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Lívia Amorim

Lívia Amorim

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10 dicas para aumentar a produtividade em vendas

Quer aumentar seu número de vendas sem gastar mais por isso? Sabe realmente o que é produtividade e como mensurar?

Entenda aqui como medir a produtividade de sua equipe de vendas e formas de aumentar o rendimento com os recursos que sua empresa já tem.

O que é Produtividade em vendas?

Antes de tudo, devemos entender o que é, de fato, produtividade em vendas. A primeira coisa que nos vem à mente geralmente é apenas o resultado final, o número de compras fechadas. Porém, essa associação é comum mas não é totalmente verdadeira. 

Se para crescer seu número de vendas você precisou contratar mais profissionais, gastar com campanhas de Marketing ou alguma outra atividade que teve um custo expressivo, então não houve produtividade. Esse tipo de ação, de fato, aumenta as vendas, alcance e até a produção, mas não a produtividade. 

Portanto, fica como definição de produtividade: Vender mais com menos ou com os mesmos recursos. É a eficácia dos profissionais, fazendo aumentar o volume de saída sem a necessidade de grandes investimentos, financeiros ou de horas de trabalho. 

Os 4 pilares da produtividade

Falar em produtividade é fácil, mas colocar em prática pode ser um pouco mais difícil. Para isso, selecionamos 4 pilares. Ou seja, os 4 itens principais que você deve se atentar ao montar um plano para a produtividade da sua empresa. São eles:

1. Pessoas

Se refere diretamente aos vendedores. Deve-se medir qual a média de vendas dos melhores vendedores e dos demais. Conferir se essa média se distancia muito e o porquê. Além disso, deve-se também definir um perfil ideal para os vendedores. Não que todos eles precisem ser iguais, apenas alguns pontos que deveriam ter em comum, como ser uma pessoa pontual e atenciosa. Cabe ao líder de vendas treinar sua equipe para que toda ela se torne parecida com os vendedores mais qualificados. Uma empresa não pode defender de algum vendedor em especial, todos eles devem ser treinados e qualificados.

2. Processos 

Os processos de vendas devem ser claros e objetivos entre todo time. Obviamente algumas vendas podem ser feitas de uma forma um pouco diferente, dependendo da ocasião, mas no geral, existe um “roteiro”. Dessa forma, sua equipe não precisa utilizar o famoso tentativa e erro, já vai fazer o que sabe que é mais provável de dar certo. Assim, economiza tempo e fatura mais.

3. Gestão

Se é você quem comanda a equipe de vendas, deve estar muito bem preparado. Um gestor é essencial para entender e definir as métricas ou KPIs, ajudar a bater a meta, tirar dúvidas e dar dicas de onde os demais vendedores podem conseguir mais contatos. A Gestão de Vendas é fundamental para controlar o ritmo e volume dos fechamentos e perceber o que está  atrasando o processo. O responsável por essa função deve ser preparado, entender os processos e ter boa relação tanto com clientes quando com as pessoas dos outros setores da empresa.

4. Tecnologia

Entender com o que e como sua empresa trabalha são processos essenciais para definir quais tecnologias deverão ser usadas. Não são todos os aparelhos que estão “na moda” ou muitas empresas usam que a sua deve usar também. Os setores responsáveis por essa parte dirão o que é necessário e, com o tempo, vocês podem acrescentar ou diminuir, conforme a demanda. Logo, com a tecnologia certa, trabalhos antes manuais ou mais difíceis podem se tornar mais práticos através da automação e, assim, os profissionais terão mais tempo para desenvolver seu trabalho.

Agora que você já entendeu o que é produtividade e quais os itens principais para atingí-la, veja as dicas que precisa para aumentá-la hoje mesmo.

As 10 dicas para aumentar a produtividade:

Agora a parte prática: Você já sabe o que é e quais são os pilares da produtividade. Entenda como aumentar suas vendas com dicas simples e que não exigem muito investimento.

1. Entenda o que te atrapalha

Você sabe o que atrapalha as suas vendas e de sua equipe? Entenda o que pode estar tirando o foco de vocês. Podem ser tarefas que inicialmente não era suas, não entender bem as etapas da função, erros técnicos que vocês não haviam percebido antes, entre várias outras coisas. Analise a sua parte e peça para sua equipe fazer o mesmo. 

2. Monte uma agenda

Organização é primordial. Querer fazer muitas coisas de uma vez só acaba te atrapalhando. Ou você não faz nada completo ou trabalha de forma desproporcional. Por isso, agente o que você tem que fazer e incentive os outros seguidores a fazer o mesmo. Anote horários de ligações, visitas e atendimentos. Não perca nada para não perder clientes.

3. Selecione suas prioridades

Dentro dessa agenda que você irá montar deve existir uma hierarquia. Você deve entender o que é mais importante naquele momento e seguir a ordem. Alinhe seus compromissos e estabeleça preferências.

4. Atenção aos e-mails, mensagens e ligações

No meio da correria de vendas os e-mais, mensagens em redes sociais e ligações podem ser esquecidos. Não deixe isso acontecer! Lembre-se de que muitas vendas podem começar por lá. Portanto, separe um tempo do seu dia para responder essas mensagens. Se for preciso, crie um alarme. Além disso, uma telefonia Voip pode te ajudar a se organizar pois você consegue saber quais ligações perdeu e retornar assim que puder. Veja aqui mais benefícios do Voip.

5. Defina metas para toda a equipe

Os vendedores precisam ter um foco, um objetivo a se atingir e, se tudo der certo, se passar.  Determine metas em geral para a equipe e para você também. Proponha metas que sejam desafiadoras mas não impossíveis. Ajude seus vendedores a chegar lá. As metas podem ser medidas em mensais, semanais e diárias. Contudo, não foque só na venda, determine metas para o número de atendimentos e clientes cadastrados também. Anote as suas metas e as da sua equipe e acompanhe cada passo.

6. Aprenda a usar ferramentas de venda

Como já foi citado no pilar de Tecnologia, algumas ferramentas facilitam muito o trabalho do vendedor. Procure sempre se manter atualizado e se preciso, peça ajuda ou consulte manuais para entender como algumas plataformas e aplicativos funcionam. Vários aparelhos voltados para a área comercial estão disponíveis, tente utilizar os que vão te ajudar.

7. Mantenha um bom CRM

Aposte em uma ferramente que você saiba e consiga usar. O CRM é muito importante no processo de vendas, então, utilize um prático e mantenha ele sempre nutrido com novos clientes e novas informações.

8. Alinhe-se ao Suporte e ao Marketing

Você deve entender que a venda é o resultado final, antes disso passa pela equipe de Pré-vendas prospectando, a de Marketing atraindo Leads, a de Suporte adequando os produtos para os clientes, entre outros. Você deve estar alinhado com esses outros setores para que o trabalho de todos flua em conjunto. 

9. Invista tempo em treinamento

Sempre que alguém for contratado ou se mudar para seu setor, mesmo que esteja ocupado, tire um tempo para trinar essa pessoa. Tenha um manual pronto para facilitar alguns processos mas esteja aberto a ensinar. Entenda que dar e fazer treinamento não é perda de tempo e sim uma prevenção para possíveis futuros erros. Caso alguém que já esteja na sua equipe há mais tempo ainda tenha alguma dúvida, dê atenção a essa pessoa também. Vendedor que entende os processos é vendedor que vende mais e melhor.

10. Faça análises constantes

Agora você já entendeu como aumentar a produtividade em vendas da sua equipe e está seguindo todos os passos. Portanto, essa é a hora de testar. Deixe registrado os resultados e escolha uma data para testar de novo. Veja o que deu certo e o que ainda precisa melhorar. Avalie os processos e os resultados finais. Faça isso em conjunto com os setores da sua empresa que participam da venda. Pense sempre em formas de melhorar e continue progredindo!

Agora você já tem tudo o que precisa pra aumentar suas vendas sem gastar muito. Então, para melhorar mais ainda os resultados, confira aqui o que é Ticket Médio e como você pode aumentar seu faturamento.

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