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Pedro Caetano

Pedro Caetano

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Gestão inteligente para empresas

A gestão inteligente vem ajudando diversas empresas a maximizarem sua efetividade e competitividade no mercado atual. Como? É exatamente isso que vamos te contar no texto de hoje.

O mercado muda de forma constante, e isso não é novidade para ninguém.

Neste sentido, a gestão inteligente surge como uma forma de agilizar a tomada de decisão das empresas. Tudo isso através de um ambiente prático, totalmente integrado, que pode ser acessado pela internet sem que haja a necessidade de instalar nada.

Mas, não é só isso. Se você quer entender melhor o que é a gestão inteligente e como ela funciona, é só continuar a leitura. Vamos lá?

O que é gestão inteligente?

Você pode entender gestão inteligente, de forma simples, como um derivado da gestão empresarial.

A grande diferença entre esses dois tipos de estratégia é que na gestão inteligente o foco é sempre tomar as decisões de forma rápida e assertiva.

Ou seja, a gestão inteligente visa preparar o seus colaboradores para as mudanças no mercado, de forma sútil. Desta forma o seu negócio sofre menos com o processo de transformação.

Assim, podemos entender que esse modelo de gestão vai ao encontro dos interesses do mundo atual, tomando como base o comportamento dos mercados e dos consumidores: volatility (volatilidade), uncertainty (incerteza), complexity (complexidade) e ambiguity (ambiguidade) – a famosa sigla VUCA.

Além disso, vale lembrar que os principais pontos de uma gestão inteligente são:

  • Planejamento;
  • Raciocínio;
  • Criatividade;
  • Estratégia;
  • Tecnologia de automação;
  • Um bom líder.

Impactos de uma gestão inteligente

Antes de tudo é preciso que você tenha em mente que a gestão inteligente é fortemente relacionado ao TI.

Então, as empresas que seguem este modelo não são receosas quanto ao lançamento de novos produtos e funcionalidade para os seus clientes, pois elas seguem as demandas do mercado.

Assim, para ter uma boa gestão inteligente, a sua empresa deve ser criativa, flexível e ter um espirito vanguardista. Na prática, isso significa que a sua empresa está sempre buscando inovação e encontrar novas maneiras de realizar processos.

Com o tempo, essa busca incessante por melhorias fará com que o seu negócio seja mais rentável – menos custos de produção, mais produtividade.

Ou seja, é um ganho de rapidez em todos os aspectos.

E o principal motivo para que essas mudanças sejam possíveis são as automações tecnológicas.

Através de novas tecnologias, a sua empresa pode otimizar processos complexos, dando mais tempo para os colaboradores focarem em ações estratégicas.

Além disso, as automações permitem que você crie uma rede integrada de serviços. Desta forma, é possível ter uma plataforma omnichannel.

Assim, o seu cliente pode comprar, receber atendimento e opinar sobre o serviço em diversos canais de comunicação integrados.

Atendimento

Já que falamos em atendimento omnichannel, não podemos deixar de mencionar os segmentos mais afetados por uma estratégia de gestão inteligente.

É durante o atendimento que a sua empresa tem o contato mais próximo e direto com o cliente.

Por isso, é importante traçar boas estratégias para lidar com cada cliente e se adaptar sempre. Consegue perceber a ligação disso com a gestão inteligente?

Durante o atendimento ao cliente são usados todos os pontos principais deste modelo de gestão.

  • É preciso que haja um bom planejamento – seja através de um script de vendas ou outros meios;
  • O atendente precisa ter um raciocínio rápido para lidar com o cliente e se adaptar;
  • A criatividade é vista na forma como a abordagem é feita e no desenrolar do atendimento – o atendente deve sempre ter duas perguntas em mente “como posso resolver o problema deste cliente?” e “como posso vender para este consumidor?”;
  • A estratégia anda lado a lado com o planejamento. É preciso ter uma boa estratégia, para caso tudo der errado você será capaz de reverter a situação;
  • Automação é uma parte muito importante no atendimento das empresas da atualidade. Isso porque através dela você consegue melhorar diversas métricas de atendimento, como o TMR, First Call Resolution, taxa de retenção de clientes e muitos outros – no atendimento telefônico a automação pode ser feita através da URA, enquanto no atendimento online é através de chatbots;
  • Um bom líder é essencial em qualquer parte da sua empresa. Ele é quem vai guiar toda a equipe para o caminho correto.
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Automação com a URA

A Unidade de Resposta Audível (URA) é o principal expoente nas centrais de atendimento modernas. Isso porque, com ela é fácil fazer a gestão inteligente do call center da sua empresa.

Através da URA a empresa é capaz de automatizar praticamente toda a operação de atendimento via telefone.

Como? Nós te contamos.

Além da possibilidade de conexão com ramais infinitos, a URA possibilita o autoatendimento através dos menus interativos – que fazem uso da tecnologia DTMF.

Com eles, o cliente pode tirar dúvidas frequentes ou fazer requisições simples – como emitir a segunda via de um boleto ou informar que o serviço está fora do ar.

Mas não para por aí.

A URA ainda permite que você faça a segmentação do atendimento de forma automática, através dos menus interativos. É só configurar um menu com uma fala como “digite 3 para falar com o financeiro”.

Assim, você direciona o cliente para quem pode solucionar o problema dele e evita que esse consumidor fique dando voltas desnecessárias dentro do seu atendimento.

Com tudo isso, o seu atendimento ganha muita eficiência e atinge um novo patamar de excelência em conjunto com uma gestão inteligente bem aplicada.

PABX virtual_script_de_atendimento

Automação com chatbots

Os chatbots, assim como a URA, são usados por praticamente todas as grandes empresas da atualidade.

Isso acontece porque eles permitem uma interação rápida e eficaz com os clientes que entram em contato através dos canais digitais.

Desta forma, ele possibilita que sejam sanadas dúvidas relacionadas aos mais diversos tópicos, com qualidade e rapidez. Além de oferecer um atendimento bem próximo ao humano.

Por todos estes motivos, os chatbots são um dos maiores aliados das gestões inteligentes das empresas.

Dicas para uma gestão mais inteligente

Agora você já tem uma boa noção do que é ter uma gestão inteligente e de como isso pode ajudar a sua empresa. Por isso, deve estar se perguntando “Ok, tudo isso é muito legal. Mas como eu posso tornar a minha gestão mais inteligente?”

Para ajudar a responder essa pergunta, separamos 4 dicas importantes para te ajudar. Confira:

1 – Invista em dados

Uma das principais formas de buscar melhorias, seja no atendimento ou até mesmo nas vendas, é através da coleta de dados.

Os dados podem trazer uma visão mais objetiva sobre os problemas observados no dia a dia. Por isso, são tão úteis para a gestão inteligente.

Através deste tipo de informação, sua equipe pode evidenciar diversas inconsistências e trabalhar para melhorar.

Além disso, é importante que a você tenha dados sobre o mercado em si – produtos, concorrentes, consumidores, etc. Assim, é possível prever tendências e tomar decisões macro com mais embasamento – caso a sua empresa tenha um bom bussines intelligence.

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2 – Contrate serviços SaaS

Os SaaS, Software as a Service ou apenas Software como serviço, como são conhecidos no Brasil, são um boa forma de começar a pensar sobre gestão inteligente.

Este tipo de serviço é comercializado em forma de mensalidades, muitas vezes sem contratos de fidelidade, onde a sua empresa adquire um software em nuvem para ajudar nos processos diários.

Alguns bons exemplos de SaaS para você ficar de olho são:

  • Telefonia VoIP – os números virtuais da Nvoip são um exemplo disso;
  • Sistemas ERP;
  • Serviços de armazenamento na nuvem – alguns exemplos disso são o Google Drive e o Drop Box;
  • Help Desk – como o Desk Manager.

Todos estes serviços possuem custo reduzido, você não precisa se preocupar com manutenções no sistema e ainda te oferecem uma maior mobilidade.

3 – Adote a assinatura digital

Não adianta de nada ter todo o seu sistema digitalizado se você ainda precisa assinar tudo em papel, né?

Por isso, é importante que a sua empresa tenha um sistema de assinatura digitais.

Assim, você não perde tempo, nem dinheiro, com a impressão e com o envio do documento. É muito mais simples assiná-lo de maneira digital e então enviá-lo por e-mail.

4 – Tenha um atendimento inteligente

Nós já te contamos sobre as duas formas mais importantes de se automatizar o atendimento. Então, você já entende onde vamos chegar com essa dica, né?

O atendimento automatizado, seja pela URA ou por um chatbot, é de extrema importância para profissionalizar o seu call center.

Esses são recursos que tornam a gestão da empresa mais inteligente. Além disso, a automação no atendimento também possibilita que você alcance um nível de atendimento superior ao das concorrentes.

Sendo assim, o atendimento automatizado oferece diversas vantagens, e não somente a melhoria na sua gestão inteligente.

Por isso, a automação aliada à um atendimento inteligente é interessante para qualquer empresa.

Além das vantagens da automação, o atendimento inteligente ainda permite que a sua empresa colete dados importantes sobre os clientes.

Considerações

E aí, entendeu o que é uma gestão inteligente e como ela pode impactar a sua empresa de diversas maneiras?

Então, não perca tempo e venha conhecer os serviços da Nvoip. Além do número virtual com a maior cobertura do país e do número nacional com as tarifas mais baixas, nós também temos integrações nativas, por meio da nossa API, com serviços que vão ajudar a melhorar a gestão inteligente do seu negócio.

Além disso, caso nunca tenha tido contato com a telefonia VoIP, nós te oferecemos R$5,00 em créditos para testar a plataforma. Basta se cadastrar no nosso painel.

Entre em contato com um de nossos atendentes agora mesmo. Estamos disponíveis em horário comercial para te ajudar.

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