Entenda a importância da gestão financeira
Lívia Amorim

Lívia Amorim

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Entenda a importância da gestão financeira na sua empresa

Você sente que tem total controle sobre a parte financeira da sua empresa? Acha que todos os processos estão otimizados ou ainda dá para melhorar? Vamos entender a importância da gestão financeira na sua empresa. E se você ainda não faz, vai entender porquê deve começar a colocar isso em prática.

Afinal, o que é gestão financeira? Bom, ela consiste em técnicas que auxiliam em todos os processos, desde o fluxo de caixa, até o controle de inadimplências por parte dos seus clientes. Por isso, algumas dicas são fundamentais para quem busca uma gestão mais assertiva, a fim de trazer resultados palpáveis. Vamos ver algumas dessas dicas?

1- Selecione os funcionários

É preciso que os funcionário dessa área sejam pessoas capazes de racionalizar sobre situações hipotéticas. Dessa forma, será possível prever prováveis consequências provenientes de diversos movimentos financeiros. Além disso, pessoas analíticas e que trabalham de maneira organizada e racional são valiosas para o setor financeiro da sua empresa.

Portanto, a primeira estratégia é escolher as pessoas adequadas para esta função. E se você já tem um talento na sua equipe financeira, fique atento para estimulá-lo e motivá-lo a continuar o bom trabalho.

Outro detalhe importante que pode passar batido por várias empresas é com relação à quantidade de funcionários que trabalham nessa área. Quem já precisou trabalhar em um setor financeiro tem plena consciência da complexidade e da quantidade de serviços. Principalmente quando se trata da gestão financeira de uma empresa.

Assim, esteja sempre atento para não sobrecarregar o setor com a contratação de poucos funcionários. Afinal, um erro causado pelo cansaço pode causar grandes complicações para o negócio.

2 – Padronize processos e abordagens

A padronização é essencial para qualquer negócio e qualquer setor. Através dela é possível tornar tarefas repetíveis e ensináveis. Além disso, ela segue a missão, visão e valores da empresa de forma a se tornar uma marca registrada e até mesmo um diferencial do negócio dentro do mercado.

A padronização evita erros e confusões, facilita o processo como um todo e aumenta o grau de organização do seu negócio. Portanto, defina qual será o processo que culminará em cada ação do setor financeiro e garanta que todos os colaboradores estejam cientes do processo.

3 – Alinhe a sua equipe

Uma equipe alinhada trabalha em conjunto e colabora consigo mesma. É importante que cada colaborador tenha claro qual é a sua função e a importância da mesma para o bom funcionamento do setor e da empresa, de modo geral.

A partir desta compreensão, os colaboradores perceberão a importância do comprometimento com o seu trabalho, de modo a não gerar gargalos na empresa.

Planilhas compartilhadas, post-its e reuniões de updates são exemplos de ações que contribuem para o alinhamento da equipe.

4 – Adote uma régua de cobranças eficaz

A régua de cobranças determina quais ações são mais eficazes para cada situação de cobrança e padroniza as notificações e abordagens com os clientes. Por esse motivo, ela é fundamental para qualquer empresa que busca realizar a gestão financeira.

Com essa ferramenta, a empresa pode ter uma previsão das operações e dos resultados obtidos com cada uma. Em momentos de grande inadimplência, a régua de cobranças é ainda de maior importância. Mas é também um meio para evitar os atrasos. E, consequentemente, de se precaver.

5 – Invista em automações de processos

Por mais que bons profissionais sejam o grande diferencial das empresas, não podemos negar a importância das automações. Graças às tecnologias hoje em dia temos um número muito maior de demandas, mas também podemos dar conta de um número muito maior de resoluções.

Além de auxiliar para agilizar todo o trabalho, as automações contribuem para o cumprimento da régua de cobranças. Podemos enviaar disparos programados de cobranças por SMS ou mesmo cadências de e-mails. Tamb´me é possível sincronizar informações com o CRM da empresa e facilitar a alimentação do sistema com os updates.

6 – Diversifique as tratativas dos clientes

Cobranças nem sempre são bem-vindas. E saber como conduzir a conversa é parte essencial do serviço da equipe que entrará em contato com o cliente. Por isso, identificar quais são os principais perfis de clientes, pode facilitar no momento das tratativas.

Existem clientes que nunca pagam dentro do prazo, mas também são fiéis à empresa e pagam com pequenos dias de atraso. Outros, nunca pagam atrasado. E há aqueles que sempre atrasam.

Pois imagine tratar um cliente que nunca atrasa os pagamentos de forma tão enérgica quanto um cliente frequentemente inadimplente necessita ser tratado? Você acha que o relacionamento com esse cliente seria prejudicado? Muito provavelmente, sim.

Em alguns casos é necessário dar um voto de confiança ao cliente, mas nunca de forma a perder o controle sobre as inadimplências.

7 – Estabeleça e acompanhe indicadores

Lembre-se da importância dos indicadores. Esses indicadores podem ser tanto para a sua equipe, atribuindo metas e objetivos paralelamente. Mas também deve ser para acompanhar e medir os créditos e os atrasos.

Portanto, essas métricas devem considerar alguns aspectos como: recuperação de crédito, satisfação dos clientes, eficiência operacional, etc. Quer entender mais sobre indicadores? Então leia o nosso artigo sobre KPIs.

8 – Acompanhe o registro de chamadas e grave ligações

Por fim, mas nem por isso menos importante, guarde registro de todas as chamadas. Afinal, com a gravação das ligações, ocorre a formalização de tudo o que está sendo tratado, além de resguardar a empresa em eventual desentendimento ou processo.

Mas atenção: é importante que o cliente esteja ciente da gravação das ligações.

Ficou interessado em saber como você pode ter acesso a todas as gravações de ligações e o histórico das chamadas? Acesse o nosso painel e acompanhe os registros das suas ligações gratuitamente.

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