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Livia Nonato

Livia Nonato

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Conheça o HubSpot CRM e integre a telefonia VoIP

O CRM é uma ferramenta que pode ser usada por toda a sua equipe. Esse é um software que promete ir além da gestão de contatos. Quer saber mais sobre isso? Hoje vamos te apresentar os benefícios do HubSpot CRM e como é fácil integrá-lo a Nvoip.

CRM é uma sigla em inglês que corresponde a gestão de relacionamento com o cliente. De forma geral, são softwares com várias ferramentas para te ajudar a controlar o processo de vendas mais facilmente.

E dentro dessas plataformas você conta com funcionalidades úteis para o seu time comercial, de marketing, atendimento e gestão. Sendo assim, é um recurso que vai te auxiliar de forma estratégica.

Então, ficou curioso para conhecer todas as possibilidades do HubSpot CRM? Continue a leitura que te explicamos.

Entendendo o CRM

CRM é a sigla usada para o termo em inglês Customer Relationship Management (Gestão de Relacionamento com o Cliente)Ele se refere ao conjunto de práticas, estratégias de negócio e tecnologias focadas no relacionamento com o cliente. 

Mas o CRM vai além de uma plataforma ou um software de organização de contatos.

O objetivo central é reunir e otimizar todo o processo de gerenciamento e análise de interações com clientes. Assim, você se antecipa às necessidades e desejos dos seus prospects.

Na perspectiva da otimização, a ideia é gerar mais rentabilidade para a sua empresa. Essa rentabilidade é desenvolvida a partir do aumento das suas vendas e com campanhas de marketing mais assertivas.

Uma ferramenta de CRM segmenta os leads. E isso faz a diferença na hora do seu time de marketing desenvolver os conteúdos para captar a atenção dos clientes de cada parte do seu funil de vendas.

E, além disso, com essas informações em mãos a equipe comercial vai vender com mais facilidade.

Como funciona o CRM?

Contar com CRM é ter uma visão 360º da gestão dos seus processos. Não à toa as plataformas de CRM aparecem com frequência como dicas de tecnologias corporativas a serem implementadas.

Basicamente, o CRM armazena informações dos seus clientes atuais e potenciais. Como, por exemplo, o nome, endereço e o número de telefone.

E também as atividades e os pontos de contato com a sua empresa, incluindo as visitas a sites, ligações telefônicas, e-mails e etc.  

Mas a plataforma não é apenas uma lista de contatos elaborada. Ela reúne e integra dados valiosos para preparar e atualizar a sua equipe com informações pessoais dos clientes, histórico e preferências de compras. 

Além disso, para você ter uma experiência ainda mais completa, você pode sincronizar o HubSpot CRM ao Gmail e Outlook.

Assim, você acompanha no seu software a agenda de compromissos e não deixa nenhum e-mail “perdido” no spam.

Das startups as grandes empresas, você encontra opções disponíveis para comparar qual CRM cabe no seu bolso e atende às suas demandas.

Para te ajudar a avaliar uma dessas plataformas, hoje vamos te apresentar algumas das funcionalidades da HubSpot CRM, que conta com uma versão gratuita e outra paga com recursos avançados. Siga a leitura do texto.

HubSpot CRM

O HubSpot CRM foi desenvolvido para facilitar o trabalho de toda a sua equipe. E isso porque tem recursos correlacionados a diversos departamentos empresariais

Com a finalidade de propor uma experiência de compra positiva para os seus clientes, o HubSpot CRM tem soluções para os líderes de vendas, para o time comercial, de marketing e sucesso do cliente.

Especialmente na versão avançada, onde as empresas pagam pela plataforma completa Hub, os recursos são mais personalizados. Com otimizações para organizar seus dados e acompanhamento de resultados das equipes de forma mais específica.

No entanto, a versão gratuita também apresenta muitos recursos. E, definitivamente, eles serão mais úteis do que uma organização manual. Ou seja, esqueça as planilhas de contatos do Excel ou dos bancos de dados descentralizados da sua empresa.

A sua forma de prospectar clientes também vai ser aprimorada. Isso tudo porque o HubSpot CRM transforma a sua gestão.

Listamos alguns dos recursos que você encontra na plataforma do HubSpot CRM.

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1 – Controle do seu pipeline de vendas em tempo real

Se você é um gestor comercial deve está sempre preocupado com o controle de follow-up e a captação de clientes, certo? Nesse caso, para te ajudar a liderar, o CRM descomplica esses processos manuais com automação.

O HubSpot CRM possibilita que você tenha acesso ao seu pipeline de vendas em tempo real. E a mesma coisa com as metas da sua equipe.

Por meio de um relatório detalhado sobre atividades de vendas, produtividade e desempenho de cada colaborador, você terá todos os indicadores para saber se está perto ou não das metas estabelecidas.

Do mesmo modo, pode traçar estratégias para que eles cheguem ao objetivo mais rapidamente. Isso porque você está sempre com os dados em mãos, com um painel simples e intuitivo fica muito mais fácil fazer a gestão comercial e aprimorar seu time.

2 – Notificações sobre prospects e leads

Outro excelente recurso do HubSpot CRM é o fato de notificar a sua equipe quando um lead abre a um email-marketing.

A plataforma também avisa quando um cliente potencial visita o seu site, quais as páginas ele visitou. E, ainda, quais delas geraram mais conversões.

Para ser estratégico nos dados, você deve analisar essas informações para saber como abordar um prospect.

Ou seja, identificando a página do seu site que ele passou mais tempo, o seu time pode vender o produto que reteve um tempo de atenção do usuário. Assim, ele pode se tornar um lead com mais facilidade.

Nesse sentido, os seus vendedores estarão inseridos no contexto de abordagem necessário ao cliente potencial e são mais rápidos na conversão.

Outra vantagem do HubSpot CRM é automatizar um agendamento de reuniões com os seus prospects. A plataforma também conta com chat ao vivo e disponibiliza modelos de e-mails para você utilizar.

Melhor ainda, a grande maioria dos recursos que falamos acima fazem parte da versão gratuita do software.

3 – Crescimento do seu banco de dados

O HubSpot CRM foi criado, não só para acompanhar, mas também para te ajudar a ser mais produtivo nas vendas. E há algumas ferramentas na plataforma para isso.

O ideal é deixar o CRM trabalhar com os dados enquanto você vende. A plataforma usa de Machine Learning, por isso aprende em poucos minutos, o que uma pessoa levaria meses para organizar.

E como aplicação dessa tecnologia à plataforma, o seu banco de dados com os seus clientes e leads é enriquecido por outros dados automaticamente.

Segundo informações do site da HubSpot, há dados de mais de 20 milhões de empresas no sistema CRM deles.

Assim, o seu banco de dados cresce, mas de forma organizada. E você pode atingir mais pessoas.

Ou seja, o seu pipeline de vendas aumenta, ao mesmo tempo em que conta com classificação das tarefas. E o HubSpot CRM ainda cria alertas sobre os prazos importantes da jornada de vendas.

Sendo assim, com as chamadas, e-mails e reuniões sendo rastreadas automaticamente, você poupa tempo e nunca precisa adivinhar o status de um relacionamento com o cliente.

E sabemos que cliente com relacionamento positivo é sinônimo de recorrência financeira, não é mesmo? Fique de olho nessas ferramentas.

4 – Oferece indicadores para campanhas de marketing

Se você associa o CRM apenas as vendas, não sabe o quanto ele vai te ajudar nas campanhas de marketing.

Para isso, o HubsPot CRM disponibiliza modelos padrões de e-mail marketing para que você envie as suas correspondências vinculadas a plataforma. Também serve como base de design para o seu layout.

Com as informações dos seus clientes potenciais mais a organização do software, você tem as métricas para desenvolver campanhas específicas para cada tipo de público do funil de vendas.

Ou seja, assim o conteúdo preparado pelo time de marketing tem muito mais chances de atrair e converter novos clientes.

Mais uma forma de usar o HubSpot CRM é o implementar as landing pages ao seu site.

Você pode aplicar o layout de landing pages com aparência profissional a partir do criador de landing pages da plataforma.

Assim, você atraí mais visitantes ao seu site com ferramentas gratuitas de gerenciamento de anúncios, que podem converter visitantes em leads qualificados.

Para estimular a captação de novos clientes pelo marketing, o Hubspot CRM também tem ferramentas gratuitas para geração de leads.

Assim, você “leva” a sua empresa à novos possíveis consumidores.

Mas sempre levando em consideração a possível identificação desse prospect com a solução da sua empresa.

5 – Integração com a Nvoip

Você viu que os dados telefônicos dos seus clientes podem ser analisados no CRM, essa é uma das grandes vantagens de integrá-lo ao VoIP.

Assim, você conta com o seu software de relacionamento captando as informações importantes do seu atendimento. Vamos ver um exemplo do benefício desse sistema integrado no dia a dia de empresas.

Sabe quando o cliente liga para a sua empresa e é encaminhado para dois atendentes diferentes? E agora ele precisa falar todos os dados pessoais novamente, além do que ele pretende solucionar na ligação. Com o VoIP e CRM juntos isso pode ser evitado.

Ou seja, em um sistema com boa integração, toda a equipe tem acesso ao perfil do consumidor que efetuou a chamada. Desta forma, ambas as partes economizam tempo.

Então, você oferece uma experiência de atendimento melhor aos seus consumidores. E ainda “sobra” mais tempo para eles desenvolverem outras atividades da sua empresa.

Com esse objetivo, agora a Nvoip conta com uma integração ao HubSpot CRM. Por meio da nossa API entre os sistemas, você pode ligar direto do HubSpot CRM de uma maneira simples e prática.

Assim, você não precisa se preocupar em perder nenhuma informação importante das suas chamadas. A Nvoip cuida do seu registro de chamadas e o HubSpot CRM da análise dos dados e informações importantes em tempo real.

Considerações

Agora você já sabe como o HubSpot CRM pode ajudar a sua empresa. Melhor ainda, que conta com uma versão gratuita para isso.

A integração da sua telefonia com o CRM também é gratuita. Então, basta ser um cliente Nvoip e se cadastrar no HubSpot com a versão que você achar mais adequada às suas necessidades.

Espero que você tenha curtido o texto de hoje. Continue acompanhando o blog da Nvoip e as nossas redes sociais.

Então, até a próxima.

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