Vendas: 0800 878 3122 | Suporte:
  • English

Gatilhos de vendas para Black Friday

gatilhos-de-vendas-para-a-black-friday

Quer saber quais os gatilhos que podem impulsionar as suas vendas na Black Friday? Então esse texto vai te ajudar. Ter uma campanha estruturada é essencial, junto aos recursos e estratégias corretas, o retorno pode ser muito positivo.  

A Black Friday é uma data importante para o comércio varejista do mundo inteiro, demonstrando ser uma excelente oportunidade, não só para consumidores que esperam o ano inteiro por um desconto considerável, mas também para os vendedores que desejam aumentar suas vendas.

E aí, ficou curioso para conhecer os gatilhos de vendas aplicáveis à Black Friday? Continue a leitura que vamos falar mais sobre isso. 

O que são gatilhos de vendas?

Em primeiro lugar, você já parou para pensar o que leva o lead a ação de compra? Ou porque os clientes se sentem atraídos por determinadas marcas e não por outras?

Existem várias explicações possíveis para responder essas questões, mas há algo em comum: hoje, o processo de atração até a conversão está diretamente ligado as estratégias de marketing

O setor de marketing em si procura promover, dando valor e a satisfação, o que o público da empresa necessita, através do trabalho criativo e de novos insights.

É exatamente nesse setor que os gatilhos de vendas serão inseridos no mercado.

Os gatilhos de vendas são técnicas de persuasão que se relacionam com aspectos instintivos, decisórios emocionais e sociais presentes em todos os seres humanos.

Basicamente, isso acontece porque existe um número enorme de decisões que nosso cérebro toma e executa sem informar a nossa consciência. 

Sendo assim, podemos afirmar que existe uma relação direta entre as estratégias de marketing e os gatilhos mentais para o departamento de vendas.

O resultado dessa união é sem dúvidas o aumento do engajamento das marcas.

Gatilhos de vendas para Black Friday

Que tal analisarmos uma situação para esse tipo de prática: gatilhos de vendas para Black Friday?

Bom, é possível trabalhar a parte psicológica e comportamental dos seus clientes para influenciá-los a comprar seu produto ou serviço. 

Os gatilhos de vendas servem exatamente para isso.

Para enxergar os benefícios por trás de um gatilho de vendas na Black Friday é preciso entender bem esse conceito e em seguida implementá-lo de acordo com o seu perfil empresarial e de público.

Basicamente, você precisa associar um gatilho para cada ação da sua marca, voltado para um público principal.

Como assim?

Seus clientes precisam entender de forma inconsciente sobre o que você está tentando oferecer a eles. 

Por exemplo, como estamos falando sobre Black Friday, você já parou para pensar que nessa época do ano grande parte das empresas modificam suas cores de fundo para a cor preta?

Pois é, esse é um gatilho de vendas visual, que tem como objetivo chamar a atenção do usuário para a data. 

Dessa forma, todo o marketing empresarial está associado a um motivador que fará com que os consumidores e potenciais clientes completem uma ação – a compra do produto promocional.  

O resultado desse tipo de estratégia é um conjunto de procedimentos que te ajudam a mapear as preferências do público-alvo do seu nicho de mercado. 

A seguir, vamos te apresentar os principais gatilhos de vendas para a Black Friday e como esses aspectos estão relacionados as suas ações de marketing.

Quais os principais gatilhos de vendas 

1 – Reciprocidade como gatilho

A princípio, você sabe o que é Inbound Marketing, ou já ouviu falar algo a respeito?

Em síntese, esse termo se refere a uma abordagem que divulga materiais de qualidade a fim de atrair leads qualificados para as empresas.

Por isso, a reciprocidade é um dos gatilhos mais importantes nesse modelo de abordagem e necessita uma maior atenção por parte dos especialistas; sobretudo no contexto da Black Friday.

O ser humano tem a tendência natural de retribuição. Ou seja, deseja “devolver” tudo aquilo que lhe agrega valor, sendo essencial que essa relação seja feita de forma espontânea.

Por essa razão, ao oferecer benefícios na hora da compra e mostrar como o produto do seu negocio é diferente dos outros disponíveis no mercado faz com seus leads sintam o real valor da sua marca.

Existem diversas maneiras para atingir esse objetivo e para começar a implementar basta estar atento ao que seu consumidor anda querendo.

Por exemplo, você já pensou em oferecer conteúdo informativo sobre como usar seu produto de forma mais criativa e funcional?

Alguns tipos de mercadoria podem ser usadas de diversas formas e nem todas as pessoas tem conhecimento sobre isso.

Dessa forma, uma maneira de melhorar as vendas é mostrar ao clientes todas as funcionalidades e aplicações do produto.

Você deve gostar também:  Telefonia em nuvem ou convencional? Saiba qual o melhor para sua empresa

Você pode disponibilizar isso por meio dos canais digitais da sua empresa, por conteúdo de blog e e-mail de remarketing. Essas são ótimas opções para esse tipo de estratégias.

Nesse gatilho é essencial estabelecer boas práticas como: cordialidade, comunicação direta e paciência na hora de oferecer um suporte aos clientes, tendo sempre em mente que seu objetivo é impactar a experiência dele com a marca. 

2 – Prova social 

Você já se perguntou por que algumas músicas se tornam um sucesso, ou por que gostamos do que gostamos…

O livro de Derek Thompson, “HIT Makers: como nascem as tendências”, explica que grande parte do sucesso de algo vem do reconhecimento e da familiaridade com que as pessoas reconhecem determinadas situações. 

Por isso, a melhor maneira de utilizar a prova social como gatilho de vendas é oferecer a sensação de pertencimento ao seu público.

Sendo assim, mostre alguns casos de sucesso da empresa com seus clientes a fim de promover uma maior importância aos seus produtos e serviços.

Demonstre aos seus consumidores que eles não estão sozinhos!

Para alcançar esse resultado, que tal promover e disponibilizar vídeos curtos e feedbacks positivos sobre sua empresa como conteúdo para os canais de comunicação: redes sociais, sites e blogs. 

Desta maneira, a prova social é um ótimo gatilho de vendas para a Black Friday. 

3 – Escassez

Existe uma relação inversa para a demanda e oferta muito discutida entre os amantes das teorias econômicas e análise de mercado. 

Basicamente, a demanda é toda a intenção de compra que o mercado consumidor deseja ter sobre determinado produto; e a oferta são todos os bens e serviços que as empresas queiram e possam entregar a esse mercado. 

Dito isso, quando a oferta é pequena, geralmente, a demanda sobe e as pessoas passam a querer mais dessa mercadoria.

Por isso, a escassez é também um gatilho de vendas essencial para a Black Friday.

Mas como faço isso?

Existem quatro formas para explorar essa estratégia de escassez:

  • Tempo: urgência em ter e utilizar determinado produto;
  • Lote: iniciativas que visam controlar o estoque, uma vez que na Black Friday é comum o preço estar muito abaixo do normal; 
  • Bônus: oferecer um bônus aos usuários dos seus serviços e, se possível, algo personalizado de acordo com o perfil do cliente é melhor ainda; 
  • Vagas: quando você limita o uso para uma quantidade já predeterminada de clientes que sua equipe estabeleceu;

Isso faz com que esse consumidor tenha um tempo menor para decidir se vai ou não realizar essa compra. 

Por fim, é importante que esse processo seja feito de forma justa e consciente, visto que caso seu cliente se sinta enganado, é provável que o resultado dessa ação seja negativo. 

4 – A perda como gatilho para a Black Friday 

O sentimento de perda é um dos principais gatilhos de vendas para a Black Friday que sua empresa pode adotar. 

Dessa forma, você desperta no seu público-alvo uma sensação de que vai ele perde uma grande oportunidade se não realizar a compra.

É importante dizer que a perda pode parecer com o viés de escassez, principalmente, se a tendência desse último gatilho for relacionado ao tempo que ele tem para decidir comprar ou não. 

A Black Friday é um ótimo momento para o uso do gatilho de perda, uma vez que os consumidores têm apenas um dia por ano para fazer compras com descontos incríveis – ou eles compram nesse dia ou só no ano que vem. 

5 – Antecipação e novidade 

Um ponto importante sobre o comportamento humano que as empresas precisam levar em consideração é o sentimento de exclusividade. E esse é um dos mais importantes gatilhos de vendas para a Black Friday.

E os clientes da era digital sentem essa necessidade!

Portanto, se você quer ativar esse tipo de sentimento em seu público é preciso preparar o terreno e alimentar o mercado.

Mas como fazer isso na prática?

Basicamente, sua equipe estratégica deve criar ações que visam divulgar o lançamento do seu produto, dando dicas sobre ele semanas ou até mesmo antes dessa novidade chegar ao mercado. 

Além disso, mostre ao seu consumidor que essa novidade foi feita especialmente pensando nele e nas suas necessidades, fazendo com que ele sinta especial em ter o seu produto.  

Por que usar gatilhos de vendas na Black Friday?

O último gatilho de vendas para Black Friday que vamos falar é sobre os “porquês”. 

Os seres humanos estão sempre tentando encontrar explicações para problemas que não tem soluções e existem palavras que têm como objetivo mostrar a real importância e serventia das coisas, ou seja, dão explicações para os problemas do dia a dia.

Ao utilizar uma palavra que demonstra sentido de resposta, por exemplo, você passa para o cliente a justificativa plausível e persuasiva do porquê é importante usar seus serviços. 

Ou seja, dê aos seus clientes a resposta que eles merecem!

Resultados possíveis

Por mais que esse tema fale por si só, demonstrando a total importância de melhorar e manter o engajamento dos seus clientes para a data, precisamos falar abertamente sobre isso. 

Basicamente, nesse tópico vamos apresentar de forma simples alguns dos muitos benefícios que esse tipo de estratégia pode oferecer.

Antes de começarmos, tenha em mente que as ações de gatilhos mentais necessitam de uma abordagem organizada e planejada para que realmente os resultados sejam efetivos.  

Você deve gostar também:  Gestão de atendimento: saiba como a telefonia digital pode te ajudar

De forma simples, com base nos comportamentos que os gatilhos de vendas desencadeiam em nosso cérebro, é possível desenvolver campanhas que incentivam o seu público e fidelizam os clientes. 

Vantagens dos gatilhos de vendas para a Black Friday

Vender é sinônimo de se comunicar… Ter uma comunicação persuasiva e convincente é importante para empresas que desejam melhorar seus resultados e conquistar novos voos. 

A partir disso, o setor de vendas passa a apresentar melhores resultados após a implementação dos gatilhos de vendas nas operações de atendimento.

Sabe o por quê? Porque você começa a usar a abordagem certa e boas técnicas para se comunicar melhor com o seu público.  

Então, fica a dica: a postura empresarial e iniciativa farão toda a diferença na hora de conquistar a atenção dos seus consumidores. 

Vale ressaltar que para nutrir a confiança dessas pessoas, a consistência das ideias, dos valores e dos argumentos serão fundamentais.

Além disso, quando o mercado confia na solução do seu negócio e conhece a qualidade dos serviços ofertados, a sua marca passa a conquistar a confiança de outras pessoas. 

Portanto, não perca tempo e comece a trazer essa realidade para o seu marketing empresarial. Potencialize suas forças e crie ações para engajar sua performance.

Como aprimorar os seus resultados 

Por fim, para finalizarmos esse artigo, que tal 5 dicas para te ajudar a chamar atenção do seu público para a Black Friday?

1- Crie anúncios de Retargeting

Retargeting é uma metodologia que consiste em fazer anúncios para a prospecção de clientes que já demonstraram algum interesse em fazer negócios com a empresa.

A Black Friday, por exemplo, é uma boa maneira para testar esse tipo de estratégia e ver como seu público vai reagir.

2 – Invista no Google Adwords

O recurso Google Adwords é essencial para o seu negócio, pois um número considerável de pessoas realizam constantemente pesquisas utilizando esse navegador quando querem encontrar preços e novidades de produtos no mercado.

O Google Ads, como é conhecido, permite que os empreendimentos façam anúncios e propagandas utilizando palavras-chave como base. 

Você sabe porque o uso dessa estratégia é importante?

De forma simples, ao utilizar palavras-chave específicas para o seu segmento e de acordo com o tipo de produto/serviço que você oferece, a chance de aumentar a visibilidade do seu site/blog é muito maior. 

Portanto, é essencial apresentar bons conteúdos para o seu público tanto quanto ter um plano decisório de como isso será feito.  

3 – Impulsione as suas ofertas 

Manter vários canais de comunicação para o seus clientes, sem dúvidas, é um bom diferencial para o seu negócio.

Dessa forma, você mantém uma comunicação mais direta com diferentes perfis de público. Além disso, para impulsionar ainda mais esse tipo de ação vale usar itens e formatos variados. 

4 – Divulgue pré ofertas por e-mail marketing

O e-mail é uma excelente ferramenta para o marketing das empresas

Ao longo deste artigo, mostramos que um dos gatilhos para melhorar o engajamento da marca é a antecipação e novidade.

Sendo assim, uma das ferramentas que pode e deve ser usada para essa ação é o e-mail. 

Por isso, estabeleça periodicidade em disparar informações importantes e com viés informativo para os seus clientes, mostrando e oferecendo o melhor atendimento sempre.

5 – Faça uma Landing Page para a Black Friday

A Landing Page é um ótimo exemplo para usar os gatilhos de vendas, uma vez que seu objetivo principal é ter um canal específico para conversão de clientes.

Como assim?

Basicamente, a Landing Page é uma página focada na conversão do visitante em um lead, oportunidade ou cliente. 

Dessa forma, sua equipe analítica pode criar algum tipo de ação que provoque o interesse do público. 

E aí, curtiu nossas dicas? A seguir cada uma delas, é bem provável aumentar seus resultados operacionais. 

Considerações

E aí, gostou de conhecer os principais gatilhos de vendas para a Black Friday? Esse é o tipo de ação que merece estar nas mãos de uma equipe preparada e técnica, viu?

Sendo assim, invista na qualificação dos seus colaboradores e os ofereça capacitação na área de marketing.

Com o aumento da concorrência e o surgimento de novos produtos, estabelecer boas práticas é essencial para manter o crescimento da sua empresa.

Se você anda procurando mais conteúdo sobre empreendedorismo, reduzindo custos e implementando novas ideias, basta acessar nosso blog e ficar por dentro dos principais assuntos sobre tecnologia e vendas. 

Ah! Caso também queira saber os principais benefícios das soluções VoIP é só acessar nosso blog, ok? Essa é uma tecnologia importante para o desempenho da sua empresa.

E ainda tem mais…

Aqui na Nvoip, ao contratar um plano de número virtual você ganha uma URA gratuita para até três usuários ativos no sistema.

Além disso, ao se cadastrar no nosso painel, você ganha R$5,00 para testar a nossa plataforma.

Restou alguma dúvida? Então, entre em contato com a nossa equipe, estamos disponíveis em horário comercial.

Até breve!

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com