Benefícios do SMS
Lisandra Queiroga

Lisandra Queiroga

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Envio de SMS: confira 9 benefícios

Diariamente surgem novas plataformas de comunicação. Mas algumas antigas ferramentas também podem se mostrar muito eficientes no ramo empresarial quando usadas da maneira correta. É assim com o envio de SMS, prática comum a algum tempo atrás, mas que entrou em desuso para comunicação pessoal. No entanto, para o contato com o cliente esse pode ser o canal ideal.  

Essa ferramenta pode contribuir muito para agilizar processos, melhorar a comunicação e reduzir custos, fazendo sua empresa mais competitiva. Além desses, existem alguns outros benefícios que você precisa saber. E nós vamos te contar agora! Acompanhe! Mas se você ainda não sabe o que é SMS, leia o artigo: O que é SMS?

O que é o SMS marketing? 

Primeiramente é importante definir do que estamos falando. Então caso você não saiba ou tenha apenas se esquecido, em suma, o SMS marketing é o envio de SMS em massa ou personalizado. A finalidade dessa ação é se aproximar do cliente e engajá-lo. 

O envio de SMS é uma tendência que vem tomando o lugar do relacionamento tradicional na telefonia empresarial para passar a atingir e fidelizar o cliente por meio de mensagens de texto.

Dessa forma apostar no SMS corporativo é abrir caminho para a fidelização dos seus clientes e para o crescimento do seu negócio. Esta forma de relacionamento com o cliente tem enorme relevância e é hoje uma das ferramentas mais importantes no processo de planejamento de CRM.  

Isso porque ela permite viabilizar ações que, quando realizadas através de outras plataformas e recursos de marketing, não têm um feedback tão significativo em termos de resultados. 

O que enviar para os clientes? 

Essa é uma pergunta comum para quem está pensando em investir nesse canal de comunicação. Mas fique tranquilo. Nós te explicamos! O conteúdo das mensagens pode variar de acordo com sua finalidade. 

No caso do envio de SMS em massa, por exemplo, as mensagens são mais direcionadas para divulgação de ofertas, promoções especiais, ou eventos. 

Já o envio de SMS personalizado tem como fim à aproximação de seu cliente. Nesse caso são indicadas mensagens de agradecimento pela compra, pesquisa de satisfação ou até mesmo a parabenização pelo aniversário. 

Mas atenção! Uma das maiores características desse tipo de mensagem é o seu tamanho. Um SMS corporativo deve ter no máximo 160 caracteres. Parece pouco, mas acredite, este número é suficiente para despertar o interesse do cliente, sem tomar muito de seu tempo. 

Dadas essas explicações, confira agora as principais vantagens de envio de SMS corporativo. 

Benefícios do envio de SMS 

Essa ferramenta pode mudar o rumo do seu negócio. Confira suas principais vantagens:

1 – Excelente custo-benefício 

O primeiro dos benefícios tem a ver com o seu dinheiro. O investimento para o envio de SMS em uma quantidade considerável é relativamente baixo comparado com o número de clientes que serão acionados. Além disso, o retorno que esses consumidores podem trazer para o aumento das vendas torna a relação de custo ainda mais vantajosa para quem adota essa estratégia de comunicação.

2 – Altas taxas de conversão 

Alta taxa de conversão é um dos principais dados que revelam o sucesso de seu marketing. Com o envio de SMS há uma taxa média de resposta de 45% para mensagens SMS. Enquanto o e-mail tem apenas 8%. Mas o mais importante dessas métricas é que a interação com esses textos também é significativamente maior do que em outras ferramentas de marketing

É fundamental poder avaliar a eficácia de suas campanhas de marketing para entender de onde vêm seus clientes. O marketing por SMS pode ser facilmente rastreado pelo Google Analytics para visualizar as taxas de cliques de todas as mensagens que você envia. Fator que nos leva a próxima vantagem.

3 – É mensurável 

Um dos principais benefícios do envio de SMS é que você nunca vai ter dúvidas sobre a eficiência da sua estratégia. Afinal, é possível acompanhar seus resultados de engajamento e conversão em tempo real por meio dessa iniciativa. Isso permite que você tome decisões mais estratégicas com base em indicadores concretos em vez de depender de suposições. 

4 – Aumente a interação em outros canais de comunicação com envio de SMS

O envio de SMS também pode ajudar a aumentar a interação com seus outros canais, como e-mail marketing, site e visitas à loja. Usar um link encurtado é uma ótima maneira de direcionar os usuários para o seu site. Um lembrete SMS simples dizendo “verifique seu e-mail para atualizações importantes” também pode aumentar suas taxas de abertura de e-mail. 

O envio de SMS também é uma ótima ferramenta para distribuir cupons, o que pode aumentar as visitas e as compras em seu negócio. 

5 – Método direto de marketing e de grande alcance

Muitas vezes a eficácia de uma campanha de marketing dependente de quão direta ela pode ser. Um em cinco e-mails enviados acabam não sendo notados. Contanto, o envio de SMS pode alcançar praticamente qualquer pessoa com um telefone celular. Portanto o envio de SMS é um método direto e uma das únicas maneiras de alcançar alguns consumidores por meio de seus dispositivos móveis. 

6 – O envio de SMS possui alta identificação 

Em geral, o envio de SMS é feito a partir da permissão do público para receber novidades e ofertas por meio desse canal. Portanto, você automaticamente já ganha um potencial de identificação superior, porque as pessoas impactadas pelo conteúdo já estão dispostas a recebê-lo. Com isso você não vai estar invadindo um espaço que é da audiência. Ela própria convidou a sua marca para entrar. 

7. Possibilidade de uso de gatilhos mentais 

Como as mensagens de SMS devem ser curtas, o uso de gatilhos mentais é uma ótima estratégia. Eles consistem, basicamente, em mensagens poderosas que auxiliam no direcionamento da tomada de decisão dos clientes. 

Um deles é o da urgência. Em mensagem com esse gatilho, o consumidor é induzido a tomar a decisão de compra rapidamente para não perder uma oportunidade única. 

Se o cliente deixa o site antes de concluir a compra, por exemplo, um envio de SMS pode informar que o abandono do carrinho de compras vai implicar na perda de uma promoção. Ou ainda que um dos itens é o último do estoque.

O gatilho da exclusividade também tem grande efeito no marketing de fidelização. Como as mensagens de SMS são enviadas para um grupo limitado, textos com gatilhos que denotam a restrição da oferta apenas para determinado grupo incentivam a compra. 

Um cupom de desconto enviado por mensagem SMS para o aniversariante também tem essa conotação. Além de exclusivo, o conteúdo fideliza o cliente demonstrando que a empresa está atenta à realidade vivida por esse consumidor em específico.

8 – Rapidez e eficiência

O envio de SMS corporativo ajuda sua empresa a ser mais rápida do que a concorrência. Isso porque as mensagens de texto geralmente são a maneira mais rápida de se comunicar. Além disso os textos são lidos em 5 segundos após serem enviados, em média. E têm um tempo médio de resposta de 90 segundos. Isso é incrível! 

Enquanto isso, você tem sorte se alguém atender a sua ligação telefônica. E leva horas até que alguém veja seu e-mail, se ele for visualizado! 
 
O envio de SMS corporativo provavelmente não vai substituir e-mails e telefonemas completamente. Essa nem é sua intenção. Mas é uma ferramenta complementar que sua empresa precisa para ser mais rápida do que sua concorrência. E assim, finalmente, conquistar mais clientes ou repassar qualquer outra informação importante. 

9 – Envio de SMS ajuda sua empresa a ser mais humanizada

A era da robótica está cada vez mais presente em nosso cotidiano. Mas as pessoas não são números. Temos sentimentos e emoções, tensões e objetivos, e gostamos de ser tratados de acordo. Isso significa que as pessoas normalmente não gostam de fazer parte de um processo automatizado ou ser apenas outro ponto de verificação para atingir uma meta. As pessoas anseiam por um toque pessoal! 

Pergunte a si mesmo: quantos e-mails você recebe todos os dias? Quantos deles tem uma abordagem pessoal e quantos são simplesmente mensagens de marketing e vendas? Atendendo ou não, quantos telefonemas você recebe e de onde eles vêm? Principalmente vendedores, imagino. 
 
Agora pense em quantos SMS´s você recebe todos os dias e de quem são essas mensagens. Acredito que maioria das mensagens de texto que você envia e recebe são para pessoas com quem você tem um relacionamento próximo. 
 
Para as pessoas comuns, o envio de mensagens de texto é uma das coisas mais pessoais que fazemos todos os dias. E um dos grandes benefícios do envio de SMS corporativo é que ele coloca sua empresa no mesmo nível dos amigos e da família mais próximos de seus clientes. Portanto isso é extremamente poderoso! 

As pessoas tendem a trabalhar e a pensar melhor daqueles com quem se relacionam. Por isso o envio de SMS corporativo aumenta o relacionamento com seus clientes, ajudando você a se tornar mais pessoal. 

Considerações finais 

Agora que você já se convenceu a respeito do potencial do envio de SMS para a sua estratégia, avalie as necessidades da sua marca e o perfil do seu público-alvo para detectar as melhores abordagens para esse tipo de comunicação.

Desde agosto de 2019, você pode enviar SMS através da plataforma da Nvoip sem nenhuma fidelidade ou burocracia, além de poder testar gratuitamente.

Lembre-se que é preciso agregar valor a essas mensagens. Caso contrário a sua audiência vai ter poucos motivos para se manter inscrita. Verifique constantemente seus resultados para sempre encontrar oportunidades para melhorar.

Para finalizar que tal ler sobre um conteúdo que vai continuar agregando conhecimento e boas estratégias para o seu negócio. Clique aqui e leia sobre técnicas de prospecção: como ligar sem ser invasivo.

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