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Fazer ligações pela internet: o passo a passo completo

A Internet é uma opção para várias situações, pois é portátil e com acesso facilitado. A exemplo disso, muitas pessoas já deixaram de ouvir rádio ou ver televisão e passaram a acompanhar artistas queridos e notícias pela rede virtual. Essa realidade já está presente nas empresas, que optam por fazer ligações pela internet, buscando crescimento nos negócios. A mobilidade e praticidade dessa possibilidade garantem cada vez mais adeptos ao mundo digital, além de ajudar a reduzir custos do negócio. Se a necessidade de cortar gastos com telefone bateu à sua porta, fazer ligações pela Internet pode ser a solução para você. Acompanhe nosso artigo e confira o passo a passo completo de como fazer.

Como funciona?

O termo de ligação pela internet significa que a sua voz é digitalizada e transferida por meio dos protocolos da rede mundial de computadores. As várias conexões disponíveis influenciam na qualidade das chamadas. Uma velocidade maior pode trazer mais qualidade e mais estabilidade nas ligações. Para uso doméstico, as redes 3G e 4G funcionam muito bem, pois as chamadas realizadas pela internet tem uma variação de 30 até 90 Kbps, o que representa menos de 1 megabyte de Internet. As conexões dedicadas são melhores para empresas, pois o fluxo de ligações simultâneas é maior, portanto, precisando de uma velocidade melhor.

Qual é o preço?

Há diferentes formas de fazer ligações pela Internet, e acompanhada de cada uma há um custo ou não. As ligações feitas pela internet, em sua maioria, são derivadas de aplicativos instalados em smartphones e tablets. Esses aplicativos podem ser utilizados de forma gratuita, mas necessitam que o destinatário da ligação também possua uma conta nesses aplicativos e tenha acesso à Internet. Isso limita a utilização de empresas que lidam com diversos tipos de clientes. Cada uma delas pratica sua cartela comercial baseando-se em tarifas Internacionais e nacionais, além de oferecerem outros produtos úteis relacionados à telefonia. Essas operadoras podem ser contratadas por qualquer pessoa, mas seus produtos e serviços são melhor utilizados por profissionais e companhias. Há também quem ofereça esse serviço de forma gratuita, mas de maneira limitada. A empresa cede uma quantidade de bônus em ligações e, ao término desses, o usuário só poderá realizar ligações pela Internet se contratar um plano da operadora ou adicionar créditos pagos. É uma ótima maneira de testar o que a tecnologia tem a oferecer.

Como fazer ligações pela Internet?

Existem algumas formas de realizar chamadas pela internet, e cada uma delas é destinada a um determinado tipo de uso. Veja abaixo e entenda melhor:
  • Aplicativos: nesse caso, os programas são utilizados em dispositivos móveis com acesso à Internet. Geralmente, possuem versões para os sistemas operacionais Android e iOS, além de versões para uso em computadores;
  • ATA: significa Adaptador de Telefone Analógico e serve para conectar o telefone comum à rede, transformando a voz do usuário em sinais digitais;
  • Softphones: são softwares que simulam telefones e realizam a chamada no dispositivo onde está instalado — computador, notebook, tablet ou smartphone;
  • Telefones IP: é um aparelho moderno e específico para telefonia digital. São conectados à rede de Internet e possuem opções vantajosas para empresas, como o uso de headsets, gravação de ligações, transferência e identificador de chamadas;
  • PABX IP: se assemelha ao PABX analógico mas pode receber conexões SIP.
Além de reduzir custos, fazer ligações pela Internet traz muitas vantagens para os negócios e pode se tornar um aliado primordial para o sucesso da sua empresa.

Vantagens de fazer ligações pela Internet

Se você tem uma empresa e precisa utilizar serviços telefônicos, a operadora digital é a ideal para o seu negócio.  Ao utilizar de forma recorrente a linha telefônica convencional no Brasil, é provável que os custos operacionais sejam mais caros, por exemplo. Isso ocorre porque as taxas entre aparelhos fixos, móveis e chamadas interestaduais variam de acordo com a região e o plano oferecido por essas operadoras. Dessa forma, o custo entre as ligações é tido como a principal vantagem da telefonia digital. Contudo, existem outras funcionalidades que podem ser úteis no dia a dia das empresas.  A seguir vamos te apresentar alguns, ok?

Registro de ligações

Ao fazer ligações dentro de uma plataforma de telefonia é possível ter controle das ligações feitas. Com isso, seus colaboradores terão acesso a informações cruciais para tomar decisões importantes e saber como anda a satisfação dos seus clientes. Isso ocorre a partir do histórico de ligações e, portanto, capaz de fornecer insights mais assertivos. 

Controle total de gasto

Um outro benefício que a telefonia digital oferece é o controle total do valor gasto em cada ligação. Na plataforma desse tipo de telefonia, fica disponível para o usuário o saldo em Reais para os contatos telefônicos, o valor por minuto para telefone celular e fixo. Sendo que esses valores serão atualizados em tempo real, ok? Dessa forma, é possível aumentar ainda mais a economia de custo para sua empresa, uma vez que você passa a conhecer exatamente a média de ligações realizadas mensalmente e, a partir disso, contratar um plano ideal para o seu perfil. 

Flexibilidade

Independente da sua localização geográfica, você conta com a flexibilidade para realizar ligações para qualquer região ou estado.   Basicamente, basta que o endereço de destino tenha conexão com a internet. Isso facilita muito o trabalho da sua equipe de atendimento e suporte ao cliente, que passam a atender uma quantidade maior de clientes.

Financeiro

Optar pela telefonia analógica na sua empresa pode trazer prejuízos financeiros na instalação, já que esse recurso necessita de várias linhas telefônicas, além de cabeamento e manutenção. Todas as linhas telefônicas funcionam em uma mesma rede de internet, o que as diferencia é o código IP. Você não necessita da instalação de várias linhas para realizar chamadas, apenas um aparelho com internet e uma rede estável. Além disso, as ligações entre ramais saem gratuitamente, mesmo entre filiais alocadas em outras regiões. Ou seja, os funcionários da empresa podem se comunicar sem gastar nada, pois estão na mesma rede. Isso torna essa tecnologia uma ótima ferramenta para a comunicação empresarial interna e externa.

Recursos

Com a telefonia em nuvens também é possível utilizar “máscara”, ou seja, personalizar o número que aparece para a pessoa que recebe a chamada. Com esse recurso você pode mudar o DDD, inserir um número de celular diferente ou até mudar a sequência de números. Portanto, essa função permite que você mude o DDD para a região onde o lead se encontra, gerando uma proximidade que pode aumentar as chances desse cliente em potencial atender a chamada. Outro recurso é a integração com diferentes ferramentas que ajudarão o desenvolvimento dos seus vendedores, como CRM, ferramentas de prospecção e outros diversos sistemas. Com essas funcionalidades, sua equipe vai ter mais facilidade para entender sobre seu público-alvo, agradar os leads e buscar mais clientes em potencial.

Controle

A telefonia em nuvem também oferece um controle maior. Com a telefonia analógica, só é possível saber os gastos da sua empresa com o recebimento mensal da fatura, assim como a quantidade de ligações realizadas e outros detalhes importantes para melhorar suas vendas. Com a Nvoip, você recebe relatórios sobre suas ligações e tem acesso a gravação de todas as chamadas no seu painel do usuário. Isso pode ajudar sua equipe de vendas a rever os erros e melhorar as técnicas de venda, além de oferecer um melhor controle ao financeiro da sua empresa sobre as chamadas realizadas.

Tarifa

A vantagem que chama mais atenção na ligação pela internet é a tarifa, que geralmente sai bem mais em conta do que o da rede de telefonia convencional. Além disso, a ligação para celulares, hoje em dia utilizados em massa pela maior parte da população, têm uma tarifa muito alta nas operadoras analógicas, que pode ser inviável para o orçamento da sua empresa. Pela internet, as tarifas são fixas e o preço sai bem mais em conta, inclusive para ligações internacionais. Além do mais, o controle de gastos é maior, pois você paga antecipadamente pelos créditos que vai utilizar para realizar chamadas.

Qualidade

Antigamente, fazer ligações pela internet costumava ser famoso por ser um serviço de qualidade ruim. Isso porque, quando foi inventado, ainda não existia uma rede de conexão boa o suficiente para que a qualidade da ligação pela internet fosse propriamente desenvolvida. Esse já não é mais o caso nos dias atuais. Com a propagação da banda larga, a telefonia em nuvem evoluiu consideravelmente. Hoje, a taxa de falha nas ligações é muito baixa. A única desvantagem nesse serviço é precisar de uma conexão estável para realizar chamadas. Além disso, por depender de instalação de fios e cabeamento, a rede analógica de telefonia pode sofrer interferências e mal-funcionamento. Esse não é o caso aqui, já que utiliza do serviço de computação em nuvem para realizar ligações.

Profissionalização

A rede analógica de telefonia só oferece recursos mais avançados para planos muito caros. No geral, com um plano comum de tarifas, as ferramentas para utilização são básicas: identificação de chamadas, encaminhamento, chamadas em espera e bloqueio de ligações. Existem outras diversas possibilidades de profissionalizar o atendimento da sua empresa de forma prática e sem gastar muito. Já falamos sobre a integração que ele oferece com diversos aplicativos focados em aumentar a produtividade do seu time. Na Nvoip, além da integração grátis com API de voz e SMS, também existem outras funcionalidades feitas para profissionalizar seu negócio. Alguns exemplos são: encaminhamento avançado de chamada, fila de chamadas, videoconferência, integração para aplicativos de celular, gravação de chamadas, entre outros. Além disso, a Nvoip também oferece os serviços de número nacional conta com taxa de ativação única e URA free para até três usuários. Dessa forma, você não precisa prejudicar muito o seu orçamento para profissionalizar o atendimento do seu negócio. Um atendimento profissional vai passar mais confiança para o seu cliente em potencial.

Fidelidade

Para utilizar o telefone analógico, sua empresa precisará contratar um plano para realização de chamadas. Os contratos nesse tipo de telefonia geralmente contam com cláusulas de fidelidade. Caso seja a intenção da sua empresa cancelar esse plano, o processo pode trazer muita burocracia e dor de cabeça desnecessária. Com a Nvoip, não há fidelização do plano nem cláusula de contrato. Ou seja, é só parar de pagar para cancelar o plano. Dessa forma, não é necessário telefonar para a operadora e solicitar o cancelamento, o plano é interrompido automaticamente. Isso deixa o serviço muito mais prático e ágil, principalmente para quem não quer perder tempo. Além disso, os planos oferecidos são muito mais flexíveis e customizados para cada tipo de negócio. Assim, você pode escolher o plano que mais se adequar à sua empresa, sem necessidade de gastar mais por utilidades podem não ser úteis no seu atendimento.

Gerenciamento

Com uma operadora analógica a burocracia não termina no contrato de fidelidade. Para fazer qualquer mudança no plano ou conseguir informações sobre chamadas realizadas, é necessário contatar o suporte de telefonia. Com um plano da Nvoip, todo o serviço é uma espécie de “self-service”. Ou seja, quem controla a quantidade de linhas, gravação das ligações, contratação do plano e acesso ao painel de chamadas é o próprio usuário. Isso elimina a necessidade de telefonar para o suporte de telefonia toda vez que sua empresa precisar fazer alguma mudança no atendimento, o que economiza tempo.

Considerações

Se você ficou interessado nesse tipo de ligação e quer saber mais a respeito dessa tecnologia, é só entrar em contato com um dos nossos colaboradores, beleza? Nossa equipe está pronta para lhe prestar informações e suas principais dúvidas. Agora que você já sabe como fazer chamadas pela internet, aproveite e aprenda como realizar ligações gratuitas entre filiais!
leandro.campos

Leandro Campos tem 32 anos, é Juizforano, casado, pai da Sofia e formado em Gestão da Tecnologia da Informação. Empreendedor desde 2011, hoje é CEO e co-fundador da Nvoip, uma plataforma de comunicação por Voz, Chat, Whatsapp e API. Transparente, direto e analítico, fica a frente do Marketing e Produto da Nvoip.

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