Entenda como mensurar resultados da sua equipe home office
Lívia Amorim

Lívia Amorim

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Equipe home office: Como mensurar resultados

Ter uma equipe home office deixou de ser tendência e passou a ser realidade em muitas empresas. Mesmo assim, várias pessoas ainda se questionam como mensurar os resultados da sua equipe remota. Portanto, se você também se faz essa pergunta, esse artigo é para você!

No Brasil, o trabalho remoto demorou a se popularizar em comparação com outros países, como os Estados Unidos. Porém, atualmente mais de 68% das empresas brasileiras adotam o home office. E não é à toa! Já está mais do que comprovado que ter uma equipe remota dá certo sim! Se você ainda acredita que home office e produtividade são inimidas, você precisa ler esse artigo no qual desmentidos vários mitos!

Então chega de enrolação e vamos direto ao ponto: Como mensurar os resultados da sua equipe de home office?

Equipe Home Office

Bom, primeiro é importante saber que nem todo mundo tem o perfil para trabalhar em home office. Algumas pessoas se deixam distrair facilmente ou precisam estar sendo sempre cobradas para que possam produzir.

Por isso, é irreal esperar que todas as pessoas tenham o mesmo desempenho quando trabalhando à distância. Da mesma maneira que é ilusão escolher randomicamente a sua equipe home office. É importante dispôr um período de teste para que os seus colaboradores possam se adptar. Assim, será possível ter ciência da sua real performance.

Muitas pessoas que trabalham remotamente nem sequer sabiam que conseguiriam realizar bem o seu trabalho sem ninguém ao seu lado. Já algumas tantas outras que acreditavam ter o perfil ideal para um trabalho remoto, se surpreenderam ao perceber que se automotivar e se cobrar podem ser tarefas complicadas.

Por isso, se existe um grupo de pessoas interessadas em trabalhar de casa, porque não considerar? Mas antes de tomar a decisão é importante estar atento a algumas informações.

Verifique o equipamento e o espaço

Antes de tudo é importante saber qual será o local de trabalho do seu funcionário e quais são as condições deste ambiente. No caso do trabalhador escolher por trabalhar de casa é interessante se informar sobre as condições da moradia. Um lugar pouco silencioso tende a influenciar negativamente a produtividade da sua equipe.

Além de tudo é importante definir quem proverá o equipamento para que o trabalho seja realizado? Muitas empresas optam por emprestar notebooks, enquanto outras preferem que o colaborador seja o responsável por se munir dos equipamentos que necessita.

Independente do caso é certo que seus funcionários vão precisar de uma boa conexão com a internet. Esse é um fator importante a ser verificado para que o trabalho não seja influenciado a longo prazo.

Promova reuniões

Não é porque a sua equipe home office não está trabalhando fisicamente na empresa que ela não precisa participar das reuniões. Se você faz reuniões semanais com o setor, que tal chamar a sua equipe remota? Muitos detalhes são extramente importantes para o prosseguimento do trabalho de maneira a evitar gargalos. Uma das maneiras de se conseguir isso é através da comunicação.

Portanto, esteja atento! Se a sua equipe precisa ser organizada no seu trabalho home office, a empresa também precisa ser com relação ao seu cronograma e comunicados. Aproveite este momento para integrar ainda mais a sua equipe, escutar propostas e sugestões e sanar qualquer dúvida que possa existir.

Dê o devido valor à comunicação

Grande parte das dificuldades e tropeços são referentes à falta de comunicação dentro da empresa. Portanto, forneça um canal confiável de comunicação entre a sua equipe. Nem sempre será possível agendar reuniões para tratar de alguns assuntos que são imediatos e que afetam o serviço de todos.

Caso seja necessário, pense na possibilidade de adotar videoconferências como parte do seu dia a dia.

Mensure tarefas

No aspecto acompanhar e medir a produtividade muitas empresas enfrentam dificuldades. Isso acontece porque a maioria delas está tentando acompanhar o serviço da equipe home office contabilizando o tempo. No entanto, o mais indicado é que sejam pré-estabelecidas tarefas e prazos para o seu cumprimento.

Assim, é muito mais fácil analisar cada uma das tarefas, acompanhar o seu andamento, além de estar sempre por dentro do prazo de entregas.

Tecnologias, por favor

Como não podemos deixar de mencionar, a tecnologia é uma das nossas melhores aliadas nessas horas. Afinal, existem diversos recursos que podem ser adotados para mensurar resultados.

Utilizar de serviços em nuvem é uma ótima opção. Afinal, eles são atualizados em tempo real, além de ser possível ativar notificações quando alterações são realizadas no documento. Você ainda pode definir o que cada colaborador pode fazer em cada documento.

Outras ferramentas de gerenciamento de tempo como o Asana ou Trello também são muito úteis. No entanto, elas precisam ser alimentadas manualmente. Além disso, é preciso que todos os colaboradores tenham o hábito de atualizarem o cumprimento de suas tarefas, o que muitas vezes não acontece.

Mas, existem algumas ferramentas mais completam que visam ajudá-lo a saber como mensurar resultados da sua equipe home office. Um deles é o fSense. Com ele, é possível mensurar detalhadamente quanto tempo está sendo gasto com cada atividade exercida pelo funcionário. No entanto, por monitorar as ações do computador, é complicado adotar esse método quando o equipamento utilizado pela sua equipe é o seu pessoal. Mas caso você já tenha optador por disponibilizar o equipamento que cada colaborador irá usar para realizar seu trabalho em home office, então tudo tranquilo!

Existem muitas outras ferramentas como esta que contribuem para mensurar os resultados da sua equipe home office. Mas atenção, o interessante é sempre ter tudo documentado e acordado, não importa o método escolhido. Gostou de saber dessa ferramenta? E o que achou desse artigo? Se você busca sempre aprimorar o seu negócio e trabalhar em parceria que tal conhecer os 5 benefícios conquistados com serviços terceirizados?

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn