homem tentando fazer ligações pela internet
Leandro Campos

Leandro Campos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on reddit
Share on email

Fazer ligações pela internet: o passo a passo completo

A Internet é uma opção para várias situações, pois é portátil e com acesso facilitado. A exemplo disso, muitas pessoas já deixaram de ouvir rádio ou ver televisão e passaram a acompanhar artistas queridos e notícias pela rede virtual. Essa realidade já está presente nas empresas, que optam por fazer ligações pela Internet, buscando crescimento nos negócios. A mobilidade e praticidade dessa possibilidade garantem cada vez mais adeptos ao mundo digital, além de ajudar a reduzir custos do negócio.

Se a necessidade de cortar gastos com telefone bateu à sua porta, fazer ligações pela Internet pode ser a solução para você. Acompanhe nosso artigo e confira o passo a passo completo de como realizar ligações VoIP!

Como funciona?

O termo VoIP pode ser traduzido para Voz sobre Protocolo de Internet. Significa que a sua voz é digitalizada e transferida por meio dos protocolos da rede mundial de computadores.

As várias conexões disponíveis influenciam na qualidade das chamadas. Uma velocidade maior pode trazer mais qualidade e mais estabilidade nas ligações.

Para uso doméstico, as redes 3G e 4G funcionam muito bem, pois as chamadas realizadas pelo VoIP tem uma variação de 30 até 90 Kbps, o que representa menos de 1 megabyte de Internet. As conexões dedicadas são melhores para empresas, pois o fluxo de ligações simultâneas é maior, portanto, precisando de uma velocidade melhor.

Qual é o preço?

Há diferentes formas de fazer ligações pela Internet, e acompanhada de cada uma há um custo ou não.

As ligações feitas pelo VoIP, em sua maioria, são derivadas de aplicativos instalados em smartphones e tablets. Esses aplicativos podem ser utilizados de forma gratuita, mas necessitam que o destinatário da ligação também possua uma conta nesses aplicativos e tenha acesso à Internet.

Isso limita a utilização de empresas que lidam com diversos tipos de clientes. Existem, ainda, as operadoras VoIP. Cada uma delas pratica sua cartela comercial baseando-se em tarifas Internacionais e nacionais, além de oferecerem outros produtos úteis relacionados à telefonia.

Essas operadoras podem ser contratadas por qualquer pessoa, mas seus produtos e serviços são melhor utilizados por profissionais e companhias.

Há também quem ofereça esse serviço de forma gratuita, mas de maneira limitada. A empresa cede uma quantidade de bônus em ligações e, ao término desses, o usuário só poderá realizar ligações pela Internet se contratar um plano da operadora ou adicionar créditos pagos. É uma ótima maneira de testar o que o VoIP tem a oferecer.

Como fazer ligações pela Internet?

Existem algumas formas de realizar chamadas VoIP, e cada uma delas é destinada a um determinado tipo de uso. Veja abaixo e entenda melhor:

  • Aplicativos: nesse caso, os programas são utilizados em dispositivos móveis com acesso à Internet. Geralmente, possuem versões para os sistemas operacionais Android e iOS, além de versões para uso em computadores;
  • ATA: significa Adaptador de Telefone Analógico e serve para conectar o telefone comum à rede VoIP, transformando a voz do usuário em sinais digitais;
  • Softphones: são softwares que simulam telefones e realizam a chamada no dispositivo onde está instalado — computador, notebook, tablet ou smartphone;
  • Telefones IP: é um aparelho moderno e específico para VoIP. São conectados à rede de Internet e possuem opções vantajosas para empresas, como o uso de headsets, gravação de ligações, transferência e identificador de chamadas;
  • PABX IP: se assemelha ao PABX analógico. Mas possui mais vantagens que somente a telefonia VoIP tem, como ramais ilimitados, conexão com computadores e fácil flexibilização de estrutura.

Além de reduzir custos, fazer ligações pela Internet traz muitas vantagens para os negócios e pode se tornar um aliado primordial para o sucesso da sua empresa. Agora que você já sabe como fazer chamadas VoIP, aproveite e aprenda como realizar ligações gratuitas entre filiais!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email