Janyne Gomes

Janyne Gomes

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on reddit
Share on email

Fazer ligação pela internet

Quando o assunto é comunicação a distância, o telefone ainda é uma das alternativas mais utilizadas. Graças ao avanço tecnológico, hoje é possível fazer ligação pela internet, funcionalidade que vem sendo muito disseminada entre usuários de aplicativos.

Com a disseminação desse recurso, muitas empresas têm substituído a telefonia analógica tradicional pelo serviço de ligações pela internet.

Mas você sabe como essa tecnologia funciona? No post de hoje, vamos explicar um pouco mais sobre essa funcionalidade e porquê ela pode ser mais viável para o seu negócio do que a telefonia tradicional.

Como fazer ligação pela Internet?

A ligação pela internet utiliza a tecnologia VoIP para realizar chamadas, termo que significa Voice over Internet Protocol. Em resumo, essa tecnologia se caracteriza pela capacidade de transformar o áudio analógico em dados digitais.

O sistema VoIP é baseado na Telefonia em Nuvem, e possibilita a realização de chamadas de áudio e vídeo. Ou seja, utiliza a estrutura da internet e softwares IP para transmissão de voz.

O preço das ligações pela internet pode variar dependendo de onde a chamada é derivada e pra quem é feita. Hoje, existem diferentes formas de fazer uma ligação utilizando a telefonia em nuvem, cada uma com um propósito diferente.

Para realizar uma ligação pela internet, é possível utilizar aplicativos, Adaptador de Telefone Analógico (ATA), softphones e telefone IP.

Em aplicativos de redes sociais, como Whatsapp e Skype, essa funcionalidade geralmente é gratuita. Isso porque, para realizar a chamada, o serviço precisa apenas de uma conexão de rede estável.

No entanto, para completar as chamadas, é necessário que o destinatário da ligação pela internet também possua conta no aplicativo escolhido.

Também existem as operadoras VoIP. Elas permitem a ligação pela internet para qualquer tipo de aparelho, e você pode utilizar dispositivo ATA, softphones, computadores ou Telefone IP para realizar chamadas.

Além disso, essa funcionalidade também oferece diversas vantagens relacionadas à telefonia.

As tarifas oferecidas pelas operadoras VoIP geralmente saem muito mais em conta do que o sistema tradicional de telefonia, e é por isso que muitas empresas têm migrado suas chamadas para a telefonia VoIP.

Vantagens de uma operadora VoIP

Financeiro

Optar pela telefonia analógica na sua empresa pode trazer prejuízos financeiros na instalação, já que esse recurso necessita de várias linhas telefônicas, além de cabeamento e manutenção.

Com o VoIP, todas as linhas telefônicas funcionam em uma mesma rede de internet, o que as diferencia é o código IP. A telefonia VoIP não necessita da instalação de várias linhas para realizar chamadas, apenas um aparelho com internet e uma rede estável.

Além disso, as ligações entre ramais saem gratuitamente, mesmo entre filiais alocadas em outras regiões. Ou seja, os funcionários da empresa podem se comunicar sem gastar nada, pois estão na mesma rede.

Isso torna essa tecnologia uma ótima ferramenta para a comunicação empresarial interna e externa.

Recursos

Com a Telefonia VoIP também é possível utilizar “máscara”, ou seja, personalizar o número que aparece para a pessoa que recebe a chamada. Com esse recurso você pode mudar o DDD, inserir um número de celular diferente ou até mudar a sequência de números.

Você deve gostar também:  WebPhone ou SoftPhone?

Portanto, essa função permite que você mude o DDD para a região onde o lead se encontra, gerando uma proximidade que pode aumentar as chances desse cliente em potencial atender a chamada.

Outro recurso é a integração com diferentes ferramentas que ajudarão o desenvolvimento dos seus vendedores, como CRM, ferramentas de prospecção e outros diversos sistemas. Com essas funcionalidades, sua equipe vai ter mais facilidade para entender sobre seu público-alvo, agradar os leads e buscar mais clientes em potencial.

Controle

A telefonia em nuvem também oferece um controle maior. Com a telefonia analógica, só é possível saber os gastos da sua empresa com o recebimento mensal da fatura, assim como a quantidade de ligações realizadas e outros detalhes importantes para melhorar suas vendas.

Com a Nvoip, você recebe relatórios sobre suas ligações e tem acesso a gravação de todas as chamadas no seu painel do usuário. Isso pode ajudar sua equipe de vendas a rever os erros e melhorar as técnicas de venda, além de oferecer um melhor controle ao financeiro da sua empresa sobre as chamadas realizadas.

Tarifa

A vantagem que chama mais atenção na ligação pela internet é a tarifa, que geralmente sai bem mais em conta do que o da rede de telefonia convencional.

Além disso, a ligação para celulares, hoje em dia utilizados em massa pela maior parte da população, têm uma tarifa muito alta nas operadoras analógicas, que pode ser inviável para o orçamento da sua empresa.

Na tecnologia VoIP, as tarifas são fixas e o preço sai bem mais em conta, inclusive para ligações internacionais. Além do mais, o controle de gastos é maior, pois você paga antecipadamente pelos créditos que vai utilizar para realizar chamadas.

Qualidade

Antigamente, o VoIP costumava ser famoso por ser um serviço de qualidade ruim. Isso porque, quando foi inventado, ainda não existia uma rede de conexão boa o suficiente para que a qualidade da ligação pela internet fosse propriamente desenvolvida.

Esse já não é mais o caso nos dias atuais. Com a propagação da banda larga, a telefonia em nuvem evoluiu consideravelmente.

Hoje, a taxa de falha nas ligações é muito baixa. A única desvantagem nesse serviço é precisar de uma conexão estável para realizar chamadas.

Além disso, por depender de instalação de fios e cabeamento, a rede analógica de telefonia pode sofrer interferências e mal-funcionamento. Esse não é o caso do VoIP, já que utiliza do serviço de computação em nuvem para realizar ligações.

Profissionalização

A rede analógica de telefonia só oferece recursos mais avançados para planos muito caros. No geral, com um plano comum de tarifas, as ferramentas para utilização são básicas: identificação de chamadas, encaminhamento, chamadas em espera e bloqueio de ligações.

Com a tecnologia VoIP, existem outras diversas possibilidades de profissionalizar o atendimento da sua empresa de forma prática e sem gastar muito.

Já falamos sobre a integração que ele oferece com diversos aplicativos focados em aumentar a produtividade do seu time. Na Nvoip, além da integração grátis com API de voz e SMS, também existem outras funcionalidades feitas para profissionalizar seu negócio.

Você deve gostar também:  Prospecção de clientes. Como ligar sem ser invasivo?

Alguns exemplos são: encaminhamento avançado de chamada, fila de chamadas, videoconferência, integração para aplicativos de celular, gravação de chamadas, entre outros.

Além disso, a Nvoip também oferece os serviços de número nacional conta com taxa de ativação única e URA free para até três usuários.

Dessa forma, você não precisa prejudicar muito o seu orçamento para profissionalizar o atendimento do seu negócio. Um atendimento profissional vai passar mais confiança para o seu cliente em potencial.

Fidelidade

Para utilizar o telefone analógico, sua empresa precisará contratar um plano para realização de chamadas. Os contratos nesse tipo de telefonia geralmente contam com cláusulas de fidelidade.

Caso seja a intenção da sua empresa cancelar esse plano, o processo pode trazer muita burocracia e dor de cabeça desnecessária.

Com a Nvoip, não há fidelização do plano nem cláusula de contrato. Ou seja, é só parar de pagar para cancelar o plano.

Dessa forma, não é necessário telefonar para a operadora e solicitar o cancelamento, o plano é interrompido automaticamente. Isso deixa o serviço muito mais prático e ágil, principalmente para quem não quer perder tempo.

Além disso, os planos oferecidos são muito mais flexíveis e customizados para cada tipo de negócio. Assim, você pode escolher o plano que mais se adequar à sua empresa, sem necessidade de gastar mais por utilidades podem não ser úteis no seu atendimento.

Gerenciamento

Com uma operadora analógica a burocracia não termina no contrato de fidelidade. Para fazer qualquer mudança no plano ou conseguir informações sobre chamadas realizadas, é necessário contatar o suporte de telefonia.

Com um plano da Nvoip, todo o serviço é uma espécie de “self-service”. Ou seja, quem controla a quantidade de linhas, gravação das ligações, contratação do plano e acesso ao painel de chamadas é o próprio usuário.

Isso elimina a necessidade de telefonar para o suporte de telefonia toda vez que sua empresa precisar fazer alguma mudança no atendimento, o que economiza tempo.

Conclusões

No geral, o serviço VoIP é a melhor escolha para empresas que precisam centralizar sua comunicação ou tem necessidade de realizar um grande volume de ligações.

Ele também se mostra a melhor escolha para agilizar o processo de vendas da equipe e melhorar cada vez mais o atendimento, devido aos benefícios que oferece.

Com essa tecnologia, você pode cortar gastos desnecessários no seu negócio, como instalação de equipamentos, integração paga com outras ferramentas e custo alto de tarifas.

Além disso, há uma significativa diminuição na quantidade de tempo perdido com os recursos VoIP. Assim, você deixa o seu time muito mais prático e organizado, o que vai mostrar resultados nas vendas do seu produto.

Ficou interessado em aderir a ligação pela internet no seu negócio? Fale agora com um de nossos consultores.

PABX virtual
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email