Conheça 15 dicas de empreendedorismo para aplicar hoje

Dicas de empreendedorismo para quem quer ver a sua ideia sair do papel e o negócio crescer

Você é um empreendedor? Está começando neste ramo e acredita que tem ótimas ideias para aplicar? Se a resposta é sim, mas você ainda não sabe como começar, vamos conhecer 10 dicas de empreendedorismo que podem mudar o rumo do seu negócio!

São muitos aspectos que estão relacionados ao sucesso de um empreendedor e seu negócio. Por isso, é importante estar atento e se preparar para esse mundo. Algumas dúvidas são muito comuns para quem está começando.

Dessa forma, hoje você vai conhecer 10 dicas que vão te mostrar como empreender com consciência e sucesso!

#1 Cenário econômico

A análise do cenário econômico é visto como variável estratégica para os bons empreendedores.

Você pode estar se perguntando porquê?

Analisar a economia do seu país é uma forma de aprender com os erros dos outros.

A princípio, isso parece engraçado, mas basicamente, o que quero dizer é: a analise do contexto (interno e externo) no qual a empresa está inserida, junto com os fatores que são possíveis de ocorrer, possibilita uma visão mais clara e permite uma tomada de decisão mais fundamentada e precisa. 

Ficou confuso? Vem comigo que te explico melhor.

A análise do cenário econômico faz parte da gestão estratégica, e esse conceito é muito importante para o desempenho das vendas.

Ou seja, por exemplo: imagine que você queira empreender em um segmento cujo produto dependa de uma demanda sazonal. É importante entender como contornar essa situação e analisar o cenário e entender como isso afeta a suas vendas é essencial.

É importante destacar que a principal função dessa análise não é tentar prever o futuro, mas identificar fatores que podem se tornar reais a longo prazo.

Com isso, manter esse tipo de conhecimento dentro da sua empresa é essencial para o desempenho dos resultados.

#2 Regularize seu negócio

Um dos piores cenários para a imagem de qualquer empreendedor é trabalhar na ilegalidade ou informalidade. Tenha certeza de que seu negócio está em dia juridicamente. É verdade que a informalidade livra as pessoas de de vários impostos, mas também impede a emissão de nota fiscal.

Portanto, não espere para abrir um CNPJ. Você vai descobrir que existem muitas facilidades para pessoas jurídicas, justamente para facilitar o serviço. Imagine ir ao banco e não precisar enfrentar fila? Um sonho?

Pois saiba que pessoa jurídica não precisa enfrentar essa e muitas outros burocracias.

Além de tudo, a sua empresa é reconhecida pelo governo e você só ganha com isso. Portanto, não deixe que a credibilidade da sua empresa seja afetada por um detalhe tão primordial.

#3 Desenvolva um protótipo

Para colocar a sua ideia em prática, é necessário testá-la primeiro. Assim, desenvolvendo um protótipo ou apostando em uma fase inicial de testa, venda e aprendizado, você será capaz de recolher o feedback necessário para entender o que está de acordo com as expectativas dos clientes. Além de saber o que precisa ser melhorado.

O importante é saber desenvolver a sua ideia e aprimorá-la no menor período de tempo possível. Se quiser saber mais sobre feedback você pode ler nosso artigo sobre Startup Enxuta ou Lean Startup!

#4 Saiba o que seu cliente quer

É importante que todo empreendedor saiba o que quer, não é mesmo? Mas concorda que de nada adianta você oferecer algo que não é de interesse do seu comprador?

Portanto, é importante saber o que sua clientela deseja, quais são as suas expectativas e seus maiores problemas.

Alinhe a sua equipe para que todos tenham acesso a esse conhecimento. Assim, com a ajuda da sua equipe de vendas, você saberá aprimorar o desenvolvimento da sua ideia e, consequentemente, divulgar e entregar o que o cliente quer.

#5 Abandone as idealizações

Esse tópico é importante, e a princípio, você pode achar que falaremos sobre o conteúdo do Tópico #2, mas não.

Se você quer empreender é extremamente necessário sair da zona de conforto do “ E se…” e passar a praticar tudo aquilo que você idealizou. Implementado de forma correta as suas metas do papel.

Você deve gostar também:  Conheça as principais soluções de telefonia para empresas

O empreendedor, sem dúvida, constitui um perfil de pessoas que demandam praticidade. Dessa forma, é possível obter maiores resultados sendo prático e objetivo.

Em um mercado cada vez mais competitivo, inovar é preciso. E você pode começar a fazer isso apostando em um modelo de negócios que seja realmente inovador.

Portanto, não basta planejar a ideia e deixar que a mesma se concretize sozinha. É preciso entrar em jogo.

Você pode estar se perguntando como fazer isso, estou certa?

Vejamos a lista a seguir:

  1. Saiba aonde você quer chegar
  2. Planeje todas as atividades
  3. Organize as finanças
  4. Acredite no seu sonho
  5. Persevere, sempre
  6. Agora é let´s go!

Viu só como é importante planejar e sobretudo praticar o que foi planejado.

Mas não basta só as dicas de empreendedorismo, tem que implementar para obter resultados, ok?

#6 Defina as diretrizes da empresa

As diretrizes da empresa, ou diretrizes organizacionais, são compostas pela a missão, visão e os valores dela. É a partir desses preceitos que todas as decisões da empresa irão se pautar.

A missão de uma empresa pode ser entendida como a razão pela qual ela existe. Nela consta a sua motivação principal, bem como o segmento na qual ela está inserida.

A visão mostra onde a empresa quer chegar e onde ela se vê no futuro. Já os valores pautam a ética e qual o caminho que a empresa tomará para alcançar seus objetivos.

#7 Pense em um empreendimento que reflita seus valores

Atualmente, com o processo de globalização e revolução digital é muito importante manter uma boa imagem para a empresa.

Por isso, a identidade visual se torna cada vez mais necessária para manter a competitividade no mercado.

A princípio, a identidade virtual pode ser vista para a maioria das pessoas apenas como um site que os clientes terão acesso para comprar seus produtos/serviços ou tirar eventuais dúvidas. Entretanto, a definição desse termo é muito mais ampla.

Estabelecer uma cultura organizacional: princípios, valores e objetivos é muito importante para a construção da identidade virtual.

Dessa forma, o empreendedor vai estabelecer uma relação próxima com as tendências do mercado.

Por exemplo, hoje em dia é muito comum as empresas terem consciência dos seus atos e aderir políticas sociais, não só com o objetivo de fazer o bem por si só, mas sinalizar para os seus clientes a importância da conscientização.

Se você optar por empreender no segmento do mercado financeiro, facilmente verá que empresas que dedicam tempo a projetos voltados à preservação do meio ambiente, visto que isso atrairá maiores investimentos.

É importante ressaltar que o objetivo da cultura organizacional não é trabalhar com projetos sociais, no entanto, manter um ambiente saudável, o equilíbrio dos valores individuais com os valores da empresa impactam diretamente na satisfação do cliente com a identidade virtual da empresa.

A verdade é que uma empresa eficiente vive o que prega e não só faz frente a uma simples imagem, ainda mais com o surgimento das redes sociais que facilita a fiscalização do bom comportamento.

Por fim, reafirmo que  a identidade virtual leva ao reconhecimento e valor de uma marca: quanto maior é a presença dos elementos na vida de alguém, maior será a sensação de proximidade e até mesmo necessidade em relação aos produtos ou serviços oferecidos.

Sem dúvidas, manter vivo os valores da sua empresa, é uma das melhores dicas sobre empreendedorismo.

#8 Não pare de aprender

Se você está abrindo um negócio, muitas vezes não vai contar com a ajuda de alguém para cada tarefa ou empecilho que surgir no caminho.

Portanto, é preciso sempre buscar conhecimento e especializações de acordo com as necessidades. Mas não espere a dificuldade bater à porta. Olhe para o futuro e esteja preparado.

#9 Alimente seu espírito empreendedor

A partir do momento que você começa a estudar e se prepara, também começa a conhecer mercados que estão despontando no momento. A partir dos seus estudos, coloque em prática as suas ideias e não tenha medo de inovar.

Mas cuidado ao arriscar! Estude bem a situação da sua empresa com relação ao mercado e tenha paciência para saber quando assumir riscos.

#10 Pratique o desapego com sua ideia de negócio

Você é um empreendedor? Se sim, eu preciso te dizer: “Não tenha medo de compartilhar sua ideia”.

Já parou pra pensar que muitos empreendedores não dão dicas de empreendedorismo, e isso, muitas vezes ocorre por não aceitarem a concorrência utilize suas principais ideias.

Você deve gostar também:  Gestão de telefonia

No primeiro momento, isso pode até parecer razoável , mas não coerente com a evolução do mercado. É muito importante a competitividade, uma vez que isso impulsiona a melhoria dos produtos e entrega maior qualidade de serviços para os consumidores.

Não ter medo de compartilhar suas ideias e se reinventar são dois conceitos importantes para o empreendedorismo. Com isso, é importante aumentar, ainda mais, a credibilidade do seu negócio.

O ambiente econômico muda o tempo inteiro, e está cada vez mais fácil achar soluções digitais para os gargalos econômicos.

Com isso, estar sempre atento às novidades do mercado para as soluções que seu segmento necessita é valioso para planejar suas estratégias.

E aí, a vida de empreendedor não é nada fácil né?

Vale ressaltar que a capacitação pessoal, nesse caso, também é muito importante para melhorar a produtividade agregada da sua empresa.

Não perca tempo! e let´s go.

#11 Aposte no marketing digital

O marketing offline demanda mais tempo do que o marketing digital. Além disso, os resultados são mais demorados e menos precisos.

É bem provável que você tenha que fazer o marketing sozinho, então mostre a sua criatividade nas redes sociais e não e esqueça de ter o seu próprio site!

Você ja sabe que a identidade virtual da sua e

Esses são os principais passos para quem quer existir no mercado atual. Ah, e não se esqueça de apostar no remarketing também!

#12 Crie contatos

Networking é tudo no mundo dos negócios. Portanto, não menospreze essa dica. Você pode começar o seu networking nas próprias redes sociais, participando de grupos, fóruns e discussões. Procure nichos relacionados ao seu negócio.

Mas, além disso, se tiver oportunidade de ir à eventos, palestras e workshops você só tem a ganhar. Além de melhorar o seu conhecimento você estará conhecendo muitas pessoas que podem mostrar interesse nas suas ideias e ver grande potencial no seu negócio.

#13 Aprenda – até mesmo das fontes mais inesperadas

Além da capacitação pessoal e o sistema how know que o empreendedor deve implementar para a sua equipe melhorar a produtividade, sua empresa precisa de mais.

Você deve estar se perguntando: mais o que, além de tudo o que foi falado até agora?

Mais informação, pois quanto maior seu conhecimento sobre toda sua estrutura produtividade mais fácil será contornar ou driblar problemas externos.

Então, como fazer para aprender mais?

A princípio pode parecer fácil buscar esse tipo de informação, mas se olharmos pela ótica de qualidade e métrica, as coisas mudam de figura.

O tipo de how know que estamos falando é aquele com capacidade de modificar as estruturas do serviço, é buscar aquilo que falta para o seu empreendimento despontar. 

Muitas vezes, a experiência do cliente diz muito sobre sua empresa e te ajuda a entender quais são as demandas do mercado. E entre todas as dicas de empreendedorismo, talvez essa seja a mais importante.

Por isso, é importante manter um bom contato com seu público para traçar metas compatíveis com essas preferências.

E cai entre nós: o gosto do ser humano muda com o tempo, não é verdade?

Dessa forma é possível identificar onde está a chave que diferencia seu produto dos demais concorrentes.

#14 Não esqueça do Social Selling

O Social Selling consiste em saber usar as redes sociais para influenciar pessoas e conquistar o reconhecimento para o seu serviço/ produto/ marca através da influência online entre pessoas.

Para conseguir isso, é necessário primeiramente, estar ativamente presente online, com seu site e as redes sociais atualizadas.

É importante sempre responder os seus clientes o quanto antes, além de criar uma cultura na empresa de divulgação. Assim, seus próprios funcionários irão influenciar outras pessoas e a ideia vai se espalhar pela net.

#15 Busque investimento

Buscar parceiros e investidores é primordial para pequenos negócios e mais ainda para Startups. Então inscreva-se em processos seletivos, não perca a oportunidade de fazer o pitch da sua empresa.

Mesmo que você não seja selecionado imediatamente, esta é uma ótima forma de aprendizado e de fazer o nome da sua empresa ficar cada vez mais conhecido no mercado.

Então, o que você achou dessas dicas de empreendedorismo? Se gostou não esqueça de compartilhar com os seus amigos empreendedores e continue acompanhando o blog!

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com