Vendas: 0800 878 3122 | Suporte:
  • English

Estatísticas VoIP: entenda o mercado para essa tecnologia

estatisticas-voip-conheça-o-mercado-dessa-tecnologia

Cada vez mais surgem novos recursos e aplicativos tecnológicos no mercado. E assim foi com o VoIP, uma tecnologia que possibilita as ligações pela internet. Curioso para saber mais? Hoje vamos te apresentar as principais estatísticas sobre VoIP e as previsões futuras.

Com os dados e estatísticas sobre VoIP, você consegue entender melhor a expansão e crescimento da tecnologia no Brasil e no mundo.

De acordo com especialistas, é o futuro das telecomunicações porque oferta um melhor custo-benefício sem abrir mão da qualidade, sobretudo em comparação a telefonia convencional.

Então, vamos lá?

Atuais estatísticas VoIP

Ao passar dos anos, a tecnologia VoIP cresceu e junto com a evolução da internet alcançou patamares inimagináveis.

As estatísticas VoIP para os próximos cinco anos são otimistas, sendo essa afirmação sustentada por especialistas da área. 

A exemplo, temos a pesquisa da IBISWorld, que afirma que o VoIP tem previsão de contribuição para o valor agregado da indústria, com cerca de 15,3% de crescimento por ano, desde de 2017.

Esta pesquisa, em comparação aos dados de uso de 1998, mostram que as estatísticas VoIP estão crescendo a passos largos. Além disso, as informações reafirmam a “aposta” dos especialistas da área. 

Aliás, essa aposta já foi lançada e o Reino Unido é a vitrine da vez.

De acordo com uma pesquisa feita em abril, pelo portal BBC News, cerca de 40% dos cidadãos do Reino Unido pararam de utilizar as ligações convencionais como meio de comunicação. 

Nesse sentido, estima-se que, a partir de 2025, os países que compõem esse agrupamento político-geográfico irão migrar suas operadoras de linha fixa residencial para às ligações online.

Além disso, outros pontos também impactam diretamente no interesse em migrar a telefonia convencional para a telefonia em nuvem.

Por exemplo: a manutenção de uma linha telefônica convencional é muito mais custosa quando olhamos para a logística e infraestrutura que ela demanda.

E é por essas mudanças de perspectiva em relação ao comportamento dos consumidores que o VoIP se faz necessário. 

Benefícios

A telefonia digital, possibilitada pela tecnologia do VoIP, oferece inúmeros benefícios. Sobretudo, na hora de otimizar a sua operação de atendimento.

Neste modelo de telefonia, você tem um impacto direto na gestão operacional do atendimento, com destaque para as contribuições agregadas às instituições privadas.

Isso ocorre porque, além de melhorar a comunicação da sua empresa, o VoIP te ajuda a controlar as informações de maneira mais assertiva, gerando bons insights para tomada de decisões.

Além do mais, é possível ter: integração com outros sistemas e softwares, mais agilidade no atendimento telefônico, baixas tarifas, controle financeiro e mobilidade para realizar ligações em qualquer lugar usando uma única linha telefônica.

Previsão de mercado 

Vale ressaltar que técnicos no assunto esperam que a modalidade de trabalho em home office aumente as perspectivas futuras para o uso dessa tecnologia.

Embora parte desse aumento tenha ocorrido em função da pandemia do coronavírus, provavelmente, essa é uma tendência que não vai se dissolver completamente. 

Por que?

Em um ambiente de rápidas transformações digitais é preciso buscar por processos mais rápidos e, cada vez menos, manuais e “burocráticos” – o que nós conhecemos como otimizações e automações.

Você deve gostar também:  Você sabe o que é a tecnologia VoIP?

Mas, claro, sem abrir mão da qualidade dos serviços… essas mudanças são implementadas para gerar melhorias em processos e aumento da performance da sua empresa.

No contexto da pandemia, diversas tecnológicas ganharam os holofotes, dentre elas a telefonia em nuvem.

Manter o pleno funcionamento da empresa mesmo longe do escritório foi um grande desafio. Hoje, mais adaptados as mudanças, várias corporações mantiveram as soluções que contribuíram com a operação em home office.

Com as restrições impostas pelo isolamento social preventivo para a doença, a telefonia digital foi fundamental para que o atendimento telefônico não ficasse refém de uma estrutura física.

Por isso, o crescimento de empresas do segmento (como a Nvoip) foi significativo.

Além desses pontos, com plataformas de telefonia digital, os gestores também contam com a facilidade de acompanhar o dia a dia dos agentes de atendimento. O que foi um importante diferencial para o relacionamento entre as partes.

Olhando para o futuro, temos mais um fator que impulsiona (e muito) o crescimento e, talvez até a adesão completa a tecnologia: a chegada da quinta geração de redes de internet, com o 5G.

Com a qualidade e facilidade de acesso à internet, a tendência é que mais empresas passem a utilizar esse modelo de telefonia, fazendo com que o “tradicional” caia em desuso.

Estatísticas VoIP sobre desempenho

Para mostrar um pouco mais do cenário dessa tecnologia, conheça mais algumas estatísticas.

Como mencionamos, a princípio o VoIP não foi bem aceito no mercado consumidor brasileiro. Contudo, ao longo do anos esse cenário pessimista foi se transformando. 

Em 2006, a previsão de crescimento da tecnologia já apresentava indícios positivos. Por exemplo, a pesquisa da empresa de consultoria Frost&Sullivan que fez o seguinte parecer:

“O número de linhas VoIP pode crescer anualmente cerca de 87,5%, levando o mercado de serviços VoIP a girar US $1,1 bilhão até o final do período. O Brasil deve ser responsável pela maior base de usuários da tecnologia na região, ficando com 49% desse montante.”

Ou seja, o mercado brasileiro se tornou um protagonista dessa expansão e crescimento na América Latina.

Evolução do mercado

Em 2015, os serviços ofertados por operadoras digitais representaram um mercado promissor para a economia global, entregando como resultado um giro financeiro de US $5,5 bilhões.

Outro estudo feito com base nos dados da empresa de pesquisa de mercado IHS, mostra que tanto no Brasil como no exterior, podemos afirmar que o VoIP está crescendo e se desenvolvendo de forma otimista.  

No país, pequenas e médias empresas têm a necessidade de uso de linhas fixas para atendimento aos clientes.

Além disso, as PMEs utilizam esse meio de comunicação para solucionar demandas internas, como as tratativas financeiras com bancos e fornecedores, por exemplo.

O VoIP se torna ainda mais interessante a estes empreendedores por ter um custo mais acessível e ser moldável as necessidades da empresa – ou seja, você tem a escalabilidade ao seu favor, tanto para aumentar a capacidade do atendimento quanto para reduzi-la.

Uma outra perspectiva para o mercado nacional é o uso combinado do serviço, por exemplo com o fornecimento de pacotes VoIP já com acesso a internet banda larga incluída.

Tamanho do mercado em todo mundo

Muitas empresas estão adotando a telefonia digital para reduzir gastos com contas telefônicas, esse fato você já viu ao longo do texto, certo?

Você deve gostar também:  Qual a velocidade de internet ideal para ligar pela internet?

Mas, ainda não te mostrei como anda as estatísticas que concordam com essa afirmação.

Vejamos: 

  • Em 2017, o mercado europeu de VoIP móvel atingiu 14 bilhões de dólares;
  • No início de 2020, os smartphones representavam 75,8% dos dispositivos móveis. Sendo assim, com um maior número de usuários de aparelhos celulares, é natural que o “meio” de atendimento empresarial também se modifique. Portanto, as ligações VoIP se apresentam como solução ideal;
  • Para o mercado VoIP, já em 2021, é esperado cerca de 3 bilhões de usuários (WisdomPlexus, 2019)
  • As estatísticas VoIP esperadas para o tamanho do mercado VoIP são de 183,7 bilhões de dólares (Business Wire, 2020).
  • As assinaturas de VoIP global aumentaram devido ao número de indivíduos e empresas que desejam reduzir os custos de comunicação (BuddeComm,2018).

Estatísticas VoIP: desempenho dos aplicativos que utilizam VoIP

O uso do VoIP gratuito é o primeiro contato que muitas pessoas tem com essa tecnologia, vários usuários ligam através de aplicativos conectados à internet (e talvez só não saibam esse nome técnico).

A exemplo, temos que o WhatsApp. O app conta com mais de 2 milhões de usuários no mundo inteiro e está disponível em mais de 280 países.

Vale ressaltar que parte dessa estimativa, cerca de 120 milhões de usuários, são provenientes do Brasil; e isso mostra como o nosso mercado tem um grande potencial para o “consumo” dos serviços VoIP.

Além disso, especialistas preveem que, em 2025, a Inteligência Artificial aplicada aos chatbots conduzirá 95% das interações com os clientes. (The Real PBX, 2017).

Então, podemos visualizar que as tecnologias de automação relacionadas ao atendimento estão em plena expansão no mercado. Passando pelos aplicativos, ligações VoIP e chatbots.

Agora, vamos te apresentar os benefícios que essa tecnologia oferece, ok? Acompanhe.

Telefonia virtual

Considerações

Agora você já sabe as principais estatísticas VoIP e o que esperar desse modelo de comunicação no futuro próximo.

Essa tecnologia é uma solução que respalda tanto a sua empresa quanto os seus clientes, uma vez que a redução do custo de ligação é um fator que beneficia a todos.

Em tempos de pandemia, essa facilidade e agilidade para realizar chamadas também é fundamental para a produtividade das instituições durante o home office. 

Gostou desse tipo de dica? Esperamos que sim!

Se você está a procura de mais tecnologia para o dia a dia do seu ambiente de trabalho, precisa conhecer melhor as operadoras VoIP e tudo que ela pode oferecer.

Aqui na Nvoip, ao contratar um plano de número virtual você ganha uma URA gratuita para até três usuários ativos no sistema.

Esse é outro recurso que é muito importante para o desempenho da sua empresa. E ainda tem mais!

Ao se cadastrar no nosso painel você ganha R$5,00 para testar o serviço de número virtual da Nvoip.

Restou alguma dúvida? Entre em contato com a gente, estamos disponíveis em horário comercial.

Até a próxima!

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com