejam elas semanais, quinzenais ou mensais, o ciclo de implementação de melhorias será muito mais rápido. 

Esses treinamentos ajudam o setor de atendimento ao cliente a ficar preparado para atender a todos os perfis de clientes, desde os mais gentis aos impacientes e nervosos, que podem perder a linha. Nesses casos, não basta apenas motivar os colaboradores.  

Ofereça cursos para que eles possam se preparar para conduzir esse tipo de atendimento da melhor forma possível. E além disso garante que a equipe conheça a fundo os produtos, os serviços e o mercado de provedores de internet. Isso é excelente para prezar pela qualidade do atendimento. 

Para que os treinamentos sejam proveitosos e não se tornem maçantes, utilize simulações de situações reais bem como ligações gravadas, para demonstrar erros e acertos. Use tanto exemplos positivos quanto negativos – no intuito de padronizar e melhorar o atendimento de todos. 

Alinhe seus colaboradores 

Não adianta abrir vários canais de comunicação em seu provedor de internet se há um tom de voz para cada um deles. É importante manter um padrão e oferecer informações sincronizadas para o consumidor.  

Assim, caso um cliente retome um contato, vai ter as mesmas informações, sem ruídos. Uma boa prática para solucionar esse deficit é fazer reuniões periódicas para deixar os outros departamentos alinhados com o setor de atendimento ao cliente. 

Motive sua equipe 

É muito importante que você tenha uma equipe engajada e, para isso, cada colaborador deve realmente sentir que faz parte do negócio e entender a importância de sua atribuição dentro do provedor de internet. 

A dica é ser transparente com os colaboradores em relação as estratégias tomadas pela empresa, levando informações a eles de forma clara. Marcar reuniões de feedback, mostrar o acompanhamento e atingimento de metas é fundamental. 

Um bom gestor é positivo e inspirador, e sabe que construir demora tempo, investimento e paciência. Sabe também que a crítica sem fundamento serve apenas para alimentar incompetentes. O elogio ao contrário eleva a autoestima, faz com que as pessoas produzam mais e melhor. Sempre que for merecido, elogie! 

Esteja disponível 

Agora que você já entendeu a importância de ter uma equipe bem preparada, você precisa entender que é necessário ainda, estar disponível para conversar e tirar dúvidas de seus clientes. Seja através de chats ou pelo telefone sempre que possível esclareça as dúvidas pendentes. 

Use o cliente como promotor de seu negócio 

Cliente satisfeito não só volta a fazer negócio com a empresa, como também faz propaganda. Por esse motivo é fundamental oferecer um padrão diferenciado de atendimento para que o cliente seja o principal promotor de seu negócio, gerando cada vez mais credibilidade no mercado. 

Invista no pós-atendimento 

O atendimento não acaba quando a ligação termina. Invista no pós-atendimento para fidelizar o cliente. Afinal, mantê-lo na base pode ser até 5% mais barato do que criar estratégias para conquistar novos usuários do seu serviço. Envie pesquisa de opinião e procure saber se o problema foi resolvido durante o atendimento. Para essa função e também acompanhar a satisfação do cliente invista em uma equipe de Customer Success

Invista em telefonia VoIP 

Contratar uma empresa de telefonia  VoIP é uma maneira de aumentar os resultados do seu provedor de internet. Dessa forma é possível diminuir os custos se comparado com a telefonia tradicional. Alem disso há melhor qualidade das ligações e maior visibilidade de atuação. Essa contratação também ajuda a tomar decisões otimizadas, favorece a integração de setores e filiais e amplia a competitividade. 

Ficou interessado? Para saber como escolher uma empresa de VoIP leia nosso artigo sobre o tema. 

Conclusão 

O mercado atualmente muda constantemente. Mas o que não muda é o segredo do sucesso, que é simples, e não é difícil de se alcançar. Basta unir qualidade do produto/serviço e um bom atendimento, que não tem erro. Vai acertar em cheio e satisfazer seus clientes.  

Os consumidores não aceita mais fechar negócios que não ofereçam a melhor experiência de compra e os melhores serviços. Por isso, qualquer corporação que queira sucesso investe no melhor para ampliar a relação com seu cliente. 

Essas são algumas das dicas para melhorar a qualidade no atendimento ao cliente de seu provedor de internet. São simples, mas eficazes, e podem trazer resultados surpreendentes! Gostou do conteúdo? Que tal ler sobre 5 tecnologias para melhorar o atendimento ao cliente? Boa leitura! 

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