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Entenda URA reversa e como ela ajuda a sua empresa

Você já deve ter ouvido falar bastante sobre URA. Aqui no blog estamos sempre trazendo materiais a respeito dela. Mas você sabe o que é a URA reversa? Se você quer dar à sua empresa mais rapidez e praticidade, além de ter economia com custos de operação ao entrar em contato com seu cliente, essa é uma excelente maneira de alcançar seus objetivos.

Muito utilizado por call centers, o atendimento automático ajuda na hora de fazer o primeiro contato com o cliente e direcioná-lo ao setor correto. E esse é um grande diferencial se sua empresa  tem um grande fluxo de ligações diários. Continue a leitura para entender um pouco mais sobre como funciona esse recurso super útil para o seu negócio. E entenda como a URA reversa pode ajudá-lo a ter mais produtividade e agilidade no atendimento.

O que é URA reversa?

A URA, Unidade de Resposta Audível, é o sistema responsável por controlar o fluxo de ligações da sua empresa. Entre muitas funcionalidades, ela destaca-se principalmente pelo atendimento automático, pela interatividade através dos menus e a eficácia por encaminhar ligações para as filas de atendimentos específicas.

Ou seja, a URA recebe as ligações dos seus clientes para a sua empresa. No caso da URA reversa, é ela quem realiza as ligações da sua empresa para os clientes. Agora o “reversa” fez sentido, né?!

Entendendo a URA reversa

Uma das facilidades desse recurso, sem dúvidas, é a automatização do disparo de ligações de acordo com uma programação prévia. Dando a oportunidade para que você possa escolher qual mensagem vai chegar para segmentos de clientes específicos. 

Seja para notificar, vender, lembrete de contas, convites e até mesmo felicitações, a URA reversa é a maneira mais prática de se comunicar com seu cliente poupando tempo e dinheiro da sua empresa.

Vamos dar um exemplo prático de uso da URA reversa apresentando as suas vantagens. Suponhamos que você possua uma empresa e-commerce de vestuário. Utilizando o recurso de URA reversa você consegue:

1. Praticidade em disparos

Utilizando a URA reversa, você possui todos os benefícios de uma URA convencional. Dentre esses benefícios, está a praticidade de ter seu sistema atrelado a um excelente banco de dados de seus clientes. 

Desse modo, se você precisar disparar a mesma mensagem para um número maior de clientes, é só selecioná-los em sua base de acordo com sua necessidade. Você pode ligar oferecendo promoções apenas para clientes que tenham preferência por camisetas de personagens de desenhos animados, por exemplo.

2. Agilidade de atendimento

Por se tratar de um recurso automatizado e direcionado ao mailing correto, a agilidade desse contato é um grande diferencial. Se você consegue criar mailings de acordo com a preferência do seu consumidor por peças específicas de sua loja (essa informação você consegue ao disponibilizar formulários de pesquisa para seu cliente), ao enviar uma mensagem com ofertas, é grande a chance do cliente se interessar.

E isso agiliza o trabalho de seu colaborador, pois se o cliente solicitar falar diretamente com ele, já atende um consumidor pronto para finalizar a compra. Assim, de maneira rápida você consegue transferir seu cliente para um atendente, que dará sequência a demanda. 

Essa é uma estratégia importante para fazer uma seleção de acordo com a necessidade do cliente, fazendo com que ele seja atendido pelo operador humano que vai realmente ajudá-lo.

3. Diminui inadimplências

Com a URA reversa você ainda pode consultar seu banco de clientes e enviar mensagens de cobrança para os clientes com pendências financeiras. É uma boa maneira de abordar esses clientes de maneira automática.

Você apresenta a ele o valor devido e quais são as formas disponíveis para quitar seus débitos com a empresa. De acordo com a ação programada, é possível encaminhar o cliente diretamente a um colaborador que irá concluir o atendimento.

Uma estratégia muito interessante, uma vez que, o consumidor ao ser direcionado para o atendente terá conhecimento das condições de pagamento, tornando o atendimento mais rápido e assertivo. Além da alta taxa de sucesso ao chegar nessa fase, pois se o cliente optou por falar com o atendente, é muito provável que seja para quitar a sua fatura.

4. Economia para a sua empresa

O fato desse sistema ser automatizado traz mais uma grande vantagem: a economia. Além de desafogar sua equipe de atendimento, tirando dela a função de entrar em contato com cada cliente por vez. A URA reversa otimiza o trabalho de seus colaboradores e melhora a produtividade e qualidade de sua equipe.

Consequentemente, sua empresa economiza nos custos de operação. Poupa tempo de sua empresa e sua equipe de atendimento e poupa também recursos que podem ser investidos em outras áreas igualmente importantes, além de poder aplicar em melhorias do próprio sistema de URA. 

URA reversa para call center

Agora que já vimos alguns dos principais benefícios da URA reversa, fica claro como ela pode ajudar sua empresa; principalmente se você possuir um call center. Recapitulando, com esse recurso você poupa o tempo de sua equipe realizando ligações automáticas mas pode oferecer a opção de transferir o consumidor para um atendente. 

Quando solicitada essa comunicação direta com um operador, você tem um cliente prontamente preparado para esse contato. E, sendo direcionado corretamente a um agente humano, aumenta consideravelmente um dos indicadores mais importantes de um call center ativo: o CPC – Contato com a Pessoa Certa.

E como vimos, URA reversa pode ser utilizada em diversos tipos de situação. Como, por exemplo, no caso de seu call center poder acionar automaticamente um cliente que possui um débito em atraso. Na mensagem de sua URA, é possível apresentar o valor devido e uma maneira de negociar a dívida.

Claro que muitas dessas ligações de URA reversa podem ser finalizadas pelo consumidor durante o próprio atendimento. Mas, em muitas outras, o cliente devedor já interessado em solucionar essa pendência, pode solicitar o atendimento direto para entender melhor as formas de pagamento e entrar em um acordo com a sua empresa.

Espero que você tenha conseguido entender um pouco mais sobre esse recurso tão útil para qualquer negócio. Na Nvoip temos uma API pronta para ajudá-lo a ter uma URA reversa e todos os benefícios que ela oferece. Fale agora mesmo com um de nossos colaboradores e saiba como implementá-la em seu empreendimento. Simples de usar e fácil de aderir. Venha conhecer as vantagens de ser cliente Nvoip!

Alessandra Oliveira

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