Livia Nonato

Livia Nonato

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on reddit
Share on email

Dicas de ferramentas para melhorar o atendimento ao cliente

Para todas as empresas que querem ser referência em seu segmento. Tão importante quanto oferecer um produto de qualidade, é contar com um atendimento ao cliente de excelência. Hoje vamos te dar dicas de ferramentas para você ser mais estratégico nessa área.

Independente do nicho de mercado é necessário desenvolver estratégias que melhorem o relacionamento com os clientes. E isto, desde a abordagem inicial, passando pela jornada de compras, até o pós-venda efetivo.

Por isso, adotar ferramentas que otimizam e desenvolvem o atendimento é fundamental.

Isto porque proporcionar um ótimo atendimento aos consumidores é um grande diferencial de mercado, que sabemos está cada vez mais competitivo.

Assim, a boa gestão de um negócio está diretamente ligada a forma como a empresa prospecta, atende e fideliza o seu público. E foi pensando nisso que surgiram diversas ferramentas que podem melhorar o atendimento, mantendo um padrão de qualidade e ainda ter redução de custos.

Ficou curioso para saber quais são essas ferramentas e como elas podem impulsionar o seu negócio? Então, esse post foi feito para você. Continue a leitura. 

O que são as ferramentas de atendimento?

Primeiro, precisamos esclarecer o que são essas ferramentas que irão auxiliar a sua empresa a ter uma experiência de atendimento positiva, e assim entender como incorporá-las ao seu negócio.

As ferramentas podem ser metodológicas, no sentido de instituir uma abordagem de atendimento, com uma cultura específica. E também tecnológicas, por meio de serviços e produtos desenvolvidos para solucionar os seus problemas.

O ideal é conseguir combinar as duas estratégias para, então, atingir todas as potencialidades do seu negócio, aprimorando os processos internos e externos. 

Assim, como consequência de utilizar ferramentas para melhor gerir seu negócio, ganha a empresa ao ser reconhecida pelo bom atendimento e ganha o cliente ao ficar satisfeito com o serviço prestado. 

Assim, tendo em vista os benefícios que as ferramentas de atendimento proporcionam, é necessário realmente conhecê-las e saber das suas funcionalidades. Então, siga a leitura para conhecer 4 dicas de ferramentas e como implementá-las  na sua empresa.

1. Tecnologia VoIP

Capacitar a equipe de atendimento para o uso das ferramentas é essencial. Descomplicar o sistema de telefonia é uma etapa muito importante para a agilidade do atendimento.

Então, com esse cenário em mente, a tecnologia VoIP vai te ajudar (e muito) a dar dinamismo aos atendentes, além de otimizar filas de atendimento.

VoIP ou voz sobre IP é um recurso para realizar chamadas através da internet.

Sendo assim, o VoIP possibilita que empresas se comuniquem com clientes, fornecedores e colaboradores dentro das regiões do país e no exterior com um baixo custo – uma economia média de 70% comparado a telefonia convencional.

Você deve gostar também:  Como fazer ligações para a América do Norte

Mas como o VoIP melhora o atendimento?

Esta pergunta central é respondida com vários itens. 

Por exemplo, quando o cliente liga para a sua empresa e fica em espera por muito tempo, ou o seu número consta como ocupado, é uma situação bastante desagradável. E pode fazer com que ele desista da ligação, impactando nas suas vendas e no seu serviço de suporte, por exemplo.

Assim, a primeira contribuição do VoIP é dar agilidade ao atendimento e reduzir filas de espera. 

Por meio da Unidade de Resposta Audível (URA), que é um sistema responsável por controlar o fluxo de ligações que chegam a sua empresa, será possível programar um atendimento automático, com interatividade através de menus e direcionamento das ligações para filas específicas de atendimento. 

O VoIP também dispõe da função de envio de SMS ou torpedo de voz, que faz com que você possa utilizar os SMS no disparo de campanhas de marketing com a segmentação do seu público. Facilitando o processo de atração, conversão e compra. 

A Nvoip, por exemplo, conta com um painel interativo que permite que você e a sua empresa acompanhem todo o processo de contato com os clientes – e você pode aplicar isso na qualificação de leads e na verificação do sucesso da comunicação empresarial.

Além disso, o VoIP também é um sistema que pode se integrar a outras ferramentas de atendimento.

2. CRM     

Customer Relationship Management ou apenas CRM, é muito mais que um software, é uma estratégia de gestão de relacionamento com o cliente.

Reconhecido e consolidado no mercado, o CRM é uma ferramenta que permite o registro de todas as interações da empresa com o cliente, automatiza processos – como o envio de mail-marketing. Além de identificar qual é o perfil de consumo dos seus clientes – recurso que pode ser usado para atender as necessidades da persona ideal da sua empresa, tanto na venda de produtos, como na produção de conteúdo de impacto.

O histórico captado pelo CRM pode ser verificado, mensurado e analisado. Esses dados, quando organizados, possibilitam a produtividade e a elaboração de estratégias para a gestão de atendimento da empresa.

A ferramenta pode ser integrada ao VoIP, ocasionando um maior controle a experiência de atendimento. Pela qualidade do serviço, a Nvoip indica e utiliza o Pipedrive como CRM. 

3. Chatbot

Outra ferramenta importante para um bom atendimento, é o uso de Chatbots para dar rapidez às respostas da sua empresa.

Os clientes estão sempre em busca da eficácia para resolver problemas e solicitar serviços, principalmente na era da internet, o instantâneo se tornou um item fundamental da comunicação.

Iniciar um chat para guiar seu cliente a uma ação, finalização da compra ou envio de algum comando de forma automática é uma ótima estratégia para gerar satisfação na experiência de atendimento. 

Você deve gostar também:  Telefonia digital

Chatbots são robôs utilizados para responder a dúvidas frequentes ou programadas com comandos de atendimento nas redes sociais, sites ou até mesmo em ligações – que podem estar integradas a uma URA.

A automação, geralmente, é configurada para resoluções de baixa ou média complexidade. Não estando dentro dos casos programados, o contato é direcionado a um atendente. 

Essa ferramenta, além de tornar a equipe de atendimento mais produtiva, contribui para a redução do tempo de solução de problemas e compras nos canais de comunicação de uma empresa. Pode servir, ainda, para a análise das demandas do seu negócio.   

4. Pesquisa de satisfação 

Toda ação empresarial precisa de um acompanhamento e feedback para saber o sucesso das estratégias. Criar critérios para avaliar o alcance e impacto das ferramentas de atendimento adotadas é indispensável.

A pesquisa de feedback dos clientes é uma ferramenta híbrida, com a metodologia sendo aplicada por meio da tecnologia. 

Uma empresa pode rodar uma pesquisa de satisfação aos clientes por SMS e mensurar as respostas por meio da tecnologia VoIP, também pode enviar e-mails com coleta de dados utilizando um formulário e analisar pelo CRM, por exemplo.

Melhor ainda, adotar as duas estratégias e alcançar um público ainda maior.

Considerações

Agora que você já conhece algumas das ferramentas de atendimento, pode optar por incrementar o seu atendimento ao cliente.

Além disso, com a Nvoip você tem integrações nativas do seu telefone VoIP com todas as ferramentas que citamos no texto – por meio da nossa API gratuita. Então, venha conhecer nossos planos de número virtual e número nacional – 0800 e 4003.

Nunca teve contato com a telefonia VoIP? Então a gente te da R$5,00 para testar os nossos serviços. Basta se cadastrar no nosso painel.

Caso ainda tenha alguma dúvida, entre em contato agora mesmo com um de nossos consultores.

Se gostou desse conteúdo, então não deixe de conferir nosso Blog, canal do YouTube e página no Instagram.

número virtual
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email