homem fazendo ligação internacional pelo voip
Leandro Campos

Leandro Campos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on reddit
Share on email

É possível fazer ligações internacionais baratas? Aprenda como!

O número de brasileiros que saem do país, seja para morar fora ou viajar, tem aumentado cada vez mais e, com isso, é natural buscar formas de se comunicar com essas pessoas. Se você já fez uma chamada para fora do país, sabe que o preço costuma ser alto. Por isso, a dúvida mais frequente é: como fazer ligações internacionais baratas?

Se você pretende usar os meios tradicionais de ligação pelas operadoras de telefonia do Brasil, não vai ter jeito, o preço é mesmo alto. Porém, com a ajuda da tecnologia, hoje existem diversas formas alternativas para diminuir esse custo e facilitar a comunicação entre pessoas em diferentes países.

Para facilitar a sua busca por formas de fazer ligações internacionais baratas, colocamos neste artigo as melhores opções. Confira!

Ligações internacionais pelo celular

Para que o custo de uma ligação internacional pelo celular seja acessível, basta usar um aplicativo para ligações em seu smartphone. Existem diversas opções para Android, iPhone e, até mesmo, para telefones Windows.

Normalmente eles são gratuitos, funcionam pela internet e possuem mais funcionalidades do que apenas a de ligação. Um aplicativo comum é o próprio WhatsApp, aplicativo gratuito para conversas pelo celular que possui a opção de ligação de voz e chamada de vídeo. A qualidade desse serviço não é tão boa quanto outras opções, como o uso de uma operadora VoIP, que abordaremos no próximo tópico.

Ligações internacionais pelo computador

Outra opção para reduzir os custos de ligações internacionais é usar um desktop ou notebook, por meio de um software de tecnologia VoIP. Existem opções gratuitas, como o Skype, e pagas como softwares com diferentes benefícios.

O uso do Skype é gratuito quando usamos de Skype para Skype, porém, ligações da plataforma para celulares ou telefones fixos são cobradas. Esse custo normalmente é maior que o uso de uma operadora VoIP.

Tecnologia VoIP

A tecnologia VoIP ou Voice Over Internet Protocol, que na tradução literal significa voz pelo protocolo da internet, é um serviço que permite o uso da internet para a realização de chamadas de voz.

Para usar esse serviço, basta encontrar empresas especializadas e escolher os melhores planos que atendam sua necessidade, seja para realizar ligações pessoais ou a trabalho.

Normalmente, você tem a possibilidade de comprar créditos para a ligação por minutos, assim, o valor a ser pago deixa de ser uma surpresa no orçamento. Além de o custo ser menor quando comparado às outras opções mencionadas.

As opções de ligações pela internet são diversas. É possível ligar entre VoIPs, de VoIP para fixo, celular e vice e versa.

Ligações internacionais pelo telefone fixo

Se você não possui computador ou celular e quer usar um telefone fixo, também há a possibilidade de reduzir os custos de uma ligação internacional. Para isso, será necessário adquirir um adaptador ATA ou telefone IP, que usam uma operadora VoIP para fazer suas ligações.

Esse adaptador também usa a tecnologia VoIP e conecta o sinal convencional (analógico) a uma rede IP para que o telefone faça ligações usando a internet. ​

O telefone IP funciona da mesma forma que o adaptador, sem a necessidade dele. Isso porque ele já está conectado diretamente a uma rede IP e faz a transferência de forma automática.

Caso você queira usar o seu próprio telefone fixo, há ainda a opção de adquirir uma conta VoIP em um provedor que oferece o serviço DISA (Direct Inward System Access). Esse permite que você ligue para uma central de PABX Cloud (ligação local) e faça a ligação internacional por ela. Assim, você paga apenas a ligação local e a central liga para o número no exterior usando o serviço VoIP.

Como você pode perceber, existem diversas formas para economizar em suas chamadas telefônicas internacionais e manter o contato com pessoas que estão longe. Além disso, se esse serviço será usado em seu negócio com muita frequência, existem empresas especializadas para melhor atender suas necessidades e oferecer um serviço completo.

O acesso à informação mudou a relação de trabalho, permitindo uma relação mais próxima entre empresas de diversas partes do mundo. Hoje é possível que você contrate um fornecedor norte-americano ou que seu time de comércio exterior busque novos negócios viajando para outros países. Para estar sempre em contato com sua equipe, você precisa contar com chamadas internacionais baratas, não é mesmo?

Se você pretende usar os meios tradicionais de telefonia do Brasil, não vai ter jeito, o preço é realmente alto. Porém, com o apoio da tecnologia, atualmente o mercado oferece diversas alternativas para diminuir os custos com telefonia e facilitar a comunicação entre pessoas e empresas em diferentes países.

Neste artigo, você vai conhecer algumas estratégias para fazer chamadas internacionais baratas e entender como alguns aplicativos podem ajudar nessa tarefa. Confira!

As vantagens da tecnologia VoIP

Uma ótima alternativa corporativa é a tecnologia VoIP que em inglês significa Voice Over Internet Protocol. Em português, a expressão pode ser traduzida como Voz sobre Protocolo de Internet. Essa tecnologia faz com que sua voz seja digitalizada e distribuída através do uso da internet como canal, aumentando a qualidade da chamada.

Geralmente, esse serviço exige a contratação de uma operadora VoIP, que oferece inúmeras opções de ligação. É possível ligar entre VoIP, de VoIP para fixo ou celular e vice-versa. Conheça outras facilidades e vantagens para sua empresa:

  • redução de custos em telefonia, tanto nas cobranças de tarifas e ligações, quanto na manutenção de equipamentos;
  • flexibilidade na estrutura, ou seja, a tecnologia se adapta ao tamanho do negócio;
  • se integra facilmente com outros programas, como o CRM e HelpDesk;
  • permite fácil acesso a partir de qualquer ponto de internet, podendo ser utilizado até em viagens, mesmo longe de onde foi instalada a rede VoIP.

Como fazer chamadas internacionais baratas

Se sua empresa também precisa manter uma comunicação direta com clientes, fornecedores e a própria equipe em outros países, conheça as principais possibilidades de reduzir o custo das suas ligações DDI a partir de diferentes dispositivos.

Celular

Para que o custo de uma ligação internacional pelo celular seja acessível, basta usar um aplicativo para ligações em seu smartphone. Existem diversas opções para Android e iOS. Normalmente eles são gratuitos, requerem o uso da internet e possuem mais funcionalidades do que apenas a de ligação.

Um aplicativo muito comum é o WhatsApp, que é gratuito e pode ser usado tanto para mensagens instantâneas quanto para ligações de voz e vídeo. Porém, justamente por ser gratuito, a qualidade do serviço não é tão boa quanto outras opções, como o VoIP.

Computador

Outra opção para fazer chamadas internacionais baratas é usar um desktop ou notebook, por meio de softwares de tecnologia VoIP. Existem opções gratuitas, mas que limitam o usuário ao exigir a compra de créditos para expandir suas funcionalidades. Geralmente, a contratação regular desses créditos costuma ser mais cara do que contratar um serviço de telefonia VoIP, por exemplo.

Um bom exemplo disso é Skype, que pode ser instalado tanto no computador quanto no smartphone e permite a conversação por texto, vídeo e voz através da internet. Entretanto, ele só é gratuito para ligações de Skype para Skype. Caso você precise telefonar para celulares ou telefones fixos, será preciso comprar créditos.

Telefone fixo

Também há como fazer chamadas internacionais baratas utilizando um telefone fixo. Para isso, contrate uma operadora VoIP e utilizar algum dos dispositivos abaixo:

  • ATA: abreviação para Adaptador de Telefone Analógico. Trata-se de um componente pequeno que é conectado no aparelho de telefone comum e na rede VoIP, transformando a voz em sinais digitais;
  • Telefone IP: é um aparelho telefônico específico para chamadas VoIP que é conectado à rede de Internet, oferecendo diversas funcionalidades interessantes, como gravação de ligações, uso de headsets, transferências e identificador de chamadas;
  • PABX IP: é semelhante ao PABX analógico, porém com vantagens trazidas pela tecnologia VoIP, como ramais ilimitados, conexão com computadores e estrutura flexível.

Há ainda a opção de adquirir uma conta VoIP em um provedor que oferece o serviço DISA (Direct Inward System Access). Essa tecnologia permite que você ligue para uma central de PABX Cloud (ligação local) e faça a ligação internacional por ela. Assim, você paga apenas a ligação local e a central liga para o número no exterior usando o serviço VoIP.

O uso de aplicativos

A forma mais prática e usual de fazer chamadas internacionais baratas são os aplicativos. Já falamos um pouco do WhatsApp, um dos mais populares entre eles. Porém, vamos apresentar outras opções para dinamizar o seu uso da tecnologia VoIP.

Nimbuzz Social

Nimbuzz iniciou seus serviços em 2006, se autodenominando como uma rede social móvel de mensagens. É o mais completo dos programas dessa lista, focando em ser uma solução digital para os usuários de forma barata e facilitada.

Seu aplicativo está disponível para as plataformas Android, iOS, BlackBerry OS, Symbian, Java ME, Windows e Mac OS. Algumas de suas funcionalidades são:

  • rede social de compartilhamento de imagens, vídeos e música;
  • chamadas gratuitas para usuários do Nimbuzz;
  • chamadas internacionais baratas para quem não utiliza o aplicativo, serviço denominado como NimbuzzOut;
  • envio de mensagens de texto gratuitas para usuários do aplicativo, incluindo mensagens multimídia — vídeo e imagem;
  • compatibilidade com outras redes sociais, como o Facebook;
  • realiza ligações VoIP, SIP e conferências;
  • conecta-se ao Skype.

Rakuten Viber

Mais conhecido apenas como Viber, é um aplicativo bastante semelhante ao WhatsApp. Seus serviços incluem a troca de mensagens de texto, arquivos multimídia e ligações, tanto de voz quanto de vídeo. O aplicativo é gratuito quando usado entre usuários, porém pode haver cobranças da operadora de internet, caso utilize redes móveis.

Ao fazer ligações para usuários fora do aplicativo, utilize o ViberOut. O programa ainda conta com versão business. Confira as funções:

  • conexão do usuário com grupos de interesses similares;
  • divulgação do negócio dentro do aplicativo por meio de propagandas;
  • customização de adesivos digitais para os clientes;
  • API para serviços de mensagens instantâneas para vários usuários.

Toolani

Esse aplicativo é ideal para quem deseja fazer chamadas internacionais baratas sem utilizar a internet. Ele reúne funcionalidades já conhecidas de usuários de outros aplicativos, como a não necessidade de criar uma conta e o reconhecimento automático dos números da agenda. Para utilizá-lo, ambos os participantes da chamada devem ter o programa instalado no smartphone.

Toolani realiza as ligações de maneira semelhante ao DISA. Para isso, você precisa contratar um pacote que contemple chamadas locais ou possua créditos para isso. O próprio aplicativo completará a ligação internacional para o usuário e a cobrança será de um telefonema dentro do mesmo DDD.

Google Hangouts

A Google lançou esse aplicativo em 2013, reunindo nele funções de outros três programas próprios: o Google+ messenger, o Google Talk e o Hangouts — que era exclusivo da rede social Google+ e fazia apenas chamadas para vídeo. Atualmente, suas versões Android e iOS também contam com envio de mensagens SMS e MMS.

Ele também pode ser utilizado a partir de outras plataformas do Google, como o Gmail e o próprio Google+ reformulado, permitindo a conversação de texto ou voz entre duas ou mais pessoas. Porém, as videochamadas permitem até 25 integrantes.

As ligações para a maioria dos destinos são gratuitas, mas é necessário que os destinatários também possuam conta Google Hangouts.

Softphones

São softwares utilizados em qualquer dispositivo com acesso à internet — computador, notebook, tablets e smartphones —, permitindo a simulação de um telefone para que as chamadas sejam feitas via VoIP. Podem ser gratuitos ou pagos.

Como você pode perceber, existem diversas alternativas para realizar chamadas internacionais baratas e manter o contato com sua equipe. Se você pretende usar esse serviço em seu negócio com muita frequência, conte com empresas especializadas para atender às suas necessidades adequadamente e oferecer um serviço completo.

Gostou do nosso artigo? Curta nossa página no Facebook e conheça outras estratégias para diminuir o custo de telefonia da sua empresa!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email